Jogo em Java rodando no Navegador

Boa tarde, galera!

Estou com uma dúvida que pode ser básica para alguns. Caso seja um tópico repetido ou fora do lugar, por favor administradores, podem mover/fechar.
Tenho que desenvolver um jogo da memória em Java, algo bem simples. Pensei em fazer a implementação usando swing. Porém, fiquei sabendo que tenho que disponibilizar esse jogo na web. Ou seja, o pessoal tem que ser capaz de joga-lo pelo browser.

Dai fiquei com dúvida. Tem como uma página HTML carregar e exibir uma aplicação Java?

Pensei em utilizar Applets. Fui pesquisar sobre o assunto. Pelo que entendi, caso eu queira fazer um jogo utilizando Applet, em vez de usar apenas swing, eu deveria usar também o pacote awt. E mais, utilizar alguns métodos tipo paint(), objetosGraphics, para ir desenhando minha aplicação na tela (no navegador nesse caso).

Até ai OK. Seria apenas me adaptar a fazer o jogo no Applet. Pesquisando, vi que existe o que é chamado de JApplet. Qual a diferença de Applet para JApplet?

Outro ponto é que preciso guardar o resultado das partidas do jogo em algum arquivo ou banco de dados. Pelo que pesquisei, as Applets não conseguem acessar banco de dados, é verdade isso? Pensei que elas conseguissem mandar dados para o servidor de onde elas vieram, utilizando JDBC!

Também ouvir falar de Java Web Start, mas parece que eu teria mais trabalho para realizar as conexões entre cliente/servidor.

[color=darkred]Resumindo:[/color]
1 - Que conjunto de tecnologias eu devo usar para fazer o jogo da memória e possibilitar que o pessoal acesse-o através do navegador? (pode ser direto no navegador ou fazendo um pop-up da janela do game, tanto faz)

2 - Como que a aplicação vai enviar o resultado da partida para o meu servidor web?

Muito obrigado pela atenção.

ja vi um jar comum, rodando on line. tambem tenho interesse neste assunto…

no jogo programando games em java…

ou melhor programação de games em java

j.s harbour.

o joguinho é todo em java e applet, ele explica como fazer… saca só o joguinho…

estou na resposta rapida, link comum:

http://www.raghyjose.net/asteroids/Asteroids.html

coments… :slight_smile: