JEE + EJB + JBoss Seam

Oi pessoal,

Quero fazer minha aplicação JEE com meus EJB’s e quero construir minhas aplicações clientes em Jsf. Também quero integrar com o JBoss Seam.
Até onde li sobre os exemplos do seam, o mesmo seria o componente Ejb da minha aplicação. Com o Seam, o meu backing bean do Jsf é dispensável, pois o mesmo injeta e recebe os objetos na view para mim.
Se meu componente seam é um Ejb e está rodando no meu servidor de aplicação, então minha aplicação cliente em Jsf só vai ter a view (sem nenhuma classe java)? Eles vão conseguir se comunicar?

Uma outra situação que pensei seria que na minha aplicação cliente teria que ter uma camada com os componentes seam que acessam Ejb’s, seria por aí?

:arrow: Arquitetura 1
Entity Beans + componentes seam EJb no server | páginas jsf na aplicação cliente

:arrow: Arquitetura 2
Entity Beans + EJb no server | componentes seam acessando os Ejbs + páginas jsf na aplicação cliente

Alguma está correta ou seria de outra maneira.

Obrigado a todos.

Fala aê Formiga… :slight_smile:

É difícil falar que uma arquitetura é correta ou errada e acabamos caindo naquela resposta de consultor: “Depende”. Mas podemos falar em uma arquitetura ser mais apropriada para determinados casos.

As duas abordagens são utilizadas em aplicações Seam.

A primeira opção pode ser utilizada em projetos pequenos e aumenta a agilidade do desenvolvimento.

A segunda opção, isolando as regras de negócios em componentes, pode ser mais interessante para projetos grandes. Por exemplo, imagine um banco onde cada equipe cuida de produtos como Conta Corrente, Poupança, etc.

Abraço.

Oi Taz,

obrigado pela resposta.

Com relação a primeira arquitetura, os componentes seam ejb que estiverem na aplicação no servidor vão conseguir se comunicar diretamente com as páginas Jsf da aplicação cliente? Fiquei em dúvida com relação a isso, então pensei no segundo modelo.

Obrigado,

Da uma olhada nesse link.

E quanto a essa idêia de separar as aplicações, o que os colegas pensam e implementam? É por aí mesmo? Claro que havendo necessidade de mais de uma aplicação cliente.