JSF para JSP - Consigo ainda trabalhar com managed beans nas JSP igual fazia com JSF?

Bom dia pessoal.

Durante um longo tempo utilizei JSF nas aplicações java, e apesar de gostar da facilidade de construir interfaces com a framework eu gostaria de migrar para outras tecnologias.
Eu tenho conhecimento de html 5 e css3 com frameworks como bootstrap. Contudo eu tenho algumas dúvidas em relação as JSP.

Apesar das JSP serem mais “próximas” do html em relação ao JSF, eu queria saber se consigo manipular as informações da mesma maneira como fazia com as JSF com managed beans?

Quero dizer, no jsf eu costumo utilizar tags como:

Campo: <h:inputText value="#{managedBeanClass.objeto.atributo}">

para trabalhar os dados através das managed beans.

Nas JSP eu consigo trabalhar da mesma maneira, mas usando tags diferentes? Exemplo:

<div>
   Campo: <input type="text" name="campo" value="#{managedBean.objeto.propriedade}">
</div>

O objetivo da migração é que apesar do JSF ter suas “vantagens” em questão de agilidade ao implementar ui, infelizmente trabalhar com css styles, javascript e frameworks como angular, chega ser quase inviável. Além de que o mercado está cada vez mais considerando como pré-requisito o angular como framework para “consumo” de dados no client side.

Eu cheguei a procurar em outros fóruns e artigos sobre a possibilidade de trabalhar com dados por meio das managed beans nas JSP, mas não encontrei nenhum material sobre, então resolvi postar aqui.

olha na minha humilde opinião isso é loucura uma vez q vc já trabalhe com jsf vc querer jsp é mesma coisa q vc ter um camaro e querer um fusca isso fica inviável…rsrs…já q o mercado está assim migre de vez pra angular e node.js

Vc consegue ter uma sintaxe parecida com o uso de Taglibs no JSP. Já que tem conhecimento em CSS, HTML e deseja trabalhar baseado em ações ao invés de componentes, pq não considera desacoplar seu cliente do servidor? Pense num Angular da vida consumindo um backend Java via Restful (spring, jax-rs, jersey, entre outros.). Desta forma vc mantém seu conhecimento de Java e passa a trabalhar a camada cliente isolada.

Obrigado pela resposta.

Eu fiz a pergunta justamente por não ter conhecimento do JSP, apenas vi que ele é bem parecido com o html em sua estrutura de escrita, então considerei que o mesmo pudesse ser mais maleável na hora de trabalhar com css e javascript, o que não é uma tarefa muito fácil quando se trata de JSF.

Poderia apenas ilustrar como seria o diagrama de um projeto usando angular, node e java?

Oi @raphaeloneves você me deu uma boa noção do que fazer, melhor do que o nosso amigo com o comentário de cima.

Apenas uma dúvida, caso eu utilize Rest para trabalhar na implementação de uma api do meu sistema, eu entendo que eu utilizaria os verbos GET, PUT, POST e DELETE para fazer as minhas “transactions” dos dados, mas, isso também se aplicaria em módulos que requerem autenticação e sessão?

Desculpa se a pergunta ficou mal construída. É que REST eu aprendi nos últimos dias, já que as aplicações que eu trabalhava eram totalmente fechadas no sentido de acoplamento, ou seja, não se comunicava com outros sistemas.
Aprendi rest por uma curiosidade, e não sou muito fluente com o protocolo ainda.

Então, quando esse cenário “desacoplado” envolve segurança, as coisas se complicam um pouco, pois é necessário garantir a segurança na parte do servidor e na parte do cliente (SPA). Se vc usar um Spring da vida, é possível manipular de forma muito mais simples a questão da segurança, pois existe JSTL do Spring Security para ser usada diretamente na página JSP.
No entanto, é possível tb usar mecanismos como OAuth, JWT, entre outros para fazer a segurança de um ambiente Angular/Java, por exemplo. Eu costumo usar exatamente essa estrutura. Desenvolvo meu backend com JEE, implementando uma estrutura de interceptação e autenticação via JWT, e meu frontend com AngularJS.

Show @raphaeloneves

Vou procurar saber mais sobre como implementar JWT e criar alguns projetos de teste. No meu caso os projetos aqui usam OAuth, porém eu acabo ficando responsável mais pela parte de regras dos módulos de dados do que regras de sistema, como messages, security dentre outras questões.

Novamente, muito obrigado pelas respostas, já consegui ter uma idéia de qual caminho eu devo seguir. =)

Tenho uma solução de POC sobre JWT Server. Se quiser dar uma olhada, pode fazer o fork dele aqui.
Outra referência que acho legal é o JWT.io e o Strompath

1 curtida

Show, vou salvar aqui para dar uma olhada. Valeu mesmo! :grinning::+1: