JTable + void paintImmediately

Estava precisando redesenhar o conteúdo da tabela, com Graphics, e consegui fazê-lo sobrescrevendo a função paintImmediately do JTable…

	@Override public void paintImmediately(Rectangle r) {
		super.paintImmediately(r);
                desenho();
        }

Mas quando movo, restauro ou redimenciono o frame o desenho ainda some… :roll: :?

Já tentei antes com repaint, paintComponent, paint e os eventos do JFrame de restaurar ou redimensionar. E ainda não consegui… estou procurando… se achar eu aviso aqui…

Estava pesquisando e vendo muita coisa sobre Renders, daí fui ver o q são e encontrei esta página:
http://www.exampledepot.com/egs/javax.swing.table/CustRend.html
"Creating a Custom Cell Renderer in a JTable Component"

achei q tinha resolvido, mas simplesmente não fez nada… continua apagando o desenho…

Alguém tem alguma idéia pro desenho ficar lá?
Lembrando q estou desenhando com Graphics.

Continuo com o problema… alguém…?

Consegui usar o Renderer com ícone ao invés de desenhar com Graphics, mas o ícone fica em todas as linhas da coluna q eu adicionar… Eu quero que minha figura (ícone ou desenho do Graphics) fique em apenas uma célula (sem apagar se eu mover a janela…)!
Será que não tem como fazer isso…?

Agora encontrei um tal de “TableCellEditor”, e to tentando usar com o comando setDefaultEditor… tá complicado…

Ok, o que exatamente você quer fazer?

Eu entendi que você quer colocar um ícone em alguma das células da tabela? E esse ícone deve variar de acordo com o objeto que a linha representa. É isso?

Normalmente, eu uso o renderer para isso. Redesenhar com o Graphics é um péssimo caminho, complicadíssimo, se comparado a usar um TableCellRenderer. O TableCellEditor serve apenas caso você queira que o usuário edite o valor da célula.

O renderer recebe também a linha e coluna da tabela. Você pode criar um filho de DefaultTableCellRenderer e, quando estiver na linha e coluna em que não deseja a figura, chame o método da classe superior. Nos demais casos, implemente o método para retornar a imagem.

Dá uma olhada nesses artigos:
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.36.1.guj
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html#editrender

A chave que faltava era “getClipBounds”


    /**
     *  This renderer extends a component. It is used each time a
     *  cell must be displayed.
     */ 
    public class MyTableCellRenderer extends JLabel implements TableCellRenderer {
		private static final long serialVersionUID = 1L;
		
		public MyTableCellRenderer() {
			super();
		}		
		
		/** 
		 * This method is called each time a cell in a column
		 * using this renderer needs to be rendered.
         */ 
        public Component getTableCellRendererComponent(JTable table,
        		Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int rowIndex,
        		int vColIndex) {           
        		/** 'value' is value contained in the cell located at
        		 *  (rowIndex, vColIndex)
        		 *  'vColIndex' = Visual Column Index
        		 */
	    	
        	setOpaque(true); //MUST do this for background to show up.
        	
            if (hasFocus) 
            	super.setBackground(Color.LIGHT_GRAY);
            else if (isSelected)
    			super.setBackground(Color.GRAY);
            else
            	super.setBackground(Color.WHITE);
            
            // Set tool tip if desired
            //setToolTipText("Clique para selecionar esta célula");
    
            // Since the renderer is a component, return itself
            return this;
        }
        
        public void paintComponent(Graphics g) {
        	// primeiro, pintamos um JLabel normal:
        	super.paintComponent(g);
        	// calculamos o retângulo baseado no tamanho do componente:
        	Rectangle r = super.getBounds();
        	Rectangle r2 = g.getClipBounds();
        	r = (Rectangle) r.clone();
        	
        	System.out.println("x:"+r.x+" y:"+r.y+" w:"+
        			(int)r.getMaxX()+" h:" + (int)r.getMaxY());
        	       	
        	int col = r.x/LARGURA_CELULA;
        	int row = r.y/ALTURA_CELULA;
        	
            if( Logica.contato[col][row] != null ) {            	
				Logica.contato[col][row].desenha( r2, g );				
            }      	
        	
        }
    
        // The following methods override the defaults for performance reasons
        public void validate() {}
        public void revalidate() {}
        protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {}
        public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {}
		
    }