Estou começando a conhecer essa classe JFrame. Daí que fiz a janela e estou querendo criar botões dentro do código dessa janela. Se alguém puder me ajudar ou mandar links de onde eu possa entender isso melhor.
Arquivo>Novo Projeto>Java>Aplicativo da area de trabalho Java
Isso vai gerar um exemplo prontinho pra você começar a brincar com o NetBeans
Da uma olhada aqui no site tem um tutorial
Boa Sorte
Setsuki
Olha também estou aprendendo…
Mas essa eu sei >.<"
Assim cara
um Exemplo de janela mais simples possivel
importjavax.swing.*;publicclassJanelaextendsJFrame{privateJButtonbotao;publicJanela(){Containercaixa=getContentPane();//Aqui você informa que o painel ira ficar no container que é do Jframe (\õ/)JPanelpainel=newJPanel();//Cria o painel.botao=newJButton(“EsseéSeuBotão”);painel.add(botao);//Colocou o botao no painelcaixa.add(painel);// Jogou o Painel na tela \õ/}
publicstaticvoidmain(String[]args){Janelajanela=newJanela();janela.setVisible(true);janela.setBounds(200,200,400,400)//Seta posição da janela e tamanho.janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);// Aqui estou setando que é pro programa ser fechado ao clicar no “X” ^^janela.setResizable(false);//Impedindo que redimensione a janela!}}
Espero que ajude>.<
Setsuki
Ai!
Faltou eu importar a awt >.<
import java.awt.*;
e Ali no setBounds eu faltou o Ponto e virgula… “;”
.<"
sgaothaich
javaxpython:
Boa noite pessoal…
Ah, me falaram que no NetBeans exisite um tão de JButton é é só eu ir puxando os botões. Não vi isso lá…
tenho que usar algo como essa linha de código acima?
Me falaram também que eu posso importar uma imagem do meu PC e instalar um plugin no NetBeans que vai ativar os botões da minha imagem.
Alguém sabe que plugin é esse?
[]’.s
Marcelo_de_Andrade
Estou engatinhando no estudos com interface gráfica mas darei minha opnião: Não utilize o NetBeans para construir a GUI sem saber fazer na unha, linha por linha do código.
Setsuki
É Verdade cara… aprenda o código à código primeiro, para você realmente entender como funciona…
Que tipo de Evento você quer?
Existem vários,… tipo:
ActionListener ( Quando o botão é clicado)
KeyPressed ( Quando alguma tecla do computador é usada)
FocusListener( No focus, tem o gainedFocus e o lostFocus - no caso quando vocÊ esta no botão e quando sai dele)
Todos tem uma sintaxe parecida
Vai o do actionListener!
JButtonbtOk;btOk=newJButton("OK");btOk.addActionListener(newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEvente){//Acao do seu botao aquiStringmsg="Olá Ação!";JOptionPane.showMessageDialog(null,msg);}});
^^
Espero ter ajudado e que eu não tenha digitado errado >.<