Jogo Tetris usando Java2D

6 respostas
diogorcarvalho

Salve galera!

To fazendo uns joguinho, passa tempo…
Fiz um Tetris e to postando aqui o fonte e o .jar

To começando um novo projeto de jogo para o meu portifolio, vamos ver no que vai dar.

Abraço a todo!

6 Respostas

TerraSkilll

Salve, diogorcarvalho

O joguinho tá bem legal (ainda mais que eu sou fã de Tetris :smiley: ). Um visual simples e bem feito.

Não sei se é o que você espera, mas imaginei algumas melhorias:

• opção de iniciar: ao abrir o jar, o jogo já está rodando. Poderia ter uma tela antes com o Iniciar;
  • melhorar o tempo de resposta ao se pressionar as teclas;
  • opção de pausar o jogo;
  • já que o jogo não ocupa a tela inteira, tirar a opção de redimensionar a janela;
  • ao pressionar seta para baixo, não descer a peça de uma vez só, mas aumentar a velocidade da descida;

Abraço.

diogorcarvalho

Peço desculpas pelo meu “amadorismo”, é que to aprendedo ainda.
Obrigado pelas dicas TerraSkill, vou fazer esta modificação que vc sugerio e postar aqui.
Valeu e um abraço.

J

TerraSkilll:
Salve, diogorcarvalho

• melhorar o tempo de resposta ao se pressionar as teclas;

++

Na minha opnião esse é a unica critica.
Do restante, da para evoluir muito, mas isso não significa que esta ruim, pelo contrario, tirando esse problema do tempo de resposta o jogo ta ótimo… é questão de colocar novos recursos mesmo!

Agora em questão do código, não criticando, apenas para ficar melhor:
Da para ser bem mais OO… vi que foi feito o objeto grade, mas também da para criar o objeto peça… colocar alguns comportamentos dentro dele…
Outra coisa que ficaria legal seria separar as regras do jogo da parte visual (grafica), por exemplo, a classe Game não ter nenhum acoplamento com o Java2D e sim com alguma interface. Desta forma, você poderia reimplementar somente a parte grafica facilmente de outras formas, por exemplo, 3D naqueles ports de OpenGL que tem para Java… isso ficaria bem legal! Quem sabe até mesmo em Web com o GWT, pois se isolar bastante a parte de “java puro”, facilmente consegue compilar para Javascript com o GWT…

diogorcarvalho

Ola jmmenezes, no começo eu havia criado a classe Peça como vc disse, depois achei q estava demorando e resilvi simplificar.
O que vc disse sobe separar as camadas, era exatamente o que eu queria fazer, mas sabe como é, rsrs, fiquei meio aflito e parti para um caminha alternativo, só para finalizar.
Achei ótimo esta dua observação pois bateu exatamente como o que eu queria fazer. Eu pretendia fazer algo parecido com padrão MVP, de modo que funcionasse em alquer plataforma. Show de bola cara!

Vou fazer estas mudanças e postar aqui. Obrigado pelas observações.

J

diogorcarvalho:
Ola jmmenezes, no começo eu havia criado a classe Peça como vc disse, depois achei q estava demorando e resilvi simplificar.
O que vc disse sobe separar as camadas, era exatamente o que eu queria fazer, mas sabe como é, rsrs, fiquei meio aflito e parti para um caminha alternativo, só para finalizar.
Achei ótimo esta dua observação pois bateu exatamente como o que eu queria fazer. Eu pretendia fazer algo parecido com padrão MVP, de modo que funcionasse em alquer plataforma. Show de bola cara!

Vou fazer estas mudanças e postar aqui. Obrigado pelas observações.

Legal cara… vai ficar muito bom!
Além do mais pelo que vi, se separar bem, ficará pequena e simples a camada visual e será simples implementar em diversas frentes!

Faz um 3D que vai ficar show…

bobfroes

Muito bom cara, parabéns!

Criado 16 de outubro de 2012
Ultima resposta 17 de out. de 2012
Respostas 6
Participantes 4