Finalmente na empresa onde trabalho, teremos a chance de talves iniciar um projeto em Java, sair um pouco do PHP e ir para JSP/Servlet.
Meu superior está lendo um livro sobre XP (Xtreme Programming) e achou muito interessante a idéia do desenvolvimento em cima dos testes, ou seja, primeiro desenvolver os testes e depois as funcionalidades.
Como na empresa eu sou uma das pessoas que sempre estão estudando Java, ele veio me pergunta como funciona isso em Java. Mostrei pra ele o Eclipse + JUnit, e ele ficou impressionado, pois primeiro você monta os testes e depois o Eclipse cria as interfaces da classe apenas em poucos cliques com o mouse. Mas eu mostrei um teste simples, igual o do tutorial do GUJ (eu conheci o JUnit pelo tutorial do GUJ, obrigado GUJ :).
Agora segunda feira irei apresentar para a equipe duas ferramentas, o hibernate como camada de persistencia de objetos e o JUnit.
O Hibernate eu já tenho um exemplo legal aqui, agora a dúvida é sobre o JUnit.
Como vocês usam o JUnit para testar funcionalidades?
Por exemplo:
Se eu quero testar um método que faz uma soma… eu passo 1 parametro, outro e vejo o resultado. Mas gostaria de outros tipos de testes, por exemplo, como eu vou testar se meu DAO está gravando certo as informações? como testar se um objeto está influenciando o outro certo e etc?..
Outra dúvida é a seguinte. Vamos supor que tenho 3 classes
[list]
Classe1
Classe2
Classe3
[/list]
eu crio 3 classes do JUnit
[list]
TestClasse1
TestClasse2
TestClasse3
[/list]
Se eu rodar as 3, uma de cada vez normal…
mas eu quero rodar as 3 na sequencia… pois no futuro do projeto, irei ter várias classes e vários testes…
Como você fazem pra rodar tudo de uma vez? existe algum “segredo”, ou vocês criam tipo uma classe Principal, que nela chama uma classe por vez para testar?
desculpem o tópico grande, mas essas informações são valiosas para mim começar um projeto em Java de verdade :lol:
Obrigado desde já
Alex Lopes


