Jdialog como loading

Olá pessoal,

tenho um formulário swing e um jdialog… gostaria que quando um usuário mandasse executar uma determinada ação demorada, o sistema abrisse o jdialog modal e quando o sistema terminar a a ação ele fechar o jdialog (é pra travar o sistema mesmo e não fazer nada até o sistema terminar), mais ou menos aqueles “Loading…” em ajax… simples né?
fiz assim…


 jDialog1.setVisible(true);
 jDialog1.setLocationRelativeTo(this);

//ação que pode demorar muito.....
 verifica = biometria.Verifica(teste, teste.length);

 jDialog1.setVisible(false);

o problema é que desse jeito não consigo mostrar o conteudo do jdialog… tipo fica só a “sombra” da janela mais não mostra o conteúdo…
alguem tem alguma solução?

obrigado desde já…

So trocar o cursor pra vc não serviria?

Obrigado por responder thiagocg,

pensei em fazer isso, mais não ficaria muito bom… é que o jdialog também exibe uma mensagem com uma imagem…

alguem tem alguma outra solução?

alguem tem alguma dica? ou outra idéia

estou anexando uma tela pra melhorar a explicação do problema…

até

Tem um exemplo que peguei na internet, e a solução em bem legal ele cria uma animação e insere no glassPane do seu JFrame, em uma Thread separada, aqui vai o código:

package br.com.mandrakez.lib.gui;

import java.awt.Color;
import java.awt.Font;
import java.awt.Graphics;
import java.awt.Graphics2D;
import java.awt.RenderingHints;
import java.awt.event.MouseEvent;
import java.awt.event.MouseListener;
import java.awt.font.FontRenderContext;
import java.awt.font.TextLayout;
import java.awt.geom.AffineTransform;
import java.awt.geom.Area;
import java.awt.geom.Ellipse2D;
import java.awt.geom.Point2D;
import java.awt.geom.Rectangle2D;

import javax.swing.JComponent;

public class InfiniteProgressPanel extends JComponent implements MouseListener {

    private static final long serialVersionUID = 1L;

    protected Area[]          ticker           = null;
    protected Thread          animation        = null;
    protected boolean         started          = false;
    protected int             alphaLevel       = 0;
    protected int             rampDelay        = 300;
    protected float           shield           = 0.70f;
    protected String          text             = "";
    protected int             barsCount        = 14;
    protected float           fps              = 15.0f;

    protected RenderingHints  hints            = null;

    public InfiniteProgressPanel() {
        this("");
    }

    public InfiniteProgressPanel(String text) {
        this(text, 14);
    }

    public InfiniteProgressPanel(String text, int barsCount) {
        this(text, barsCount, 0.70f);
    }

    public InfiniteProgressPanel(String text, int barsCount, float shield) {
        this(text, barsCount, shield, 15.0f);
    }

    public InfiniteProgressPanel(String text, int barsCount, float shield,
            float fps) {
        this(text, barsCount, shield, fps, 300);
    }

    public InfiniteProgressPanel(String text, int barsCount, float shield,
            float fps, int rampDelay) {
        this.text = text;
        this.rampDelay = rampDelay >= 0 ? rampDelay : 0;
        this.shield = shield >= 0.0f ? shield : 0.0f;
        this.fps = fps > 0.0f ? fps : 15.0f;
        this.barsCount = barsCount > 0 ? barsCount : 14;

        this.hints = new RenderingHints(RenderingHints.KEY_RENDERING,
                RenderingHints.VALUE_RENDER_QUALITY);
        this.hints.put(RenderingHints.KEY_ANTIALIASING,
                RenderingHints.VALUE_ANTIALIAS_ON);
        this.hints.put(RenderingHints.KEY_FRACTIONALMETRICS,
                RenderingHints.VALUE_FRACTIONALMETRICS_ON);
    }

    public void setText(String text) {
        repaint();
        this.text = text;
    }

    public String getText() {
        return text;
    }

    public void start() {
        addMouseListener(this);
        setVisible(true);
        ticker = buildTicker();
        animation = new Thread(new Animator(true));
        animation.start();
    }

    public void stop() {
        if (animation != null) {
            animation.interrupt();
            animation = null;
            animation = new Thread(new Animator(false));
            animation.start();
        }
    }

    public void interrupt() {
        if (animation != null) {
            animation.interrupt();
            animation = null;

            removeMouseListener(this);
            setVisible(false);
        }
    }

    public void paintComponent(Graphics g) {
        if (started) {
            int width = getWidth();
            int height = getHeight();

            double maxY = 0.0;

            Graphics2D g2 = (Graphics2D) g;
            g2.setRenderingHints(hints);

            g2.setColor(new Color(255, 255, 255, (int) (alphaLevel * shield)));
            g2.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());

            for (int i = 0; i < ticker.length; i++) {
                int channel = 224 - 128 / (i + 1);
                g2.setColor(new Color(channel, channel, channel, alphaLevel));
                g2.fill(ticker[i]);

