Jogo Tetris usando Java2D

Salve galera!

To fazendo uns joguinho, passa tempo…
Fiz um Tetris e to postando aqui o fonte e o .jar

To começando um novo projeto de jogo para o meu portifolio, vamos ver no que vai dar.

Abraço a todo!

Salve, diogorcarvalho

O joguinho tá bem legal (ainda mais que eu sou fã de Tetris :smiley: ). Um visual simples e bem feito.

Não sei se é o que você espera, mas imaginei algumas melhorias:

  • opção de iniciar: ao abrir o jar, o jogo já está rodando. Poderia ter uma tela antes com o Iniciar;
  • melhorar o tempo de resposta ao se pressionar as teclas;
  • opção de pausar o jogo;
  • já que o jogo não ocupa a tela inteira, tirar a opção de redimensionar a janela;
  • ao pressionar seta para baixo, não descer a peça de uma vez só, mas aumentar a velocidade da descida;

Abraço.

Peço desculpas pelo meu “amadorismo”, é que to aprendedo ainda.
Obrigado pelas dicas TerraSkill, vou fazer esta modificação que vc sugerio e postar aqui.
Valeu e um abraço.

[quote=TerraSkilll]Salve, diogorcarvalho

  • melhorar o tempo de resposta ao se pressionar as teclas;

[/quote]

++

Na minha opnião esse é a unica critica.
Do restante, da para evoluir muito, mas isso não significa que esta ruim, pelo contrario, tirando esse problema do tempo de resposta o jogo ta ótimo… é questão de colocar novos recursos mesmo!

Agora em questão do código, não criticando, apenas para ficar melhor:
Da para ser bem mais OO… vi que foi feito o objeto grade, mas também da para criar o objeto peça… colocar alguns comportamentos dentro dele…
Outra coisa que ficaria legal seria separar as regras do jogo da parte visual (grafica), por exemplo, a classe Game não ter nenhum acoplamento com o Java2D e sim com alguma interface. Desta forma, você poderia reimplementar somente a parte grafica facilmente de outras formas, por exemplo, 3D naqueles ports de OpenGL que tem para Java… isso ficaria bem legal! Quem sabe até mesmo em Web com o GWT, pois se isolar bastante a parte de “java puro”, facilmente consegue compilar para Javascript com o GWT…

Ola jmmenezes, no começo eu havia criado a classe Peça como vc disse, depois achei q estava demorando e resilvi simplificar.
O que vc disse sobe separar as camadas, era exatamente o que eu queria fazer, mas sabe como é, rsrs, fiquei meio aflito e parti para um caminha alternativo, só para finalizar.
Achei ótimo esta dua observação pois bateu exatamente como o que eu queria fazer. Eu pretendia fazer algo parecido com padrão MVP, de modo que funcionasse em alquer plataforma. Show de bola cara!

Vou fazer estas mudanças e postar aqui. Obrigado pelas observações.

[quote=diogorcarvalho]Ola jmmenezes, no começo eu havia criado a classe Peça como vc disse, depois achei q estava demorando e resilvi simplificar.
O que vc disse sobe separar as camadas, era exatamente o que eu queria fazer, mas sabe como é, rsrs, fiquei meio aflito e parti para um caminha alternativo, só para finalizar.
Achei ótimo esta dua observação pois bateu exatamente como o que eu queria fazer. Eu pretendia fazer algo parecido com padrão MVP, de modo que funcionasse em alquer plataforma. Show de bola cara!

Vou fazer estas mudanças e postar aqui. Obrigado pelas observações.[/quote]

Legal cara… vai ficar muito bom!
Além do mais pelo que vi, se separar bem, ficará pequena e simples a camada visual e será simples implementar em diversas frentes!

Faz um 3D que vai ficar show…

Muito bom cara, parabéns!