JOGOS x PIRATARIA o que fazer?

mas tem muito jogo assim ainda não?
Eu mesmo sou fã da série battlefield e comprei dois originais pq era um saco ter que ficar achando serial na net para jogar on-line, o lado bom é que os jogos de PC são “menos caros” R$ 100 em média…

agora eu vi uns de playstation ai por 400 pila… ai fica dificil

mas tem muito jogo assim ainda não?
Eu mesmo sou fã da série battlefield e comprei dois originais pq era um saco ter que ficar achando serial na net para jogar on-line, o lado bom é que os jogos de PC são “menos caros” R$ 100 em média…

agora eu vi uns de playstation ai por 400 pila… ai fica dificil[/quote]

E o pior é que desses 400 uns 300 são impostos, fácil fácil …

Não acho que 100 reais pra um jogo seja caro, se ele for bom. Mas deveria existir opções mais baratas, talvez pra jogos um pouco mais antigos.

No mercado de PCs, o preço é aproximadamente assim:
R$120,00 - Edições de luxo, lançamento
R$100,00 - Lançamentos
R$60,00 - Jogos mais antigos, mas ainda recentes (1 ano/2 anos)
R$30,00 até R$90,00 - Edições completas de jogos mais antigos (jogo + expansões)
R$15,00 - Jogos muito antigos, que são publicados em revistas como a Full Games
R$0,00 - Abandon games.

É muito comum também que jogos comecem a sair com suas expansões num único box, cujo preço é igual ao do lançamento.

Isso falando de box, no mercado nacional, comprando legalmente.
Na Steam você acha coisa ainda mais barata.

Eu me recuso a comprar console justamente por causa dos preços. São absurdos.

No PC nem lembro a última vez que joguei jogo pirata, tem muito tempo que parei com isso. Hoje sou cliente assíduo do Steam, que acho muito barato, e é muito melhor que ficar entulhando minha casa de CDs/DVDs.

No Brasil, acho muito dificil a pirataria dos jogos de consoles diminuir pq o preço é muito alto. Mas de PC não tem a desculpa do preço, não tem pq comprar pirata. Isso cultural, a velha mania de querer levar vantagem em tudo.

Se eu fosse desenvolver jogos, focaria o mercado externo, óbvio. E se fosse pra PC, focaria as vendas nos portais online como o Steam.

[]'s

Rodrigo C. A.

A cara mas quem é fan mesmo compra a caixinha pra guardar neh =)

[quote]25 conto por mes é d boa … o problema é quem começa o jogo … tem q pagar pelo jogo, pela expansão e dpois a mensalidade… é meio caro o wow…
mas esse pessoal ganha bem d+ ta doido… eu joguei wow por um tempo mas a net q eu tenho lagava as vezes… gvt 10mb …
dai eu parei…
eu comprei o need for speed world … achei legalzinho ele … mas eu tenho o need for speed shift no ps3 e tem muita diferença … principalmente nos gráficos… [/quote]
puts 10mb e lagava, porque num pagou pelo wow ping baratin 20 dolares semestral

Acho engraçado o pessoal reclamar dos preços.
É, eu sei, são abusivos mesmo, mas existem alternativas.

Já comprei no playasia.com e no cduniverse.com. O preço fica muito mais em conta, sem contar quando você não é taxado.
Mesmo se taxado (aconteceu comigo quando eu compreo Okami para o PS2), o preço ainda fica uns 100,00 menor que se for comprar no submarino ou em qualquer outra loja no Brasil.
Comprei FF XIII para o PS3 por 150,00 (e olha que ainda nem tenho o console hehehe).

Voltando à história de reclamação de preços, eu falo que eu acho engraçado pq muita gente por ai não se importa em gastar um valor exorbitante em um celular da moda p/ falar para os amigos que tem ou mesmo para amaciar o ego, e o pior, quando sair o próximo celular da moda, a pessoa acaba comprando tbm. Ai, na hora de gastar 100,00 com algo que vai te dar horas e mais horas de diversão, a pessoa reclama, fala que é um absurdo, bla bla bla.

Eu tenho um ps1 fazem 15 anos! E ainda funciona! Tudo original. ps2 idem. gamecube idem (esse comprei usado). psp idem. Meu megadrive tem quase 20 anos! Não me arrependo, pois sei que vou ter algo por muito mais tempo, que vai durar muito mais que um celular e que um quando eu quiser, eu vou poder jogar sem me preocupar tanto se vai quebrar ou não.

