Desculpem a ignorância, mas… JSF faz a mesma coisa que o Struts?
Eles tem o mesmo propósito, mas trabalham de formas diferentes…
Existem muitas semelhancas entre os dois…
Eu trabalhava com struts e estou migrando tudo para jsf. Acho a estrutura do jsf mais robusta, mas ainda apresenta algumas coisas estranhas. Por exemplo, um componente dataTable não aceita como parâmentro um tipo Set e o JSTL aceita, ou seja, a compatibilidade fica um pouco comprometida. Mas no mínimo vale a pena vc dar uma olhada.
Estou começando a me envolver sentimentalmente com a trilogia Freemarker, WebWork e Spring.
Vou precisar de JSF??? :?
Vou mandar essa de novo aqui:
Há algum tempo atrás eu vi uma pessoa na lista do RioJug dizendo que não gostava muito do JSF porque ele trazia de volta muitas das idéias originadas nas ferramentas RAD e, consequentemente, todos os seus problemas.
Alguém tem algum comentário a respeito?
Não sei se fui eu quem falou isso, mas eu concordo
JSF é muito legal para produzir um sitezinho em cinco minutos. Na verdade, se você conseguir separar bem a lógica, você pdoe até usar JSF num sistema muito bem construído, mas eu duvido que isso acotneça na maioria dos casos, simplesmente poruqe as pessoas vão fazer tudo na camada web, como fazem hoje com JSP puro.
JSF pdoe ser uma interface rápida e eficiente, mas o que vai se espalhar vão ser Smart UIs construídas pelas lindíssimas e produtivíssimas IDEs JSF.
Já pelo fato de ser rápida e eficiente para um bom programalista já basta. Quanto a misturar código, ou não, na camada de view isso vai de cada um. Não é JSF ou Struts, ou sei lá o q, q vai impedir isso. Só por exemplo, Java é “totalmente” orientado a objetos, mas se alguém chegar lá quiser programar da mesma forma que programa em um Pascal da vida, ele vai lá e consegue, portanto, acho que não é uma tecnologia que educa um programador. Acho que é o programador que já tem que estar preparado antes de usar qualquer tecnologia.
Vixe. Voltando da divagação dos senhores… e citando a mim mesmo:
[quote=J2Alex]Estou começando a me envolver sentimentalmente com a trilogia Freemarker, WebWork e Spring.
Vou precisar de JSF??? :? [/quote]
Então, a citada trilogia me basta satisfatoriamente?
Valeu!!!
[quote=ranophoenix]
Só por exemplo, Java é “totalmente” orientado a objetos, mas se alguém chegar lá quiser programar da mesma forma que programa em um Pascal da vida, ele vai lá e consegue, portanto, acho que não é uma tecnologia que educa um programador. Acho que é o programador que já tem que estar preparado antes de usar qualquer tecnologia. [/quote]
De onde você tirou que Java é totalmente OO?
Eu até concordo com você, mas a comunidade Delphi e sua forma padrão de programar é um anti-exemplo perfeito. Delphi possui características OO fortes… alguém usa?
O ambiente onde um programador trabalha deve induzir boas práticas, não apenas velocidade e facilidade.
Eu disse “totalmente” e não totalmente.
Tb concordo com vc pcalcado, acho que quem leva a filosofia Delphi de programar fica meio complicado de fazer e manter grandes projetos. Mas o que eu quis dizer é que é muito difícil vc realmente induzir alguém a ter boas práticas, existe muito a questão pessoal mesmo. Imagine uma pessoa que não entende nada de patterns, oo…e pegar um Struts. Imagine o q ele vai fazer!? Certo, pode até ser q pelo menos, na melhor das hipóteses siga o MVC, mas isso não garante mais nada.
Nenhum dos dois.
[size=18][color=red]Custom Tags[/color][/size]
Custom Tags
Se tiver tempo para desenvolver, realmente de médio a longo prazo é uma boa opção.
É um poderoso recurso e que não é complicado e ninguém usa.
Ao inves de ficar colocando aqueles htmls e javascripts toscos em todas as páginas não é melhor criar componentes reutilizáveis.
Principalmente para sistemas com GUI padronizada (cor, fonte, navegação).
Cara o java nos dá muitos recursos que muitas vezes não aproveitamos.
Pessoal Bom Dia!!!
Nestsa discurssão de Struts x JSF, por acaso alguem teria algum exemplo pronto de ambos no qual poderiam ser “comparados”. Se possivel e sem quer abusar, alguem teria material especifico em portugues a respeito de ambos. Preciso aprende-los “na marra” ate final de agosto!!! Obrigado por toda e qualquer colaboração!!!
Assim, sem querer repetir o que já foi repetido aqui diversas vezes, JSF não está aqui pra concorrer com nenhum framework de desenvolvimento web Java que não se relacione com a visão (como Struts, WebWork, Spring MVC, Mentawai, JBanana e o diabo a quatro), JSF é uma maneira de facilitar o desenvolvimento de aplicações web, com formulários complexos (como os portlets, como o Urubatan já disse por aqui dia desses).
JSF não vai nem competir diretamente com outras tecnologias de templates com JSPs, FreeMarker e Velocity, porque eles simplesmente não dão o suporte a formulários complexos (e com estado) que o JSF pode dar e o JSF também não dá suporte a coisas que não sejam formulários (alguém aqui programa em ASP.NET ou usa o PRADO em PHP por favor?).
Não, você não vai fazer todo aquele CMS que você sonha com JSF, você só vai fazer os formulários de entrada de dados! O resto pode ser até CGI, não vai fazer diferença.
E é claro que JSF traz uma facilidade parecida com a de ferramentas RAD pro desenvolvimento de formulários HTML, mas isso não quer dizer que ele encorage a má programação. Meter lógica de negócio dentro dos tratadores de eventos do JSF é são seboso quanto usar scriptlets em JSP ou meter lógica dentro dos Actions, quem já fazia esse tipo de porcaria, continua fazendo com Faces, quem não fazia, vai aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade das aplicações.
Grandes poderes, trazem grandes responsabilidades.
Ferramentas ou processos não escondem a incompetência de ninguém.