A grande movimentação em torno de “agile”, quando na verdade as pessoas querem dizer “qualidade” é um ponto interessante na sua pergunta. Tantos gurus, blogs, sites, plugins, IDEs, papers, palestras, etc. falando sobre como aumentar a qualidade, como montar um sistema melhor…
Eu estou cansado, de saco cheio, estressado de virar noites consertando software feito com point-and-click. Nada contra ferramentas de produtividade, mas sim contra pseudo-programadores que não sabem quando usar essas ferramentas e quando parar dez minutos para pensar ANTES de arrastar a droga do componente.
Quando estava indo por STD 2005 (acho que já mencionei isso aqui) fui perguntado mais de dez veses sobre o que estava fazendo quanto ao JSF. E as pessoas que me perguntavam são claramente pessoas que fazem JSP+JavaBeans hoje,e vão fazer a mesma coisa amanhã, com JSF de modo mais rápido, mais sujo e mais preso ao vendor da plataforma.
A idéia dos caras, na verdade, nem seria tão ruim se fosse há quatro anos atrás, ou se Java 5 não viesse com metadados. Hoje em dia a Sun (e os outros players) vendem JavaBeans como structs, porque as pessoas “aprendem” mais rápido a “programar” assim. O modelod e componentes JavaBeans faliu (não vingou como a Sun achou que ia vingar, com componentes para tudo brotando em todos os sites web) e está obsoleta, para que get/set se eu tenho annotations? Para que investir uma JSR nisso? Pergunto novamente: não é um passo para trás?
Claro que vão postar aqui (e eu já sei até quem vai
) sobre “o que importa é vender”, mas essa filosofia burra de que entregar um sistema em X meses é ótimo, mesmo gastando três vezes esse tempo todos os anos em manutenção dessa porcaria já deu o que tinha que dar. É simpels questãod e matemática de primeiro grau!
Como dizem: “o cliente não quer saber se você vai usar delphi, Struts, webwork… ele quer os istema pronto rápido!”, respondo: “o cliente também não quer saber se você tem que alterar vinte mil arquivos gerados automaticamente que você nem sabe como funcionam, que tem que mudar um framework mal escolhido…ele quer que o sistema FUNCIONE (volte a funcionar depois de um defeito ou mudança ou funcione de verdade pela primeira vez), e bem rápido”