Como já falei, sei que os impostos em cima dos jogos e dos consoles são absurdos, mas tbm acho que estamos muito acostumados com a pirataria, por isso o preço dos videogames nos encomodam tanto. A Sony lançou o ps3 no Brasil por 2000,00, mas parece que ninguém lembra do preço do xbox 360 quando saiu oficialmente no Brasil. Eu acho 2000,00 muito dinheiro, então quando for comprar, vou comprar o do mercado cinza mesmo.

Vamos torcer para que o projeto Jogo Justo dê certo.

[]´s

[quote=davidbuzatto]Acho engraçado o pessoal reclamar dos preços.

[]´s[/quote]

Vc não viu nada. Espera eles começarem a reclamar que consoles são plataformas fechadas e que restringem a liberdade dos desenvolvedores.

Bom acredito que os jogos deveriam ser de graça e você compra items no jogo e benefícios assim não tem o perigo de comprar por 100 reais um jogo que vai achar chato e para de jogar amanha…

eu mesmo tenho um psp desbloqueado… baixo um jogo de 100 conto tosco… e deleto depois de 2h e se eu tivesse pagado 100 reais? Ia chorar neh.

mesma coisa o se o iphone custa 1000 reais só de aplicação que ele tem instalada ele triplica de preço fácil quem for comprar de voce o telefone não vai nen ligar para as app que você comprou… por acaso você acha fácil app de 50 reais no appstore.

daí caímos na mesma historia dos DVDs se cada filme original fosse vendido a 15 reais acho que teriam mais lucro pois os milhões de pessoas que compra filmes piratas de ma qualidade ia pagar no original,videogames penso a mesma coisa…

ultimamente o pessoal tem abaixado os preços dos DVDs com isso eu consigo comprar alguns originais… pois estão começando a chegar em um preço descente.

se toda app para iphone/celular fosse esses preços 5,10,15 reais todo mundo compraria original ai ganhariam na quantidade, que nem o submarino faz com livros vende livro de 100 reais a 10 e conseguem ter lucro por causa da quantidade.

[quote=davidbuzatto]Acho engraçado o pessoal reclamar dos preços.
É, eu sei, são abusivos mesmo, mas existem alternativas.

Voltando à história de reclamação de preços, eu falo que eu acho engraçado pq muita gente por ai não se importa em gastar um valor exorbitante em um celular da moda p/ falar para os amigos que tem ou mesmo para amaciar o ego, e o pior, quando sair o próximo celular da moda, a pessoa acaba comprando tbm. Ai, na hora de gastar 100,00 com algo que vai te dar horas e mais horas de diversão, a pessoa reclama, fala que é um absurdo, bla bla bla.

[/quote]
Mas tem que reclamar dos preços. Não dá pra não reclamar. Mesmo utilizando alternativas (legais), tem que reclamar dos preços.

Não só dos jogos e consoles, mas tb dos celulares que vc citou e outros produtos que tem uma diferença de preço incrivel entre aqui e lá fora.

Do mesmo jeito que me recuso a comprar um console aqui, tb me recuso a comprar um iPhone, por exemplo, por causa da diferença de preço.

[quote=Diabo Loiro]Bom acredito que os jogos deveriam ser de graça e você compra items no jogo e benefícios assim não tem o perigo de comprar por 100 reais um jogo que vai achar chato e para de jogar amanha…

eu mesmo tenho um psp desbloqueado… baixo um jogo de 100 conto tosco… e deleto depois de 2h e se eu tivesse pagado 100 reais? Ia chorar neh.

mesma coisa o se o iphone custa 1000 reais só de aplicação que ele tem instalada ele triplica de preço fácil quem for comprar de voce o telefone não vai nen ligar para as app que você comprou… por acaso você acha fácil app de 50 reais no appstore.

daí caímos na mesma historia dos DVDs se cada filme original fosse vendido a 15 reais acho que teriam mais lucro pois os milhões de pessoas que compra filmes piratas de ma qualidade ia pagar no original,videogames penso a mesma coisa…

ultimamente o pessoal tem abaixado os preços dos DVDs com isso eu consigo comprar alguns originais… pois estão começando a chegar em um preço descente.

se toda app para iphone/celular fosse esses preços 5,10,15 reais todo mundo compraria original ai ganhariam na quantidade, que nem o submarino faz com livros vende livro de 100 reais a 10 e conseguem ter lucro por causa da quantidade.

[/quote]

cara mas que nem você falou voce baixa o jogo sem custo e deleta e pronto, não da valor a coisa, se você compra um jogo caro e começa a achar ruim talvez o inicio é ruim ams depois seja bom, ja fiz muito isso de comprar um jogo no steam pq achei doido as ss dele e era um lixo, dai eu falava pra mim mesmo, ja compro agora infeliz c vai jogar pelo menos um pouquinho, e depois gostava muito do jogo

[quote=Rodrigo Carvalho Auler]Mas tem que reclamar dos preços. Não dá pra não reclamar. Mesmo utilizando alternativas (legais), tem que reclamar dos preços.

Não só dos jogos e consoles, mas tb dos celulares que vc citou e outros produtos que tem uma diferença de preço incrivel entre aqui e lá fora.

Do mesmo jeito que me recuso a comprar um console aqui, tb me recuso a comprar um iPhone, por exemplo, por causa da diferença de preço.
[/quote]

Acho que não consegui me fazer entender. Não estou falando que não se deve reclamar, estou falando que muita gente acha um absurdo comprar um console ou um jogo (que são caríssimos), enquanto comprar um celular (que tbm é muito caro, mas tem gente que troca de celular a cada 6 meses) a pessoa acha normal.

[]´s

[quote=ViniGodoy]
No mercado de PCs, o preço é aproximadamente assim:
…[/quote]
Ué, então não está tão caro e ainda tem alternativa.

Claro, sempre vai poder ser mais barato, mas está com um valor até científico. Alguém já viu os créditos de um jogo quantos nomes aparecem?

verdade tem muitos nomes, tem custo mais se o pessoal vender ao preço acessivel,
milhoes de pessoas que obtem o jogo pirata ia pagar pelos jogos originais…
acredito que teria muito mais lucro… é bem mais legal ter o cd com boa qualidade etc… ajudar quem desenvolveu…
mais vender a preços abusivos… e como o pessoal ja falou
para uma criança falar “pai” me da um jogo e for 15 reais… o cara tras um por semana pro filho… agora se for 100 ele prefere pagar a conta de luz ou de agua com esse dinheiro.

Sim. O PC é uma ótima alternativa. Os preços estão realmente interessantes. Tem políticas para jogos antigos e descontinuados, tem opções de download.

Agora, o que o diabo loiro (e tantos outros aqui) faz, que é piratear o jogo, está entre as piores alternativas. Por diversos motivos:

1. Você não mostra a indústria seu potencial de consumidor;
  2. Você não estimula a indústria produtora do jogo que você mesmo gosta;
  3. Você não atua como força de pressão no mercado (sim, pq indústria nenhuma gosta de ver seus clientes indo para a concorrência);

Bem, esse é um fórum de software, não preciso dizer o quão danoso é piratear software.

Agora, o diaboloiro falou de uma alternativa, que é comprar itens in-game. Isso é bastante plausível em MMOs e jogos de rede. Mas ainda existem os jogos de prateleira. Há uma crítica severa ao modelo de comprar itens exclusivos, pois eles tendem a deixar o jogo muito comercial com o tempo. Sem falar que não é um modelo tão lucrativo quanto parece (é só lembrar que o modelo mais bem-sucedido ainda é o do WOW, que é vender o serviço do jogo por uma taxa fixa).

Em resumo, é um modelo válido, mas não creio que vá se tornar o único, ou que sequer possa ser aplicado a qualquer tipo de jogo.

Primeira coisa é aceitar o fato de que pirataria é algo q sempre existiu até hj não foi resolvido e a curto prazo (uns 10 anos) não conseguirão resolver.
Sistemas anti-pirataria so atrasam a coisa, mas não impedem (vide Gamecube e PS3, q demoraram a ser hackeados, mas conseguiram), então vc vai ser uma pessoa mais feliz se aceitar q, se desenvolver algum jogo, principalmente os de PCs, que este jogo será pirateados por muitos, em menor ou maior escala.
As vezes estes sistemas acabam desestimulando a comprar original, vide o novo Prince of Persia e Splinter Cell Conviction de PC, que para funcionarem, precisam de ter uma conexão permanente com a internet. Eu tenho Mass Effect 1 de PC, mas p/ mim é um desgosto, pq ele tem um sistema q de tempos em tempos vc tem q autenticar o jogo pela internet para continuar jogando. Resultado: Tenho Mass Effect original, mas acabo jogando uma versão pirata por causa disso.
E a pirataria independe do preço do jogo, sempre vai ter aquele q vai querer piratear independente do valor do jogo. Seu jogo pode custar 10 reais, a pessoa vai querer piratear pq sai mais barato baixar da internet e gravar numa midia de 1,99.

