JSF - Classes em camadas

Pessoal,

Sou iniciante no JSF. 8O

Estou construindo uma aplicação de exemplo que vai acessar um BD para incluir um usuário.

Criei uma classe Usuario.java e inseri todas as propriedades necessárias com seus setters e getters e mais o método incluirUsuario(). Funcionou perfeitamente… :grin:

Meu problema começou quando separei esta classe em camadas. :cry:

Criei a classe UsuarioVO.java para o Value Object e a classe UsuarioPers.java para a Persistência.

Agora, quando tento executar o método incluirUsuario() está gerando a seguinte exceção:

“javax.faces.FacesException: #{usuarioPers.inserirUsuario}: javax.faces.el.EvaluationException: java.lang.NullPointerException”

na linha:

“cs.setString(1,usuarioVO.getUsuario().toUpperCase());”

O que eu estou fazendo de errado, tendo em vista que ambas as classes estão no mesmo pacote e estou (acho que estou) recebendo o objeto na classe de persistência através do construtor:

“public UsuarioPers(UsuarioVO usuarioVO){
this.usuarioVO = usuarioVO;
}”

É usual dividir em camadas as classes em uma implementação JSF? :?:

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço!!! :wink:

A idéia é essa, dividir em camadas.

Tem uma abordagem no Livro JSF in Action bastante interessante, você deixa sua entidade num objeto visita de sessão e fica manipulando-o. E seus beans simplismente o lê e comunica com a camada negócios. É complexo e tudo, mas é muito usual.

:okok:

Marcos,

Eu bem que tentei visitar o objeto através da sessão como você disse, mas não consegui…

na realidade não consegui nem entender como ler a sessão a partir do bean…

como você disse, “é complexo e tudo”, então se puder me ajudar, talvez com um exemplo “simples” para que eu entenda o primeiro…

É objeto de estudo… se puder me ajudar, agradeço!!! :wink: