JSF apenas um Managed Bean

Gente

primeiro lugar boa noite.

sou muito novo em JSF e queria tirar uma duvida.

na minha Aplicação JSF, eu posso criar apenas um Managed Bean em todo meu sistema? onde ele irá “passear” em todas classes?
seria correto fazer dessa forma?

e desculpa pela minha falta de conhecimento…mas tamo aki pra aprender

vlw e abraços

Boa noite, galera,

Não entendi bem a sua intenção…
Veja bem, vc tem uma pagina de cadastro de produto e outra de cadastro de usuario.

Porque ter somente um managed bean ?
Falo isso porque seu managedBean teria que saber tratar um usuário e um produto, por exemplo, na hora de gravar um registro…

Não acha que vai ficar meio baguncado ?

[]s

hum…entendi

agora outra duvida…

quando eu faço o login no meu sistema, ele armazena os dados em variaveis de uma classe…
como eu faço pra passar esses dados pra outra classe atraves da própria página JSF?

ex.: entrei no meu sistema e minha empresa é “Y” só que pra eu selecionar algumas informações da empresa “Y” teria que passar o nome “Y” pra outra classe
(acho que deu pra entender) - essa é uma das minha duvidas

aprender JSF sozinho da nisso

desde ja agradeço
abraços

Boa noite, galera,

Acho que ai a solução nem é no jsf, quando você estiver na sua pagina e fizer o login seu usuario ou a informação da empresa que esta amarrada a este usuário vai parar no seu managed bean, a partir dai você vai la fazer a validação da senha, perfil de acesso, etc…

Não sei como esta implementando a parte de segurança, mas uma forma seria usar JAAS, onde após o login ele carrega as roles de acesso do usuário.

Uma forma mais manual de fazer isso seria guardar a informação que vai precisar numa variavel da Session.

[]s

hum…ja to começando a me “Orientar”

inserir essas informações na Session é tranquilo

mas como eu faço pra pegar? é obrigatoriamente em um Servlet? posso fazer isso em meus Managed Bean? se for possivel como faço?

Observe o projeto do link abaixo, deve te ajudar

http://serjaum.wordpress.com/2009/08/19/jsf-%E2%80%93-tutorial-richfaces-hibernate-mysql-%E2%80%93-crud-completo-parte-4/

cuidado para não fugir do mundo perfeito que seria alta coesão e baixo acoplamento.

[quote=bernardlcs]Gente

primeiro lugar boa noite.

sou muito novo em JSF e queria tirar uma duvida.

na minha Aplicação JSF, eu posso criar apenas um Managed Bean em todo meu sistema? onde ele irá “passear” em todas classes?
seria correto fazer dessa forma?

e desculpa pela minha falta de conhecimento…mas tamo aki pra aprender

vlw e abraços

[/quote]
MVC
é claro que não é correcto fazer assim, podes é ter um unico managed bean para cada Entidade, ou algo similar

gente…

obrigado mesmo pelas informações
cada dia aprendo mais um pouco de JSF

vlw a todos
abraços