Então acho q o melhor não é tentar inibir a pirataria, mas tentar fazer q seu jogo seja o mais acessivel a todos, eu sempre acho bacana uma vez ou outra um conteúdo extra gratuito e exclusivo para aqueles q tem original ou um sistema online com algum extras p/ quem tem original. Existem servidores piratas de WoW, mas eles nunca vão se comparar aos serviço do servidor original, e este só tem para aqueles q possuem o jogo original.
Tem gente q pega pirata não pq o original é caro, mas sim pq simplesmente não consegue achar o jogo nas lojas. Então distribuição digital como a Steam resolve parte desse problema.
Outra coisa é se for lançar seu jogo em distribuição digital e em mídia física, é bom q a em distribuição digital tenha um valor menor q justifique a sua aquisição. Não adianta lançar um jogo em mídia fisica custanto 100 reais, e disponibiliza-lo por download por 100 reais tb. Vc vai desestimular o download, e pior, se não tiver um bom distribuidor, as pessoas que querem em mídia física podem tb se sentir tentadas a pegar pirata.

Nada q eu falei aqui é verdade absoluta, mas acho uma boa levar isso em consideração.

[quote=ViniGodoy]R$15,00 - Jogos muito antigos, que são publicados em revistas como a Full Games
R$0,00 - Abandon games.[/quote]
Eu que sou nostálgico venho jogando jogos situados nessas categorias… :oops:

Steam vale a pena… pois o preço é astronomicamente menor que os jogos de prateleira aqui no brasil…

comprei battlefild bad company por cerca de 17 dolares…
fia steam…
aqui no brasil vc dificilmente acha este jogo original por menos de 70 conto…

Eu concordo com você, DocVooDoo, no sentido que de o sistema de DRM não pode incomodar mais quem compra o jogo original, do que o pirata. O esquema da Steam, de autenticação online e periódica é interessante. Em alguns jogos, você pode ficar até 15 dias afastado da rede após a última verificação.

Digitar um serial na instalação me incomoda um pouco, mas ainda é administrável. O problema é ter que ficar guardando os códigos seriais de todos os jogos, e não poder perde-los sob pena de não conseguir mais instalar. Claro que você sempre pode fazer o registro no fabricante (o que eu faço sempre), e então eles te reenviam seu serial original em sua conta em caso de perda.

Agora, tem jogo que realmente abusa da boa vontade. Uma coisa que detesto é ter que inserir o DVD ou CD toda vez que for jogar. Além de ser uma verificação bastante inútil, isso me dá uma dor de cabeça tão grande que fico sempre tentado a baixar uma cópia pirata só para não ter esse estresse. Primeiro, pq sou obrigado a desocupar o que quer que esteja no meu drive. Depois, pq se for um jogo que não jogo muito, tenho que ficar procurando o CD e admito que organização não é um dos meus grandes fortes (pelo menos não nesse quesito).

Acho que um bom DRM é mesmo cobrar um preço justo, como você falou, e oferecer algum tipo de benefício para quem compra a mídia original. Um desses benefícios é, de cara, a mídia prateada, que é bem melhor do que a dos CDs graváveis por aí.

[quote=tnaires][quote=ViniGodoy]R$15,00 - Jogos muito antigos, que são publicados em revistas como a Full Games
R$0,00 - Abandon games.[/quote]
Eu que sou nostálgico venho jogando jogos situados nessas categorias… :oops:[/quote]

Eu comprei muitos jogos famosos assim, em gêneros que não tenho pressa para jogar. Aliás, aprendi a controlar um pouco minha pressa pelo lançamento e tenho me beneficiado bastante dessa política de preços.

Por exemplo, não sou muuuito fã de shooters. Gosto, jogo, mas não é meu gênero favorito. Esperei para comprar o Crysis, já com as expansões, por R$80,00. Comprei o Half-Life 2, com as expansões, por R$30,00. Jogos que eu não joguei no lançamento. Outro gênero assim são os de ação. Comprei o Assassin’s Creed por R$30,00. Tudo no mercado nacional, na loja.

Sem ter que comprar do exterior, fazer download, ou ser obrigado a usar cartão de crédito, nada disso. Realmente há algo de muito errado no preço dos jogos para consoles no Brasil. Uma coisa é fato, o projeto jogo justo quer reduzir impostos, mas não é só isso que está estragando a indústria dos consoles e levando aos preços exorbitantes. O mercado de PC comprova isso.