Jsr 082

Olá pessoal! Recentemente comecei a mexer com JME, já tenho uma certa experiência em java para desktop e ando tropeçando para fazer um chat por bluetooth. Tenho um LG GT360 ( o messenger…) e já tentei de tudo para fazer uma aplicação bluetooth funcionar nele mas nada… Já peguei diversos exemplos que a galera sugeriu, fiz um helloWorld bluetooth usando o projeto marge, tentei os exemplos dele e nada… coloquei no do meu pai (Nokia 2760) e todos funcionaram… Achei a JSR 080 para baixar, inclui ela no meu projeto e ainda nada… E agora? Vou ter que comprar um outro aparelho que tenha a JSR 080? Ou tem como atualizar me celular? Afinal, o que é realmente uma JSR?

Apelei pro forum depois de três dias sentado na frente do pc tentando fazer essa !@##@!!@#@! funcionar…

Vlw pessoal :thumbup:

Provavelmente o seu celular não possui suporte a api JSR82 , isso é opcional e cada fabricante decide se vai implementar ou não e se seu celular não tem suporte não é possível instalar a api.

Uma dúvida que tenho… A MIDP2 não é igual para todos os aparelhos? Eu achava a MIDP2 deveria ter todas as apis que outro aparelho diferente que contenha a MIDP2 tem…
Vi numa apostila aqui:
FileConnection & PIM API - JSR 075
WMA 2.0 - JSR 205
Location API - JSR 179
Mobile Sensor API - JSR 256

O que são JSRs? São as apis que compõem a MIDP? Mas então porque as MIDPs podem variar? Isso que não entendo… como faço um programa que usa MIDP ser compátivel com todos…?

JSR(Java Specification Requests) são as especificações utilizadas em cada API que são controladas pela JCP(Java Community Process). No MIDP 2.0 há algumas API´S que são padrão em todos os aparelhos que implementam esse perfil, mas além dessas API´S padrão existem algumas que são opcionais e cabe ao fabricante do aparelho decidir se vai ou não implementa-las. As API´S que vc mecionou acima são todas opcionais, então vc deve verificar no site do fabricante se o celular implementa essas API´S.
Se vc deseja criar um programa que rode em qualquer celular que possua o perfil MIDP 2.0 então, vc deve utilizar as API´S padrão como por exemplo: HttpConnection, Socket, RMS, etc.

:idea: :idea: :idea: Clareou agora… então como nem todos os aparelhos tem bluetooth, não quer dizer que todos que usam o MIDP2.0 terão a API JSR082, certo? Valeu oliveiraKunJava… vou ver se pesquiso quais são as APIS obrigatorias da MIDP2.0. O estranho é meu celular ter bluetooth e não ter a API para ele… :? :? :?

É isso mesmo, o fato do celular ter o perfil MIDP 2.0 e ter bluetooth não significa que ele implementa a api JSR82, e na verdade são poucos os aparelhos que implementam essa api, a maior parte deles são os celulares mais novos da nokia, que inclusive rodam o sistema operacional Symbian, que é o que tem o melhor suporte para Java ME :slight_smile:

Abraços!

Realmente o LG KS360(GT360) não suporta a JSR 82.

Ele somente suporta as seguintes JSRs
[list]JSR 75 PDA Optional Packages: File Connection, PIM [/list][list]JSR 120 WMA 1.0: SMS [/list][list]JSR 135 MMAPI 1.1 (Audio): MIDI, MP3, AAC, WAV, MMF, AMR [/list][list]JSR 135 MMAPI 1.1 (Image): JPG, PNG [/list][list]JSR 135 MMAPI 1.1 (Video): 3GP, MP4 [/list][list]JSR 135 MMAPI 1.1 (Feature Set): Audio Playback, Video Playback [/list][list]JSR 185 Java Technology for the Wireless Industry (JTWI) [/list]

Para consultar as JSRs e especificações de celulares da LG acesse:

http://developer.lgmobile.com

Espero ter ajudado :slight_smile:

Abs

Que raiva… :evil: :evil: O nokia do meu pai (R$170)… mo simplizinho roda mais coisa que o meu(R$499)… :evil: :evil: :evil: paguei o zoio da cara nele…

Ow… valeu deivid… não sabia que os fabricantes disponibilizavam esse tipo de informação… nunca tinha encontrado… vou começar procurar em outros fabricantes para eleger o melhor para jme… Se vocês ja tiverem em mente o melhor celular para JME podem falar…

Vlw pessoal…

Pega um Sony Ericsson com screen size de 240X320 (W580i, K850i, etc…) que você não vai ser arrepender.