JTable método correto

Olá,
Estou cursando o ensino superior e estou desenvolvendo um projeto JAVA para apresentar no final do ano, porém, gostaria de saber, como devo fazer a tabela em conexão com o banco de dados? pois, o método que o professor nos ensinou não permite redimensionar colunas ou colorir linhas quando tal condição for true… é tudo automático, você só pega o ResultSet e joga na tabela, alguém sabe me dizer como eu faço para Ex:

String sql = “SELECT * FROM tb_Clientes WHERE nome LIKE ? AND cpf LIKE ?”;

        try {
            ps = conn.prepareStatement(sql);

            ps.setString(1, jtf_Nome.getText() + "%");
            ps.setString(2, jtf_CPF.getText() + "%");

            rs = ps.executeQuery();

            jTable_Clientes.setModel(DbUtils.resultSetToTableModel(rs));

        } catch (SQLException ex) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex);
        }

Não tem milagre: cada uma das funcionalidades que você quer, precisa ser programada.
A recomendação que te dou é que você estude padrões, como Observer e MVC.

Olá, como o colega disse, essa funcionalidades que deseja na tabela devem ser feitas do zero, ou deve encontrar bibliotecas e padrões que já forneça o que deseja.
Não sei lhe dizer sobre bibliotecas com conteúdo já pronto, dê uma estudada sobre TableModel e TableCellRenderer.
Basicamente, se entender como funciona esse dois, você consegue criar seus próprios TableModel e criar condições para pintar linhas e colunas, da forma que deseja.

O DefaultTableModel não me da a opção de Definir Ex:
coluna 0 = valor bd.gettext(nome)
etc…

Entenda que o tablemodel só se responsabiliza pela estrutura da tabela no que diz respeito ao conteúdo, não a forma.
Eu sugiro que você estude os padrões que já comentei e, também, a criação de table models customizadas.
Para a forma, estude o que o @RodrigoV10 sugeriu.

De fato não. O DefaultTableModel, como diz, é o padrão e simples. Para isso precisa estudar o que mencionei para que possa criar suas próprias.
Como o @darlan_machado mencionou, o TableModel é responsável pela estrutura da tabela, para usar cores diferentes, deve estudar sobre TableCellRenderer.