Mais um ótimo texto do Joel Spolsky, agora falando dos programadores aventureiros que acham que desenvolver software é apenas sentar e programar o melhor código que eles já fizeram na vida -> The Development Abstraction Layer
Gostei desta parte, por mais irreal que ela soe:
adoro os textos deste cara
quando eu crescer quero aprender a escrever assim
Apesar de gostar bastante do jeito que ele escreve, neste texto ele só falou “funcionários deveriam fazer apenas o que foram contratados para fazer”. Programadores programam, gerentes gerenciam, vendedores vendem, marqueteiros vendem a alma.
Lipe, eu entendi que é algo como “as pessoas deveriam apenas fazer o que sabem fazer”, para garantir o sucesso da coisa.
e qual a opinião de vcs sobre o assunto?
Eu entendi o que gostam e não somente o que sabem
Isso tudo é exatamente o que sempre pensei, programadores devem somente se concentrar em programar, algumas empresas botam lá uma cadeira de R$40 real um micro tosco pra cada um e amontoam os funcionários. E ainda querem que tudo saia certo! Um programador não pode ter distrações como “a minha bunda está doendo por causa dessa cadeira de m#!$a” !. Essa da camada de abstração em torno das coisas é um conceito corretissímo.
Eu sabia de um artigo do developerWorks que falava sobre monitores maiores e o beneficio que eles trazem em produtividade…
Era algo como 10 coisas pra aumentar a produtividade ou algo assim…
Isso eh uma coisa que eh muito mais facil de se ver em paises industrializados que no Brasil… =/
Por isso que eu não gosto muito dos textos dele, ele diz em três páginas o que caberia em duas frases…
Por isso que eu não gosto muito dos textos dele, ele diz em três páginas o que caberia em duas frases…[/quote]
Se ele dissesse em duas frases, não teria nem um dédimo do peso que teve pra você o texto todo e provavelmente nenhum de nós estaria aqui discutindo isso. Quando você quer discutir ou emitir uma opinião sobre alguma coisa, o mínimo que se espera é que existam exemplos e “histórias” sobre o que se está falando, se você não consegue relacionar o assunto tratado no texto a nada na sua vida, você vai passar batido.
O cérebro funciona através da criação de relacionamentos, quanto menos relacionamentos uma nova informação tiver, menor é a chance dela ficar lá. É só dar uma olhada nos livros da série Head First.
Por isso que eu não gosto muito dos textos dele, ele diz em três páginas o que caberia em duas frases…[/quote]
Se ele dissesse em duas frases, não teria nem um dédimo do peso que teve pra você o texto todo e provavelmente nenhum de nós estaria aqui discutindo isso. Quando você quer discutir ou emitir uma opinião sobre alguma coisa, o mínimo que se espera é que existam exemplos e “histórias” sobre o que se está falando, se você não consegue relacionar o assunto tratado no texto a nada na sua vida, você vai passar batido.
O cérebro funciona através da criação de relacionamentos, quanto menos relacionamentos uma nova informação tiver, menor é a chance dela ficar lá. É só dar uma olhada nos livros da série Head First.[/quote]
Pois é, concordo com o maurício, um assunto é bem fixado, entendido, quando é bem explorado, o que adianta alguém chegar pra vc e dizer somente o conceito e pronto. A contextualização com o ambiente, por exemplo aprendizado por comparação, por exemplificação, e por histórias são as que mais o cérebro capta.
Alias, ele (o Joel) ateh falou disso, exemplificando que leu um livro interessante mas massante pq nao tinha historias e tal, o livro se nao me engano era sobre lideranca…
eh importante ter historias, apesar de ser agradavel com historias, ler o blog inteiro dele se torna uma tarefa que toma mais de um dia… hehehe
Sei que parece meio prepotente, mas pra mim alguns textos dele têm muita alfafa.
Na minha opinião, passar um conceito através de exemplos não é uma maneira de ensinar, mas sim a única.