Estava precisando redesenhar o conteúdo da tabela, com Graphics, e consegui fazê-lo sobrescrevendo a função paintImmediately do JTable…
@Override public void paintImmediately(Rectangle r) {
super.paintImmediately(r);
desenho();
}
Mas quando movo, restauro ou redimenciono o frame o desenho ainda some… :roll: :?
Já tentei antes com repaint, paintComponent, paint e os eventos do JFrame de restaurar ou redimensionar. E ainda não consegui… estou procurando… se achar eu aviso aqui…
Estava pesquisando e vendo muita coisa sobre Renders, daí fui ver o q são e encontrei esta página:
http://www.exampledepot.com/egs/javax.swing.table/CustRend.html
"Creating a Custom Cell Renderer in a JTable Component"
achei q tinha resolvido, mas simplesmente não fez nada… continua apagando o desenho…
Alguém tem alguma idéia pro desenho ficar lá?
Lembrando q estou desenhando com Graphics.
Continuo com o problema… alguém…?
Consegui usar o Renderer com ícone ao invés de desenhar com Graphics, mas o ícone fica em todas as linhas da coluna q eu adicionar… Eu quero que minha figura (ícone ou desenho do Graphics) fique em apenas uma célula (sem apagar se eu mover a janela…)!
Será que não tem como fazer isso…?
Agora encontrei um tal de “TableCellEditor”, e to tentando usar com o comando setDefaultEditor… tá complicado…
Ok, o que exatamente você quer fazer?
Eu entendi que você quer colocar um ícone em alguma das células da tabela? E esse ícone deve variar de acordo com o objeto que a linha representa. É isso?
Normalmente, eu uso o renderer para isso. Redesenhar com o Graphics é um péssimo caminho, complicadíssimo, se comparado a usar um TableCellRenderer. O TableCellEditor serve apenas caso você queira que o usuário edite o valor da célula.
O renderer recebe também a linha e coluna da tabela. Você pode criar um filho de DefaultTableCellRenderer e, quando estiver na linha e coluna em que não deseja a figura, chame o método da classe superior. Nos demais casos, implemente o método para retornar a imagem.
Dá uma olhada nesses artigos:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.36.1.guj
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html#editrender
A chave que faltava era “getClipBounds”
/**
* This renderer extends a component. It is used each time a
* cell must be displayed.
*/
public class MyTableCellRenderer extends JLabel implements TableCellRenderer {
private static final long serialVersionUID = 1L;
public MyTableCellRenderer() {
super();
}
/**
* This method is called each time a cell in a column
* using this renderer needs to be rendered.
*/
public Component getTableCellRendererComponent(JTable table,
Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int rowIndex,
int vColIndex) {
/** 'value' is value contained in the cell located at
* (rowIndex, vColIndex)
* 'vColIndex' = Visual Column Index
*/
setOpaque(true); //MUST do this for background to show up.
if (hasFocus)
super.setBackground(Color.LIGHT_GRAY);
else if (isSelected)
super.setBackground(Color.GRAY);
else
super.setBackground(Color.WHITE);
// Set tool tip if desired
//setToolTipText("Clique para selecionar esta célula");
// Since the renderer is a component, return itself
return this;
}
public void paintComponent(Graphics g) {
// primeiro, pintamos um JLabel normal:
super.paintComponent(g);
// calculamos o retângulo baseado no tamanho do componente:
Rectangle r = super.getBounds();
Rectangle r2 = g.getClipBounds();
r = (Rectangle) r.clone();
System.out.println("x:"+r.x+" y:"+r.y+" w:"+
(int)r.getMaxX()+" h:" + (int)r.getMaxY());
int col = r.x/LARGURA_CELULA;
int row = r.y/ALTURA_CELULA;
if( Logica.contato[col][row] != null ) {
Logica.contato[col][row].desenha( r2, g );
}
}
// The following methods override the defaults for performance reasons
public void validate() {}
public void revalidate() {}
protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {}
public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {}
}