Jdbc?

Olá pessoal !!

Na minha aula sobre banco de dados da facul, qo nos conversavamos sobre qual a melhor maneira de se conectar um banco de dados, eu citei o JDBC, dai então meu professor disse que qualquer driver jdbc para banco de dados é muito lento, uma carroça, pois ele não é compilado e sim interpretado, disse q qualquer driver odbc é muito mais rapido e melhor !!!
Como eu nunca desenvolvi nada de grande porte em java, apenas em Delphi, gostaria de saber a opnião de vcs sobre isso !!!

ate + galera !!!

A maioria dos bancos possui drivers para Java em bytecodes(interpretados) e nativos.
Com certeza os drivers em bytecode são um pouco mais lentos mais são independentes de plataforma, já os nativos são mais rápidos mais dependem do sistema.

A ponte JDBC/ODBC (tipo 1) é, creio eu, mais lenta que odriver JDBC específico para o banco de dados em uso.

Dá uma olhada abaixo:

http://www.networkcomputing.com/netdesign/odbc4.html

Pelo que vi, uma das coisas mais chatas é que na maioria das vezes você tem que instalar ou o MySQL, o PostgreSQL, o Firebird, O HSQL, etc… geralmente dificultando a tarefa do usuário final.

No Delphi usando o Access, é só gravar os dados em um arquivo .MDB e o cliente não precisa se preocupar de fazer toda aquela configuração… como fazer a ponte ODBC.

Qual o jeito mais fácil de usar banco de dados com Java para o usuário final?

Arquitetura Client/Server? hehehehe

Acho que, mesmo em VB ou Delphi, você precise registrar um ODBC no windows para usar o .MDB, ou pelo menos acessar pelo nome do arquivo, correto?

heheh Não estou referindo à arquitetura servidor/cliente. Falei de MySQL, PostreSQL, etc… porque não conheço muitos bancos de dados que atue como o Access, onde você não precise configurar a ODBC.
Tipo, quando você instala um aplicativo feito em Delphi, que usa banco de dados, você nem precisa de configurar o banco de dados…

Eu mencionei client/server para dizer que a base ficaria no server.

Bom, a gente sabe que Java é muito legal na arquitetura web, client/server e tal, mas eu não gosto muito quando ele roda só no cliente, como um programa para o público geral. Aconselho outra linguagens. Mesmo assim eu tbm dsenvolvo uns aplicativos para distribição no cliente, mas evito usar banco e essas coisas

Faço o mais simples o possível para só pedir, no máximo, a JVM (jre) instalada.

Com certeza, o java detona na arquitetura client/server. É uma das coisas que mais me atraem na linguagem, já que trabalho na área de desenvolvimento web! :smiley:

Mas sabe que achei isso um problema… Podia ter pelo menos alguma facilidade para o cliente usar aplicações desktop feitos em Java.

Não é àtoa que o Windows ganha do Linux no mercado desktop, por ser descomplicado. Já no mercado corporativo… aí é outra história. :lol:

Eu não sou o tipo de purista que fala: Windows SUX e Linux ROX!

Windows é legal pra desktop, usuário final e etc.

Linux é pra servidor.

Assino embaixo.