Jpa x ejb 3.0

4 respostas
R

Olá pessoal. Desculpe se parecer ignorância mas eu não to conseguindo entender bem… qual a diferença concetirual de Entity Beans (EBJ3.0) e Java Persisntece API? Para mim parece a mesma coisa, contudo tenho um livro aki que fala sobre EJB 3.0 e nem cita JPA.

Obriagado,

Abraços

Rodrigo :wink:

4 Respostas

felipeguerra

JPA é especificação.

O EJB 3 também, e ele se vale da JPA para mapear as entidades do seu domínio para o banco.

Um livro de EJB 3 que não aborda a JPA, no mínimo, não é completo. Se vc está começando e não conhece nenhum framework ORM, pode se perder em alguns pontos!

R

Mas e sintaticamente, todas as questões de chave primária, colunas, chave estrangeiras, são implementados da mesma maneira em JPA e EJB 3? Pois, conceitualmente vi algumas diferenças mas sintaticamente quase nenhuma, a nao se questão de especificação…

felipeguerra

Sintaticamente?

Como assim?

Veja bem, se vc conhece ORM, entende que quem é responsável pela ‘ligação’ entre OO e o mundo relacional é a JPA…ou seja, o EJB 3 agrega esses conceitos.

Compreende?

Jair_Rillo_Junior

Você pode usar JPA tanto em um ambiente EE (com EJB3 Container) ou fora de um ambiente EE.
A grande diferença que em um ambiente EE você pode usar todos os recursos do container, como controle transacional, obter o EntityManager através de DI (dependency Injection), o container fica responsável por fazer o pool de conexões e etc… Mas isso são detalhes do EJB3. No caso do JPA, as mesmas sintaxes são usadas em ambos os ambiente.

Criado 15 de setembro de 2008
Ultima resposta 16 de set. de 2008
Respostas 4
Participantes 3