Joel Spolski, mais conhecido pelo seu blog “Joel On Software”, escreveu sobre um de seus projetos sobre como usar o “Big Design Up Front” pode ser muito mais vantajoso do que confiar em refactoring e Test Driven Development:
Nao eh de hoje que o forum do Joel eh abarrotado de argumentos pro e contra BDUF ou XP. Eu ja perdi muitas noites lendo threads imensas la, e, sinceramente? Muita coisa ali eh verdade, e mais coisa ainda eh argumentacao sem fundamento nenhum, e as duas valem tanto pros lados do BDUF quanto do XP.
Nao vou tirar o direito do Joel de ter a opiniao dele sobre o assunto, e reconheco que ele eh um cara experiente e que, no geral, usa um processo bem agil pra desenvolver software na empresa dele, mas me reservo o direito de ter a minha opiniao, que continua favoravel ao XP quando as condicoes nao estao favoraveis (e, se a minha experiencia desenvolvendo software ate hoje vale alguma coisa, as condicoes NUNCA estao favoraveis…)
Eu tenho a mesma visão que o cv, mas atualmente estou numa fase de conciliar.
Passei o último ano tentando convencer uma equipe experiente de que Big Design Up Front não leva a lugar nenhum. Problema após problema, nada na cabeça das pessoas mudou.
A minha proposta hoje é uma documentação mais leve, mas existente para comportar os proccessos internos da empresa (que, nesse caso, tem metodologia waterfall proprietária).
Eu vejo nessa especificação algo bem próximo do que penso seria um meio-termo aceitável. Nada de loooongos prefácios e itnroduções copiadas e coladas, nada de zilhões de óbvios diagramas, rascunhos de elas e a percepção que esse documento é temporal.
Seria bom se eu tivesse lido isso dois meses atrás. Agora é tarde demais.
Ao invéz de um Big Design, tenho tentado implantar um Medium ou mesmo Short Desing Up Front. Tem sido útil. Mas dizer que Refactoring não tem valotr ???
Márcio
Pois é, to passando por uma coisa parecida aqui na univesidade. Estamos iniciando um projeto e eu estou convencendo o pessoal a trabalhar com XP, mas pra não causar uma “revolução” grande demais, eu tô levando as coisas mais lentamente.
Estamos fazendo uma análise do problema junto com o “cliente” que tem conhecimento do negócio e vamos começar com “um pedaço” da análize já montada.
Assim é menos traumático pra quem acabou de engolir análise e projeto com RUP :lol: