JLabel atrás do Jframe

Pessoal… tenho um aplicação onde na tela principal eu queria colocar uma imagem de fundo!

ja vi que no forum tem varios tópicos relacionados, mas em nenhum consegui solucionar meu problema.

na tela principal tento colocar um Jlabel com a imagem… até ai tudo bem! aparece certinho! Porém quando eu chamo alguma tela ela aparece escondida atrás do JLabel que eu inseri. Não tem como eu alinhar esse JLabel pra ficar sempre atrás dos frames? Ou será que alguma outra maneira melhor…

vlww aee

posta seu código ae

Esse código é pra inserir a imagem do JLabel e adicionar ele ao Jframe principal

JLabel fundo = new JLabel(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("fundo.png")));
getContentPane().add(fundo, java.awt.BorderLayout.NORTH);

depois pra chamar um frame é mais ou menos assim:

JFrame frame = new JFrame();
frame.setVisible(true);

Não sei por que o povo gosta de usar um JLabel com ImageIcon dentro =/

Procure a classe JImagePanel que o ViniGodoy postou aqui no fórum. Ela serve exatamente pra isso.

Só pra voce entender.
Voce devia ter um componente que extende JPanel e sobreescrever o método paintComponent e desenhar a imagem lá.

http://www.guj.com.br/posts/list/56248.java

Procure pelo post do ViniGodoy.

Esse JPanel já faz o que eu disse.

tudo bem… concordo que deve ser meio errado mesmo colocar imagem no JLabel. Eu ja tinha olhado a classe do Vinny… mas meu problema não é colocar a imagem!
Meu problema é que o JPanel com a imagem fica sempre por cima dos Jframes que instancio. Entendido agora? só queria uma maneira de fazer o panel ficar sempre atrás dos frames…

Se voce usar aquele JImagePanel como seu JPanel voce consegue.

Cara eu ja tinha tentando com a classe do viny e agora tentei novamente… realmente não da certo… o panel fica sempre por cima dos outros frames…
deve estar faltando alguma coisa a mais…

Voce nao adiciona ele ao Container… ele é o Container pra adicionar os Components.

JImagePanel panel = //inicializa
panel.add(<botoes, labels, etc>);

Aeeeee… conseguii…

Meu problema era que por trás de tudo eu tinha um JDesktopPane … e não um JPanel…

Adaptei a classe do vinygodoy pra extender de um JDesktopPane ai inves de um JPanel …

e deu certo!

vlw ai pessoal pela ajuda!!