Jpa

Galera, bom dia! Estou estudando Java Web e estou com dúvidas sobre o uso de JPA, quando devo usar e o porque?
Desde jpa agradeço!

JPA é um padrão pra persistência em Java. Considerando que na prática está falando sobre usar uma implementação como o Hibernate, particularmente só vejo motivo de usa-lo para sistemas onde realmente tenha opção de escolher vários SGDBs ou aplicações que façam muito uso de cache. Por ser uma ferramenta pesada, é bom evitar se não for necessário. A notícia ruim é que no mercado usam direto, por causa da onda da geração que não gosta de escrever SQL, como se o banco relacional que a aplicação usa não existisse. Então se entrar no mercado Java vai ter que aprender independente de qualquer coisa.

1 curtida

Aaaaaa , acho que já deu uma clareada na minha dúvida, porém vou pesquisar mais… Você indicaria alguma apostila para estudos?
Acho interessante esse contexto de persistência, pois seria uma ‘ferramenta’ para nós, certo? Um problema também que eu tenho, é de como funciona uma persistência, quem cuida, quem pode cuidar, quando eu uso e por ai vai…
Mas agradeço sua resposta, ajudou de verdade !
Desde já, agradeço!

Essa apostila dá um bom direcionamento.

Aaa beleza então… ! Vou me aprofundar mais sobre! Valeu brow :grinning:

isso não é totalmente verdade.

hibernate tem features como lazy loading, second level cache e queries polimorficas que eu não tenho ( ao menos de imediato ) com SQL.

a adoção de hibernate/jpa certamente pode ser ligado, de certa forma, ao fato de que alguns DBAs trabalham com outra perspectiva, no caso não necessariamente com os mesmos objetivos do time de desenvolvimento, o que também impulsiona a adoção de NoSQL.