Desculpem a ignorância, mas… JSF faz a mesma coisa que o Struts?
Eles tem o mesmo propósito, mas trabalham de formas diferentes…
Existem muitas semelhancas entre os dois…
Eu trabalhava com struts e estou migrando tudo para jsf. Acho a estrutura do jsf mais robusta, mas ainda apresenta algumas coisas estranhas. Por exemplo, um componente dataTable não aceita como parâmentro um tipo Set e o JSTL aceita, ou seja, a compatibilidade fica um pouco comprometida. Mas no mínimo vale a pena vc dar uma olhada.
Estou começando a me envolver sentimentalmente com a trilogia Freemarker, WebWork e Spring.
Vou precisar de JSF??? :?
Vou mandar essa de novo aqui:
Há algum tempo atrás eu vi uma pessoa na lista do RioJug dizendo que não gostava muito do JSF porque ele trazia de volta muitas das idéias originadas nas ferramentas RAD e, consequentemente, todos os seus problemas.
Alguém tem algum comentário a respeito?
Não sei se fui eu quem falou isso, mas eu concordo
JSF é muito legal para produzir um sitezinho em cinco minutos. Na verdade, se você conseguir separar bem a lógica, você pdoe até usar JSF num sistema muito bem construído, mas eu duvido que isso acotneça na maioria dos casos, simplesmente poruqe as pessoas vão fazer tudo na camada web, como fazem hoje com JSP puro.
JSF pdoe ser uma interface rápida e eficiente, mas o que vai se espalhar vão ser Smart UIs construídas pelas lindíssimas e produtivíssimas IDEs JSF.
Já pelo fato de ser rápida e eficiente para um bom programalista já basta. Quanto a misturar código, ou não, na camada de view isso vai de cada um. Não é JSF ou Struts, ou sei lá o q, q vai impedir isso. Só por exemplo, Java é “totalmente” orientado a objetos, mas se alguém chegar lá quiser programar da mesma forma que programa em um Pascal da vida, ele vai lá e consegue, portanto, acho que não é uma tecnologia que educa um programador. Acho que é o programador que já tem que estar preparado antes de usar qualquer tecnologia.