Bom dia pessoal.
Durante um longo tempo utilizei JSF nas aplicações java, e apesar de gostar da facilidade de construir interfaces com a framework eu gostaria de migrar para outras tecnologias.
Eu tenho conhecimento de html 5 e css3 com frameworks como bootstrap. Contudo eu tenho algumas dúvidas em relação as JSP.
Apesar das JSP serem mais “próximas” do html em relação ao JSF, eu queria saber se consigo manipular as informações da mesma maneira como fazia com as JSF com managed beans?
Quero dizer, no jsf eu costumo utilizar tags como:
Campo: <h:inputText value="#{managedBeanClass.objeto.atributo}">
para trabalhar os dados através das managed beans.
Nas JSP eu consigo trabalhar da mesma maneira, mas usando tags diferentes? Exemplo:
<div>
Campo: <input type="text" name="campo" value="#{managedBean.objeto.propriedade}">
</div>
O objetivo da migração é que apesar do JSF ter suas “vantagens” em questão de agilidade ao implementar ui, infelizmente trabalhar com css styles, javascript e frameworks como angular, chega ser quase inviável. Além de que o mercado está cada vez mais considerando como pré-requisito o angular como framework para “consumo” de dados no client side.
Eu cheguei a procurar em outros fóruns e artigos sobre a possibilidade de trabalhar com dados por meio das managed beans nas JSP, mas não encontrei nenhum material sobre, então resolvi postar aqui.