Gostaria de algumas opinões sobre o assunto, no meu TCC pretendo usar java, por ter uma maior conhecimento e devido ao poder que ela oferece,
mais eu gostaria que alguem me indica-se um outro programa para a construção de jogos 3d ou 2d que tenha a pssibilidade de eu usar o java
Um do meu conhecimento é o Blender, mais parece que ela só usa o Python. mais quero usar apenas o Java, por considerar melhor
Alguem pode me dar um dica sobre o assunto ou uma opinião, que possa ajudar.
Embora mesmo não sendo com Java, eu recomende FORTEMENTE que você veja esse aqui:
Motivos:
a) A Unity é mais usada no mercado de desenvolvimento de games no Brasil;
b) É mais fácil de usar que o JMonkey;
c) É bem mais portável;
d) Tem suporte a mais formatos de modelo, inclusive o Blender;
e) Tem uma comunidade de usuários muito maior, portanto, vai ser mais fácil de obter suporte para suas dúvidas.
PS: Já que está fazendo TCC, vê se começa a corrigir aí seu português. “mais” é sinônimo de “adicionalmente”, não confunda com “mas”. “indica-se” é diferente de “indicasse”.
[quote=ZeTripe]Vou dar uma olha os dois
mais esse que não usa o JAVA, ele usa Qual?[/quote]
Na Unity, você pode escolher entre programar usando JavaScript, C# ou Boo.
Ouviu falar besteira.
O primeiro passo em qualquer trabalho acadêmico é fazer a revisão da literatura.
Ou seja, procure por artigos e referências das tecnologias atualmente usadas no mercado. Aí, com base no que você pesquisou (e não no que “ouviu falar”) você fundamenta porque está adotando determinada tecnologia.
No mercado brasileiro, a Unity tem sido muito adotada. Foi a tecnologia usada no Legend Alive, foi usado no Monster Cube e é usada no Quasir Al-Wasat. Seria fácil citar outros projetos que a usam também.
No mundo, a linguagem predominante é o C++, com os grandes estúdios tendo em boa parte suas engines, ou modificando engines existentes.
A UDK é a engine mais usada no mundo e é escrita em C++ (quem usa a UDK programa em Unreal Script). Outra engine forte é a CryEngine, também escrita nessa linguagem.
Obrigado pela atenção meu caro, nosso grupo precisa pesquisar muito mais sobre essa área para compreendermos melhor, no momento temos pouquíssimo conhecimento, qualquer dúvida do nosso grupo volto por aqui, você possui algum e-mail para contato? para solicitarmos ajuda em alguns casos.
Se quiser entrar em contato, basta postar aqui no fórum (é só voltar nesse tópico e escrever, que vou receber um e-mail).
Ou então, entra no formulário de contato lá do ponto v mesmo.
Oi Zé, meu trabalho de monografia foi sobre a API Java 3D. Ela não possui tantos recursos como as que foram citadas pelo ViniGodoy,
mas se interessar segue o link do meu trabalho:
Como eu queria ter tempo para aprender o Unity…rs Acho fascinante o desenvolvimento de jogos.
[quote=ViniGodoy]
A UDK é a engine mais usada no mundo e é escrita em C++ (quem usa a UDK programa em Unreal Engine). Outra engine forte é a CryEngine, também escrita nessa linguagem.[/quote]
Só complementando, salvo melhor juízo a UDK e a CryEngine também são gratuitas para uso não comercial.
Sim, na PUCPR, na Especialização em desenvolvimento de jogos digitais. Dou as aulas de matemática e física para jogos, Computação Gráfica 1 (OpenGL) e Programação de placas gráficas (vemos como escrever shaders em HLSL usando XNA). As aulas são quinzenais e aos sábados.
[quote=ViniGodoy]
Sim, na PUCPR, na Especialização em desenvolvimento de jogos digitais. Dou as aulas de matemática e física para jogos, Computação Gráfica 1 (OpenGL) e Programação de placas gráficas (vemos como escrever shaders em HLSL usando XNA). As aulas são quinzenais e aos sábados. :)[/quote]
A infra-estrutura da PUC não está atrás desses cursos aí. Inclusive, pelo Academic Alliance, nossos alunos podem baixar de graça as versões full de vários softwares da MS (Visual Studio, Windows) e da AutoDesk (Maya, 3D Max, AutoCad)…
Quando vier para Curitiba, avise, aí podemos marcar um café.
Todo ano a PUCPR promove também a maior Global Game Jam do Brasil (segunda maior do mundo): http://www.ggjcwb.com/
Além de termos as terças grupos para jogos de tabuleiro modernos:
A infra-estrutura da PUC não está atrás desses cursos aí. Inclusive, pelo Academic Alliance, nossos alunos podem baixar de graça as versões full de vários softwares da MS (Visual Studio, Windows) e da AutoDesk (Maya, 3D Max, AutoCad)…
Quando vier para Curitiba, avise, aí podemos marcar um café.
Todo ano a PUCPR promove também a maior Global Game Jam do Brasil (segunda maior do mundo): http://www.ggjcwb.com/
Além de termos as terças grupos para jogos de tabuleiro modernos:
Ótimo! Quando eu for para Curitiba com certeza marcaremos um encontro. Mando-lhe uma mensagem privada para isso?
Embora eu não seja um desenvolvedor de jogos, sou um entusiasta sobre o assunto e costumo ler materiais sobre o tema. Acredito que desenvolver jogos seja um ótimo exercício para desenvolver a capacidade de programação. O desenvolvedor acaba se tornando um profissional multidisciplinar: tem que dominar programação, lógica, ser criativo, entender de matemática, física, arte, etc. Realmente “tiro o chapéu” para os programadores fluentes em desenvolvimento de games.
Mas para os programadores, a grande dificuldade é a parte artística do processo. Por isso, é quase impossível desenvolver sozinho um jogo de qualidade profissional. A formação de equipe é inevitável.
A atual facilidade de distribuição de aplicativos permitiu o crescimento do cenário indie de desenvolvimento de games. Não raro encontramos jogos fantásticos desenvolvidos de forma independente, verdadeiras obras de arte. E para mim, jogo é justamente isso: uma expressão de arte.
Nesse sentido, uma galera que gosto de acompanhar é o pessoal do Miniboss (http://studiominiboss.com/?lang=pt), um studio brasileiro independente que tem feito trabalhos de qualidade.
Como você é um profundo conhecedor do assunto, deve ter assistido o filme Indie Game: The Movie (http://www.indiegamethemovie.com/). O filme retrata o desenvolvimento independente de games. Apesar da visão um pouco romântica do processo, o filme serve para retratar o esforço brutal que é fazer um jogo com qualidade profissional e após distribuí-lo com êxito. Mesmo assim, qual interessado pelo assunto não sonha em criar um jogo de sucesso e ganhar muito dinheiro com isso? rs
De qualquer forma, voltando ao tema central do tópico, nosso amigo que postou a dúvida deve estar ciente que desenvolver jogos não é uma tarefa fácil, pois demanda conhecimento, esforço e tempo. Mas sem sombra de dúvida é um universo apaixonante.