JMonkey Engine

Bom Dia pessoal,

Alguem tem algum tutorial do jmonkey 3 ou algo que auxilie mais que a documentação deles (ainda estou lendo ela), vou usalo para fazer um joguinho de damas e implemntar alguns algoritimos de IA , se alguem tiver uma ideia melhor posta ae, ficarei muito grato.

p/s Nunca usei nenhum framework ou fiz na mao nenhum jogo, to iniciando para o tcc =)

desde já vlw

Se vc nunca fez nenhum jogo, não é um pouco hardcore demais começar na JMonkey? Talvez seja mais fácil começar por uma engine 2D, como a Java2D.
Até porque será mais fácil encontrar ou produzir imagens para seu jogo, do que fazer modelos 3D. Concentre-se agora na IA e na lógica do jogo, e em entender coisas básicas como o game loop.

Ainda assim, se você quiser começar de cara com 3D, uma alternativa mais fácil pode ser a Unity3D. Ela é bem melhor documentada.

Mas fique atento pois uma engine 3D geralmente exige bastante conhecimento em matemática vetorial e transformações lineares, mesmo para fazer um simples jogo de damas.

Bom, eu fiz meu TCC no jMonkey em 2008…

na época eu mal sabia programar em Java direito, e tive que me virar em tudo…
ao todo gastei 6 meses estudando e desenvolvendo algo bem simples, o aprendizado valeu a pena.
li toda a documentação do JMonkey e o livro Killer Game Programming in Java,
e para fazer a IA li: (um livro de capa verde sobre heuristica de 900 paginas que nao lembro o nome agora)

antigamente o jMonkey tinha muitos bugs de renderização, não sei como está hoje…
então tive que usar add-ons das libs feitas por outros usuarios, lex, fengGUI, jmephysics…

os modelos 3D, eu peguei tudo da net, como eu nao sei fazer modelagem mesmo e não tinha tempo pra perder com isso, foi a solução…
e acho q pra um jogo de damas vc nao tem mto que se preocupar com isso…

a ideia era mesmo mostrar a heuristica funcionando em um exemplo prático, onde os habitantes tinham que achar o melhor caminho e menos ‘perigoso’ para suprir suas necessidades…

o resultado foi esse:






@alucardeck

Hey… esse seu TCC é um projeto que pode ser disponibilizado? Fiquei curioso para ver funcionando.

[quote]Marky.Vasconcelos
Post 21/04/2011 14:06:37 Assunto: JMonkey Engine
@alucardeck

Hey… esse seu TCC é um projeto que pode ser disponibilizado? Fiquei curioso para ver funcionando.
[/quote]

Também gostaria de ver funcionando!!!

Somos 3. E que função heurística você usou? Seria o A*?

Então… até posso enviar o projeto… mas não posso deixar publico aqui, pois dá outra vez que tornei publico vi algumas pessoas ‘roubando’ para apresentar como o próprio TCC.

posso disponibilizar um outro aplicativo que fiz testando o algoritmo heuristico (sim, o A*), que fiz antes de fazer o jogo mesmo… e usei de apresentação na pré-banca do TCC mostrando a idéia inicial do projeto…
foi um googlemaps primitivo heheh

estou anexando o JAR com o SRC dentro…
pra usar eh simples… vc vai em Localizar Rotas… e digita o ID dos 2 pontos… o caminho verde é o caminho mais rápido… o amarelo é onde foram abertos ‘nós’ pelo algoritmo…

ignorem os erros dentro do SRC, eu ainda estava aprendendo a programar na época ^^

agora sobre o TCC, me manda MP, q eu tento enviar o arquivo por e-mail…
o problema é que na época eu nao tinha conseguido criar um JAR, nao lembro pq…
e acabei apresentando no TCC com o Eclipse aberto, e rodando o projeto usando ‘Related Projects’ com a fonte do JMonkey, e outras libs…
fora que a quantidade de erros de programação nele foi absurda, e está bem pesadinho…

@vinyGodoy vou dar uma olhada no java2D e Unity3D, procuro o mais facil para que não falte tempo, uma vez que estou ainda estudando os algoritimos e pretendo colocar no minimo 3 para funcionar =).

@alucardeck já vou pegar seu exemplo para estudar vlws

@alucardeck

otimo trabalho cara, mas já que o publico “anseia” tanto seu trabalho pq não faz um video da screen dele ?

[quote=alucardeck]Então… até posso enviar o projeto… mas não posso deixar publico aqui, pois dá outra vez que tornei publico vi algumas pessoas ‘roubando’ para apresentar como o próprio TCC.

posso disponibilizar um outro aplicativo que fiz testando o algoritmo heuristico (sim, o A*), que fiz antes de fazer o jogo mesmo… e usei de apresentação na pré-banca do TCC mostrando a idéia inicial do projeto…
foi um googlemaps primitivo heheh

estou anexando o JAR com o SRC dentro…
pra usar eh simples… vc vai em Localizar Rotas… e digita o ID dos 2 pontos… o caminho verde é o caminho mais rápido… o amarelo é onde foram abertos ‘nós’ pelo algoritmo…

ignorem os erros dentro do SRC, eu ainda estava aprendendo a programar na época ^^

agora sobre o TCC, me manda MP, q eu tento enviar o arquivo por e-mail…
o problema é que na época eu nao tinha conseguido criar um JAR, nao lembro pq…
e acabei apresentando no TCC com o Eclipse aberto, e rodando o projeto usando ‘Related Projects’ com a fonte do JMonkey, e outras libs…
fora que a quantidade de erros de programação nele foi absurda, e está bem pesadinho…[/quote]

Boa tarde por acaso vcs nao teriam um material para eu poder aprender sobre a jMonkeyEngine
preciso para tirar umas ideias para meu tcc, eu queria fazer um jogo por blender usando logic bricks mas meu professor sugeriu eu usar o jMonkeyEngine
mas nao sei como funciona pois nunca mexi com ele, vocês acham que eu conseguiria usar o jMonkeyEngine para fazer um joguinho básico, alguma coisa bem tranquila ate fim de ano para apresentar no tcc?
se tiver algum joguinho para disponibilizar para eu ver como funciona agradeço.
meu email para contato se por acaso poder enviar por ele os matérias e alguma coisa relacionada ao jMonkeyEngine
fernando_ferreira_braz@hotmail.com