jLayeredPane

Olá primeiro post aqui. Sempre programei em Delphi e de uns tempos pra cá decidi aprender Java, li um livro e os tutoriais no próprio site da Oracle. Então decidi tentar o Netbeans, eita “bicho” complicado em relação ao Delphi, digo isso, pois a paleta de propriedades do Delphi tem tudo, é uma mão na roda. De qualquer forma, deixa eu parar a conversa e ir ao que interessa. Estou brincando aqui de desenvolver um aplicativo, ele terá múltiplas “janelas”, a príncipio pensei em fazê-lo usando jFrames, onde um chamaria o outro.

Depois pensei que ficaria mais elegante se chama-se as janelas internamente dentro do programa aí me veio a idéia de usar jInternalFrame, como o Internal Frame fica om a barra de título achei meio estranho e descobri os jLayeredPane, que na primeira vista me pareceu o mais indicado, pois teria o comportamento que desejo, abrindo cada janela internamente, sem barra de título e de forma mais “elegante”.

Como são muitas janelas fui pesquisar na Internet sobre o assunto, qual dos três seria o melhor? Me deparei com este tópico (http://www.guj.com.br/java/210615-jlayeredpane-jinternalframe-e-jdesktoppane-resolvido) que elucidou muitas das minhas dúvidas, o melhor é usar jFrames, onde um chama o outro, só que isso faz com que uma janela sobreponha a outra e não apareça dentro do formulário principal (como desejo), uma vez que no tópico diz que o uso de jInternalFrames não é aconselhável e que o uso de jLayeredPane é muito raro me pergunto como posso obter um efeito como o de certos programas por aí que abrem telas internamente???

Cito como exemplo o programa IRPF 2011 da Receita Federal que é desenvolvido em java (http://leandronunes.org/wp-content/uploads/2011/03/irpf2011.png), o efeito que gostaria é exatamente o mesmo com aqueles paíneis laterais (consigo isso com o swingx) e com as telas abrindo ao lado internamente.

Desculpem o post longo.

E aí ningué, tem idéia de como obter um efeito similar? Como será que foi feito o program do IRPF para as janelas abrirem internamente? :cry: