JSF x JSP x Swing x JavaFX

Gente, minha dúvida é cruel…
Estou super dividido dentro do mundo da programação…
Converso com um amigo, e o cara é purista… ama código… só usa Eclipse…
Depois um outro vem e me fala da produtividade… Ama JDeveloper…
Estou fazendo um curso de Swing “ferrado, animal” com um Holandês, que me diz que Swing é nicho, e que não está morto… O cara cria interfaces para tudo… tá foda de aprender…
Depois eu vou dar aula de C#, e acho muito, mas muuuuuito mais fácil, o Visual Studio…
Meu, será que eu devo ralar absurdo com o Swing, pra ficar bom em POO, e depois ir para um framework mais avançado e tipo-web, ou será que devo manjar muito bem do Swing??? Será que não estaria tipo re-inventando a roda??? e no fim ter uma roda meio hexagonal??..
As vezes penso que além de dar aulas, vou programar por conta pra vender uns ERP´s pequeninos porae e fazer uma grana… Dae vejo que programar sem uma super estruturação de MVC e o cacete a quatro, é muito mais fácil, tipo usando NetBeans sem querer fuçar no código, mas é ruim para manutenção e vai contra tudo que leio sobre curriculum para trampar num lugar maior, como empregado…
Putz, será que toda hora vai ficar mudando tudo por conta de gerência de projetos, ou dá pra se dedicar em alguma coisa pros próximos 20 anos???
Assim vou acabar me dedicando para linguagem C para microcontroladores… pelo menos é tudo sempre igual…
O que acham???

1 [ ]

Você precisa focar no que você quer primeiro independente de tecnologia, emprego fixo? empreendimento junto com uma equipe para “vender” software?

Na verdade meu foco é ministrar aulas da forma mais correta possível, e quem sabe até um dia desenvolver alguma coisa para o mercado, mas como meu negócio próprio. Mas não quero ficar desatualizado das formas de se trabalhar no mercado, pois ninguém sabe o dia de amanhã, e se eu não me encaixar nessa eventual futura situação, pode não ser bom para mim, não é verdade?
O que você acha?
Ao mesmo tempo, vejo que não param de surgir frameworks para Java e qualquer outro plugin ou design pattern… fico pensando que com meu tempo limitado para estudar fica difícil me sentir alguém que conhece alguma coisa da linguagem…

[quote=airmigjr]Na verdade meu foco é ministrar aulas da forma mais correta possível, e quem sabe até um dia desenvolver alguma coisa para o mercado, mas como meu negócio próprio. Mas não quero ficar desatualizado das formas de se trabalhar no mercado, pois ninguém sabe o dia de amanhã, e se eu não me encaixar nessa eventual futura situação, pode não ser bom para mim, não é verdade?
O que você acha?
Ao mesmo tempo, vejo que não param de surgir frameworks para Java e qualquer outro plugin ou design pattern… fico pensando que com meu tempo limitado para estudar fica difícil me sentir alguém que conhece alguma coisa da linguagem…[/quote]
A forma mais rápida de se atualizar é fazendo bons cursos mesmo, e imediatamente aplicando os conhecimentos adquiridos em algum projeto. Depois desse curso que está fazendo, faça um voltado para web. Não se aprofunde em Swing, a não ser que tenha recebido oferta de trabalho financeiramente irrecusável.

Não importa quantos frameworks existem, você não vai trabalhar com isso tudo de uma vez só, a não ser que entre em furada, mas ai você pergunta bem na entrevista. Depois de um curso web básico, faça um curso sobre algum framework web action based mais usado no mercado, como Spring MVC ou Struts2. Depois faça um curso sobre framework web component based, como JSF. Em pelo menos um dos cursos é importante ter Hibernate. Daí pra frente saberá o que necessitar mais.

Se vc aprender servlets e jsps bem terá bem mais facilidade de aprender um framework. À partir do momento que você aprende um framework action based, aprender outros depois não é difícil porque é tudo meio parecido. Agora não queira aprender tudo junto porque é muita coisa. Eu fui aprendendo os frameworks conforme participei de projetos que precisavam deles, senão teria ficado maluco. Também acho ruim isso no java, tem muitas opções pra fazer a mesma coisa.
Mas nada impede de você trabalhar com outra tecnologia que nao mude tanto, como c para microcontroladores que você citou.
Eu trabalhei em um local uma vez que um cara lá resolveu aprender cobol por conta disso. Ele era desenvolvedor baixa plataforma no passado mas não gostava desse negócio de ficar tudo mudando toda hora (eu também detesto) e resolveu aprender uma tecnologia antiga que não muda muito e que ainda assim paga bem.
As vezes fico pensando nessa possibilidade também, porque é muito chato ter que ficar vendo um monte de framework novo que no final é utilizado pra fazer a mesma coisa, fora que muitas vezes o pessoal começa a utilizar o framework novo por “modinha”, se for ver não existe algo no sistema que requer algum recurso novo daquele framewok, além do fato de que normalmente não existe treinamento da equipe então o que deveria ser o projeto piloto da tecnologia nova acaba se tornando o produto final entreguer ao cliente, e é aí que começam os problemas…

Visual Studio é lindo e fácil. C# foi a matéria mais fácil que encarei. Mas tu quer ser e ter teu cliente escravo da Microsoft?! Com java e web é tudo mais opcional. e se teu cliente não gastar horrores com windows e SQLServer, ele pode dividir esta economia contigo.

Liberdade é tudo!

Post duplicado, pode apagar.

[quote=abrand]Visual Studio é lindo e fácil. C# foi a matéria mais fácil que encarei. Mas tu quer ser e ter teu cliente escravo da Microsoft?! Com java e web é tudo mais opcional. e se teu cliente não gastar horrores com windows e SQLServer, ele pode dividir esta economia contigo.

Liberdade é tudo![/quote]
É lindo mesmo, eu trabalho com Asp.Net MVC, é muito gostoso de trabalhar, a fluidez e agilidade natural no desenvolvimento atende bem as espectativas dos clientes, tendo bons retornos. Sobre custos (investimentos) com aquisicao de software isso é muito relativo no final das contas, e no caso único investimento mais considerável é com o servidor web com Windows Server para rede interna, fora que no caso de hospedagem isso nao faz diferença entre Java ou .Net. E Sql Server não tem nada haver com a história.