Jogo Lights Out

Estou com exercício na faculdade para criar um jogo Light out, aonde as luzes que estão acessas se apagam, e estou com um pouco de dificuldade para montar o método para que faça essa troca com o click do mouse, quando clicado que ele altere a cor do botão.

Seu problema é qual exatamente?

Fazer o clique do botão (ActionListener/ActionPerformed)?

Mudar a cor do botão?

Criar uma variável na classe para armazenar o estado atual (ligado/desligado)?

Abraço.

o problema é tudo, estou com duvida, não faço a menina como começar kkkk
a principio, quero começar com uma matriz 5x5, que ira começar com alguns botões com cores e outro não, se ele clica no botão certo, a luz se apaga e algumas ao redor também

Supondo que irá fazer em Java Swing, comece estudando como fazer um JFrame e alguns componentes. Também veja como trabalhar com layout managers. O GridLayout, em especial, deve te ajudar a exibir os botões no formato 5x5.

Para os seus botões, você pode armazenar o estado numa matriz (de inteiros, de boolean, etc), sendo essa a opção mais simples. Toda vez que o botão for clicado, você muda essa matriz e a cor do botão de acordo, com o método setBackground(). Pode também estender a classe JButton e armazenar o estado no próprio botão.

Abraço.

O layout já montei, e também ja criei uma matriz random que troca os valores booleanos, falta fazer os método de mudar a cor quando clicado.
Agradeço pela ajuda.