Olá pessoal, estou utilizando JSF + EJB3 + JPA e tenho uma dúvida a respeito do seguinte cenário:
- Managed Beans JSF no escopo de “request”.
Quando preciso atualizar os dados de alguma entidade, é feito um find na entidade e enviado o objeto para a camada de visão, ao qual representa esses dados num formulário para que o usuário possa alterá-los.
A entidade possui vários atributos, sendo alguns de tipo fora do padrão do java, por exemplo Pessoa.
Existem alguns atributos que são obrigatórios para ser feita a persistência da entidade, porém não são editados/inseridos pelo usuário, quando eles retornam da camada de visão para camada de negócio, como o managed bean está no escopo request, esses campos obrigatórios (porém ocultos para o usuário) voltam nulos.
Até aí tudo bem, eu poderia criar campos ocultos no form para que essas informações não sejam perdidas, mas o problema é que não são tipos padrão do java, e sim outras entidades que compõe.
Ex.:
class Filial {
private Empresa empresa
.
.
.
}
É algo como se a empresa fosse oculta para o usuário, mas quando é feito o request para efetuar o update, esses campo volta null, como todos os outros que são ocultos para o usuário, seu estado não foi salvo, pois está no escopo request.
Existe alguma forma para tratar esse tipo de situação?
Sem mais.
Grato.