Procurando aqui no fórum encontrei parcialmente a solução de um problema, com este código a máscara e o limite de um JTextField são setados:
try{
javax.swing.text.MaskFormatter format_textField = new javax.swing.text.MaskFormatter("**********");
format_textField.setValidCharacters
("AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwXxYyZz");
nome = new avax.swing.JFormattedTextField(format_textField);
}catch (Exception e){}
Funciona muito bem, não é possível digitar caracteres que não sejam os permitidos e mais do que 10… O problema é que o tamanho do JTextField sempre fica como 8… Tem como eu usar esse código e também indicar o tamanho da caixa de texto?
Olá grajagan,
seja bem-vindo ao PJ.
Tente fazer o seguinte:
format_textField.setValidCharacters
("AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLlMmNnOoPpQqRrSsTtUuVvWwXxYyZz");
format_textField.setColumns( 20 ); // Vinte caracteres
Até mais,
Bons códigos!!!
Luís
Valeu pela saudação… Mas não foi possível usar este método… To usando o Eclipse e a única possibilidade é setCommitsOnValidEdit() não tem mais nada que comece com ‘setC’ …
Descobri meu erro… Eu não estava conseguindo usar o setColumns porque minha variável era JTextField, mudei pra JFormattedTextField e usei o setColumns… tudo ok agora!! Valeu pela ajuda luis 
Com este código tenho que colocar tantos asteriscos quantos forem necessários para limitar a quantidade de caracteres que permito na caixa de texo… Tem como eu, em vez de digitar asteriscos, informar a quantidade limite de caracteres por um inteiro? Assim como o tamanho do JTextField(20), por exemplo?