                Rectangle2D bounds = ticker[i].getBounds2D();
                if (bounds.getMaxY() > maxY)
                    maxY = bounds.getMaxY();
            }

            if (text != null && text.length() > 0) {
                FontRenderContext context = g2.getFontRenderContext();
                TextLayout layout = new TextLayout(text, new Font("SansSerif", Font.BOLD, 26), context);
                Rectangle2D bounds = layout.getBounds();
                g2.setColor(getForeground());
                layout.draw(g2, (float) (width - bounds.getWidth()) / 2,
                        (float) (maxY + layout.getLeading() + 2 * layout
                                .getAscent()));
            }
        }
    }

    private Area[] buildTicker() {
        Area[] ticker = new Area[barsCount];
        Point2D.Double center = new Point2D.Double(400, 300);
        double fixedAngle = 2.0 * Math.PI / ((double) barsCount);

        for (double i = 0.0; i < (double) barsCount; i++) {
            Area primitive = buildPrimitive();

            AffineTransform toCenter = AffineTransform.getTranslateInstance(
                    center.getX(), center.getY());
            AffineTransform toBorder = AffineTransform.getTranslateInstance(
                    45.0, -6.0);
            AffineTransform toCircle = AffineTransform.getRotateInstance(-i
                    * fixedAngle, center.getX(), center.getY());

            AffineTransform toWheel = new AffineTransform();
            toWheel.concatenate(toCenter);
            toWheel.concatenate(toBorder);

            primitive.transform(toWheel);
            primitive.transform(toCircle);

            ticker[(int) i] = primitive;
        }

        return ticker;
    }

    private Area buildPrimitive() {
        Rectangle2D.Double body = new Rectangle2D.Double(6, 0, 30, 12);
        Ellipse2D.Double head = new Ellipse2D.Double(0, 0, 12, 12);
        Ellipse2D.Double tail = new Ellipse2D.Double(30, 0, 12, 12);

        Area tick = new Area(body);
        tick.add(new Area(head));
        tick.add(new Area(tail));

        return tick;
    }

    protected class Animator implements Runnable {
        private boolean rampUp = true;

        protected Animator(boolean rampUp) {
            this.rampUp = rampUp;
        }

        public void run() {
            Point2D.Double center = new Point2D.Double(400, 300);
            double fixedIncrement = 2.0 * Math.PI / ((double) barsCount);
            AffineTransform toCircle = AffineTransform.getRotateInstance(
                    fixedIncrement, center.getX(), center.getY());

            long start = System.currentTimeMillis();
            if (rampDelay == 0)
                alphaLevel = rampUp ? 255 : 0;

            started = true;
            boolean inRamp = rampUp;

            while (!Thread.interrupted()) {
                if (!inRamp) {
                    for (int i = 0; i < ticker.length; i++)
                        ticker[i].transform(toCircle);
                }

                repaint();

                if (rampUp) {
                    if (alphaLevel < 255) {
                        alphaLevel = (int) (255 * (System.currentTimeMillis() - start) / rampDelay);
                        if (alphaLevel >= 255) {
                            alphaLevel = 255;
                            inRamp = false;
                        }
                    }
                } else if (alphaLevel > 0) {
                    alphaLevel = (int) (255 - (255 * (System
                            .currentTimeMillis() - start) / rampDelay));
                    if (alphaLevel <= 0) {
                        alphaLevel = 0;
                        break;
                    }
                }

                try {
                    Thread.sleep(inRamp ? 10 : (int) (1000 / fps));
                } catch (InterruptedException ie) {
                    break;
                }
                Thread.yield();
            }

            if (!rampUp) {
                started = false;
                repaint();

                setVisible(false);
                removeMouseListener(InfiniteProgressPanel.this);
            }
        }
    }

    public void mouseClicked(MouseEvent e) {
    }

    public void mousePressed(MouseEvent e) {
    }

    public void mouseReleased(MouseEvent e) {
    }

    public void mouseEntered(MouseEvent e) {
    }

    public void mouseExited(MouseEvent e) {
    }
}

Então para usar vc precisa apenas no seu JFrame adicionar o seguinte:


// Declarar nas variaveis de classe
       private InfiniteProgressPanel progress;

// Setar na inicialização do JFrame
        progress = new InfiniteProgressPanel("Aguarde");
        setGlassPane(progress);

// E Para usar
        progress.start();

        ........ // Seus Métodos demorados

        progress.stop();

Se isso não for o esperado, vc pd modificar a sua necessidade…

Espero ter ajudado.

Abraços
Douglas R. Roeder

Obrigado por responder mandrakez ,

Bom o efeito que a classe faz é muito legal… porém ainda não consegui fazer funcionar… infelizmente acontece quase o mesmo o que acontece com o jdialog.
já tentei colocar em thread separada chamar o pack(); e outras coisas mais todas sem sucesso…

bom nenhum tudo está perdido, a solução que vc mandou vai me ajudar em outra coisa! muito bom mesmo o efeito…

alguém tem alguma outra idéia… ?