JPA 2: Conclusão

3 respostas
lucasmurata

Oi,

Estou estudando JPA 2, pois irei prestar a certificação desta especificação. Li o livro Pro JPA 2 e uma parte da especificação.

A conclusão que acabei chegando é que algumas coisas dessa essa especificação é quase inutilizável, principalmente a API Criteria.

A parte de Annotation, juntamente com Bean Validator está legal, mas tem muitas coisas que temos que usar da API própria do Hibernate.

Eu vou continuar a estudar, pois minha prova está marcada (dizem que é muito dificil), mas sinceramente, nos projetos irei continuar a usar Hibernate Puro com API nativo, acho que nao vale a pena substituir em nome da padronização.

3 Respostas

Grinvon

A parte de Criteria foi algo bom, vindo do Hibernate mesmo. Mesmo assim, há coisas novas envolvendo relacionamento, acho que há o custom ID que também veio do Hibernate e a parte de coleção de dados, para tabelas do tipo Endereço - Telefone, por exemplo.

Me tire algumas dúvidas, se puder:

1 - A prova aborda em especial a especificação 2.0?

2 - Pro JPA 2 é o livro mais indicado ou há outros?

3 - Você comprou algum simulado para a prova?

lucasmurata

Grinvon:
A parte de Criteria foi algo bom, vindo do Hibernate mesmo. Mesmo assim, há coisas novas envolvendo relacionamento, acho que há o custom ID que também veio do Hibernate e a parte de coleção de dados, para tabelas do tipo Endereço - Telefone, por exemplo.

Me tire algumas dúvidas, se puder:

1 - A prova aborda em especial a especificação 2.0?

2 - Pro JPA 2 é o livro mais indicado ou há outros?

3 - Você comprou algum simulado para a prova?

1 - A prova é da especificação JPA 2 (JEE6)
2 - Sim, este livro e a especificação é o mais indicado, não há outros que aborde especificamente o JPA 2.
3 - Só existe um lugar que tem o simulado da prova de JPA2 (http://www.epractizelabs.com/certification/sun/oce-jpa-exam-6.html). Segundo os que ja fizeram prova (no javaranch), dizem que este simulado é inutil e cheio de erros. Recomendam nao comprar.

Dizem que a prova é pesada e cansativa. Muito texto. E o nível é alto.

Como disse acima, vale muito pelo aprendizado. Mas ainda prefiro usar a API nativa do Hibernate para projetos, ao inves de usar API que implementa JPA2…

Grinvon

Obrigado pelas respostas, Lucas, elas foram esclarecedoras, espero sucesso seu na prova!

Criado 18 de agosto de 2011
Ultima resposta 19 de ago. de 2011
Respostas 3
Participantes 2