Segue em anexo um “joguinho” que eu fiz.
Entre aspas porque não é realmente um joguinho, é um programinha simples onde pode-se mover um quadrado azul pela tela usando os botõezinhos fornecidos.
Entretanto, esse programinha tem muitos conceitos por trás de si, ele usa uma arquitetura model-view-controller e utiliza JFrame com múltiplos layouts, JPanel, JButton, Thread, MouseListener, classes internas, Java2D (BufferedImage, Graphics2D, anti-flickering, buffering, anti-tearing, anti-delay…), etc…
Tem realmente toda a estrutura de um jogo feito com orientação a objetos e usando os recursos da API 2D para o Java.
Eu estou ajudando o pessoal da minha faculdade a aprender Java para desenvolver jogos, e esse programinha tem muitos conceitos básicos úteis que podem servir de ponto de partida para um jogo bem mais elaborado.
Os métodos, variáveis, classes e pacotes estão todos em português para facilitar o entendimento.
Então segue em anexo um .jar auto-executável, é só baixar e clicar nele duas vezes (atenção: requer Java 1.5). Se não rodar, entre no prompt e digite:
java -jar -cp . “Animação 1.jar” visao.Janela
Segue também, no arquivo .zip, o código-fonte. Não usa nenhuma biblioteca extra, só as bibliotecas padrão do Java, então é fácil colocar esse projeto no Eclipse, por exemplo, e fazer rodar.
Divirtam-se, e aproveitem esse post aqui para tirar dúvidas sobre o código, perguntar sobre os conceitos envolvidos, etc…