Jdo? ã?

pessoal, quero saber mais a respeito de JDO, onde se aplica, seus pros, seus contras… estou estudando novas maneiras de implementar a persistencia dos vários projetos da empresa, Hibernate, DAOs, Entities, SQLj (q não curti muito…), bancos OO, e me veio a sigla JDO… :cool: alguém ja usou? como q é o lance?

JDO é uma especificação da JCP para a questão de persistência.

Diferentemente do Hibernate, a JDO além de mapear objetos java para banco de dados relacionais, também mapeia para BDOO, arquivos XML, etc.

O JDO tem uma linguagem de consulta bem parecida com a linguagem Java. Tem vários fornecedores, gratuitos e pagos.

O Hibernate, ao contrário, possui só um fornecedor. Mas está parecendo ser um padrão de fato. Muita gente usa-o. Parece que chegou até a influenciar a especificação do EJB 3.0. Não sei ao certo.

Dica 1: Já leu esse tutorial da IBM?
Dica 2: Leia a primeira edição da MundoJava.
Dica 3: Ponha Prevayler na sua listinha de coisinhas lindas para se estudar.

Obs: Desculpem-me pelo patrocínio. Pricipalmente pois sou um leitor muito mais fiel à Java Magazine.

valeu vinci… atualmente eu to fazendo td em DAOs, ja me interessei pelo Prevayler… só falta um tempo pra estudá-lo… eu sou daqueles q não me acerto com modelo ER, pra mim é td OO, a minha vida é OO, eu acordo de manhã e chamo o método this.levantar() hehehe… :grin:

Olá,

Tenho mais de 20 anos de experiência em OE, com uns 10 anos em ExR, estou patinando ainda em java e OO.

Uma das decisões que está pegando é essa de camada de persistência.