Na minha aula sobre banco de dados da facul, qo nos conversavamos sobre qual a melhor maneira de se conectar um banco de dados, eu citei o JDBC, dai então meu professor disse que qualquer driver jdbc para banco de dados é muito lento, uma carroça, pois ele não é compilado e sim interpretado, disse q qualquer driver odbc é muito mais rapido e melhor !!!
Como eu nunca desenvolvi nada de grande porte em java, apenas em Delphi, gostaria de saber a opnião de vcs sobre isso !!!
A maioria dos bancos possui drivers para Java em bytecodes(interpretados) e nativos.
Com certeza os drivers em bytecode são um pouco mais lentos mais são independentes de plataforma, já os nativos são mais rápidos mais dependem do sistema.
Pelo que vi, uma das coisas mais chatas é que na maioria das vezes você tem que instalar ou o MySQL, o PostgreSQL, o Firebird, O HSQL, etc… geralmente dificultando a tarefa do usuário final.
No Delphi usando o Access, é só gravar os dados em um arquivo .MDB e o cliente não precisa se preocupar de fazer toda aquela configuração… como fazer a ponte ODBC.
Qual o jeito mais fácil de usar banco de dados com Java para o usuário final?
heheh Não estou referindo à arquitetura servidor/cliente. Falei de MySQL, PostreSQL, etc… porque não conheço muitos bancos de dados que atue como o Access, onde você não precise configurar a ODBC.
Tipo, quando você instala um aplicativo feito em Delphi, que usa banco de dados, você nem precisa de configurar o banco de dados…
Eu mencionei client/server para dizer que a base ficaria no server.
Bom, a gente sabe que Java é muito legal na arquitetura web, client/server e tal, mas eu não gosto muito quando ele roda só no cliente, como um programa para o público geral. Aconselho outra linguagens. Mesmo assim eu tbm dsenvolvo uns aplicativos para distribição no cliente, mas evito usar banco e essas coisas
Faço o mais simples o possível para só pedir, no máximo, a JVM (jre) instalada.
Com certeza, o java detona na arquitetura client/server. É uma das coisas que mais me atraem na linguagem, já que trabalho na área de desenvolvimento web!
Mas sabe que achei isso um problema… Podia ter pelo menos alguma facilidade para o cliente usar aplicações desktop feitos em Java.
Não é àtoa que o Windows ganha do Linux no mercado desktop, por ser descomplicado. Já no mercado corporativo… aí é outra história. :lol: