JPA 2: Conclusão

Oi,

Estou estudando JPA 2, pois irei prestar a certificação desta especificação. Li o livro Pro JPA 2 e uma parte da especificação.

A conclusão que acabei chegando é que algumas coisas dessa essa especificação é quase inutilizável, principalmente a API Criteria.

A parte de Annotation, juntamente com Bean Validator está legal, mas tem muitas coisas que temos que usar da API própria do Hibernate.

Eu vou continuar a estudar, pois minha prova está marcada (dizem que é muito dificil), mas sinceramente, nos projetos irei continuar a usar Hibernate Puro com API nativo, acho que nao vale a pena substituir em nome da padronização.

A parte de Criteria foi algo bom, vindo do Hibernate mesmo. Mesmo assim, há coisas novas envolvendo relacionamento, acho que há o custom ID que também veio do Hibernate e a parte de coleção de dados, para tabelas do tipo Endereço - Telefone, por exemplo.

Me tire algumas dúvidas, se puder:

1 - A prova aborda em especial a especificação 2.0?

2 - Pro JPA 2 é o livro mais indicado ou há outros?

3 - Você comprou algum simulado para a prova?

[quote=Grinvon]A parte de Criteria foi algo bom, vindo do Hibernate mesmo. Mesmo assim, há coisas novas envolvendo relacionamento, acho que há o custom ID que também veio do Hibernate e a parte de coleção de dados, para tabelas do tipo Endereço - Telefone, por exemplo.

Me tire algumas dúvidas, se puder:

1 - A prova aborda em especial a especificação 2.0?

2 - Pro JPA 2 é o livro mais indicado ou há outros?

3 - Você comprou algum simulado para a prova?[/quote]

1 - A prova é da especificação JPA 2 (JEE6)
2 - Sim, este livro e a especificação é o mais indicado, não há outros que aborde especificamente o JPA 2.
3 - Só existe um lugar que tem o simulado da prova de JPA2 (http://www.epractizelabs.com/certification/sun/oce-jpa-exam-6.html). Segundo os que ja fizeram prova (no javaranch), dizem que este simulado é inutil e cheio de erros. Recomendam nao comprar.

Dizem que a prova é pesada e cansativa. Muito texto. E o nível é alto.

Como disse acima, vale muito pelo aprendizado. Mas ainda prefiro usar a API nativa do Hibernate para projetos, ao inves de usar API que implementa JPA2…

Obrigado pelas respostas, Lucas, elas foram esclarecedoras, espero sucesso seu na prova!