Dae galera!! Estou começando a estudar hibernate…e queria alguns links, tutoriais sobre o mesmo… mas a implementação JPA… achei alguns mas dando apenas umas pinceladas… tipo… aqueles tutorias que estão espalhados pela net sobre o hibernate se aplicam a essa especificação JPA? Ou a maioria desses tutoriais são do hibernate que não implementa a especificação JPA!!
Ache alguns e dei uma comparada… e tipo… vi algumas diferenças, por isso queria links em que fosse relativo à implementação hibernate do JPA!"
Valeu!!
Aí tem muita coisa sobre JPA:
http://java.sun.com/javaee/reference/
http://www.oracle.com/technology/products/ias/toplink/jpa/index.html
http://www.hibernate.org/397.html
com Netbeans eu faço o seguinte…
-» crie as tabelas no banco;
-» crie um projeto no netbeans;
-» no projeto Novo > Arquivo/pasta > Persistencia > Classes de Entidade do Bando de Dados > proximo > Conexao com o Banco de Dados: jdbc:mysql://localhost:3306/teste > ira pedir a senha > depois na caixa de txt da esquerda aparecera as tabelas, clique em adicionar todos > proximo > Criar uma unidade de persistencia: clique no botao criar;
-» na tela aparecera o nome das tabelas (esquerda) e o nome das classes (direita), em baixo o nome do projeto, Localizacao, e o pacote onde estarao as classes ex: model > Finalizar;
O netbeans ira criar as classes com os atributos os gets e sets, com hibernate annotations, e os NameQuery… etc
exemplo metodo salvar
private static EntityManagerFactory emf = Persistence.createEntityManagerFactory("nomeDoProjetoPU"); //aqui vai o nome da unidade de persistencia, se nao lembrar verifique em (META-INF/persistence.xml)
private static EntityManager em = emf.createEntityManager();
public void salvar(Object object){
em.getTransaction().begin();
try {
if(!em.isOpen()){
em = emf.createEntityManager();
}
em.persist(object);
em.getTransaction().commit();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
em.getTransaction().rollback();
} finally {
em.close();
}
}
tvz ajude em alguma coisa…
minha opinião, esses wizard podem até fazer tudo, mas depois na hora de dar manutenção, ou quiser mexer em coisas que afetam o sistema inteiro, vc vai se arrepender… fora o fato de vc poder ficar dependente deles (só saber usar jpa se for pelo netbeans). Acho que vale usar ele para ver como funciona, criar exemplos, fazer uns testes e tal, mas no projeto de verdade, crie você mesmo suas abstrações, eu pelo menos não ficaria dependente do netbeans.
minha opinião, não estou criticando o netbeans nem quem usa dessa forma.
[quote=“luBS”]minha opinião, esses wizard podem até fazer tudo, mas depois na hora de dar manutenção, ou quiser mexer em coisas que afetam o sistema inteiro, vc vai se arrepender… fora o fato de vc poder ficar dependente deles (só saber usar jpa se for pelo netbeans). Acho que vale usar ele para ver como funciona, criar exemplos, fazer uns testes e tal, mas no projeto de verdade, crie você mesmo suas abstrações, eu pelo menos não ficaria dependente do netbeans.
minha opinião, não estou criticando o netbeans nem quem usa dessa forma.[/quote]
Concordo plenamente. Para aprendizado sim, mas para produção definitivamente não.
@braços,