JSP por que usar?

Pessoal eu sou novo em programação, a única experiência que eu tenho é de estágio, essa semana o meu professor de programação web na faculdade mostrou o uso dos famigerados jsp’s.

foi uma aula rápida porem deu pra conhecer um pouco sobre os scriplets e os includes(incluir uma página jsp em outra) tal recurso me pareceu com um template engine que ja usei chamada thymeleaf.

Queria saber se ainda se usa muito o jsp no mercado(nunca vi usar), me pareceu um pouco arcaico. A principal função do jsp é contruir views?, também gostei do recuro de instanciar classes java direto em uma jsp, mas me pareceu muito estranho essa prática.

normalmente uso servlet(quando não uso jsf ou spring mvc) para receber os meus request seja ajax ou não, vi que com jsp não é necessário usar pelo menos para fazer um simples cadastro.

quais suas opiniões sobre jsp, ja é uma tecnologia velha? e sobre servlet(so uso para fazer coisas bem simples que não necessite de frameworks).

obrigado.

vc não precisa usar jsp.

mas a ideia é usar JSTL ao inves de scriptlet nos dias de hoje. fica mais facil de dar manutencao.

Obrigado pela resposta, JSTL. Só uma opinião pessoal(do pouco que conheço) oque eu fico olhando é porque não se usa um html comun, o bom e velho javascript e servlets para receber suas requisições, na minha opinião acho que o sistema fica muito amarrado em ficar usando só tecnologia java.

Mas sei que cada caso e um caso. Muito obrigado.

Se você tem um site que é basicamente estático, servir html diretamente é uma ótima idéia (veja geradores como este por exemplo)

Se tem uma aplicaçao mais dinâmica, você ainda pode escolher entre renderizar seu html no servidor ou no browser.
Para renderizar no servidor, você tem engines como jsp, velocity, thymeleaf, etc
Para renderizar no browser, você pode partir para coisas como angular, reactjs, elm(!!!)