JUnit, como fazer os testes? Isso é realmente util?

Estava lendo sobre JUnit e a ideia de criar os testes, mas não entendi algumas coisas, como por exemplo:

1-Quando tenho um metodo void como é que eu vou testar pelo JUnit?

2- Quando crio um método eu já não estou testando ele?
Afínal ninguém vai colocar métodos que não funcionem em suas classes.

3- Depois de ter criado o método-teste, quando ele vai ser usado novamente? crio ele e ele fica solto por ai?

Estou começando com esse JUnit e nao entendi a ideia dele.

Não é que você não entendeu JUnit, você não entendeu a ideia do TDD.

Fala velho :slight_smile:

Sou iniciante mas a idéia do JUnit é COMPROVAR que o seu trabalho esta sendo bem feito e as suas classes estão funcionando bem…

E mas uma prova para o empregador (Cliente) de que o código o sistema que ele esta pegando esta funcionando bem todo o desenvolvedor deveria testar os seus códigos + realmente não da tempo xD

Abraço.

Dei uma pesquisada rápida aqui mas de-repente te ajuda

http://javafree.uol.com.br/wiki/JUnit

http://junit.wikidot.com/

Abraço.

Me falaram um pouco sobre test driven development e, me corrijam se eu estiver errado, a ideia dela é testar os metodos enquanto os criamos mas isso acho que já é implicito, afinal como vou usar um metodo que nao funciona?

Quando se tem poucos métodos, é fácil verificar o funcionamento. Mas em um sistema com centenas ou milhares de classes, uma alteração simples pode gerar consequências enormes. Com testes automatizados, os problemas podem ser rastreados rapidamente, reduzindo a quantidade de bugs no produto final.

1 - Imagine uma classe de salvar pessoas:

[code]class Pessoa {
// Um monte de atributos
}

// Fachada, Servico, Business Object, etc, interface que gerenciará a pessoa
interface PessoaXYZ {
void salvar(Pessoa p);
}

class PessoaTest extends TestCase {
void testSalvarNulo() {
PessoaXYZ xyz = …;