Olá pessoal, sou nova no mundo Java e estou tentando fazer funcionar uma aplicaçãozinha usando a JVM CrEme, eu consegui fazer funcionar na J9, porém não estamos conseguindo adquirir a J9 da IBM, entao estou tentando utilizar a CrEme.
Usei a mesma aplicação que rodou na J9, editei o arquivo lnk assim:
255#"\Windows\CrEme\bin\CrEme.exe" -Ob -cp “\MyProject1.jar” MyApp
Instalei no pocket ME400_ARM_CE_42_PPC.CAB e CrE-ME410_swing.CAB
porém quando executo o arquivo .lnk apenas dá a mensagem de LOADING CREME e cai fora, nao executa nada.
Se eu executo o .jar ocorre o mesmo e gera um log de erro com o seguinte:
NSIcom Ltd., CrEme™ Evaluation Version CrE-ME J2ME™ CrE-ME V4.00 B090.040628 24- February-2005
MemoryLimit=29056kb
**Unable to load: gfw/gfwconf
e esses dois arquivos constam na pasta \Windows\CrEme\bin
Será que esqueci de fazer algo? oq será que fiz de errado? alguem pode me ajudar?
Verifica se na instalação, nao foi instalado nenhum exemplo…que eu me lembre, sempre é instalado um exemplo, da onde se pode copiar o lnk…
Já testei essa VM e não gostei, pq tem um desempenho muito ruim, bem como uma VM japonesa tmb…Para PalmOS, a J9 é imbatível!! Já para windows mobile, teste a Esmertec Jbed. Não vi nenhuma melhor que ela para windows mobile.
Eu utilizo a JVM CrEme na PDA Symbol config. CDC com OS Win CE 5.0 e funciona bem (projeto para American Red Cross) .
CrEme é feito para as configurações CDC / PersonalProfile e para OS= Win CE .
CrEme Plus é excelente para os aparelhos Symbol : bar-code scanners, magnetic stripe readers, wireless communications .
O problema de CrEme é a License $R (evaluation 30 dias) .
Para escolher a JVM para Windows tem que saber o tipo de aparelho e processador e a versão do sistema (OS)
1 - Qual é o aparelho (pocket, phone…) e processador(ex. ARM) configuração(ex. CDC ou CLDC/MIDP) utilizado ?
2 - Qual é o sistema (OS: win Mobile , win CE ) é a sua versão ?
CrEme não funciona no Windows Mobile, e o Pocket PC talvez utilize Windows Mobile ?
Uma JVM pode ser excelente num tipo de aparelho e muito ruim noutro.
Desculpa pelos erros de português mas utilizo mais o francês e inglês.
Pessoal, desculpe ressussitar o tópico mas estou iniciando um projeto utilizando a NSIcom Ltd., CrEme™ JVM e estou com algumas dúvidas que talvez vocês possam me ajudar, o dispositivo que estou utilizando é o Motorola MC3000 (Symbol) com Windows Mobile 6 e processador IntelXScale, preciso necessariamente acessar os recursos de wirelles e leitor de código de barras dele.
A NSIcom Ltd., CrEme™ JVM é mesmo a melhor escolar de JVM para este dispositivo? E caso eu continue a utilizá-la terei que pagar a NSIcom pelo uso comercial desta JVM?
Caso eu tenha que pagar pelo uso da NSIcom Ltd., CrEme™ JVM, existe uma alternativa gratuíta para ao invés dela?
Eu utilisei :
PDA MC 3090 BT Symbol Win CE
JVM NSICom CrEme 4.1 plus e uma API do site de Symbol para o bar code
NSIcom CrE-ME V4.1 JSCP emulator
OS Win CE env. Java J2ME/CDC 1.0 por PDA Symbol
ActiveSync
Lista de JVM :
IBM’s J9 JVM
NSICOM’s CrEme JVM
not fully Java compatible (SuperWaba)
Esmertec JBed, formerly Insignia Jeode
Mysaifu JVM
NSIcom pelo uso comercial desta JVM?
NSICOM’s Creme JVM has a free trial download, plus they sell a developer license of 40 units for $1000, and also offer discounts for bulk.
Summary: “CrEme, a descendant of the Java Software Coprocessor from NSIcom, is a Java virtual machine for Windows CE devices that has some clever plumbing”.
Eu ja escrevi um programa elaborado usando o Creme JVM e me pareceu muito bom. Escrevi um artigo com todos os passos pra se fazer um aplicativo basico para Windows Mobile usando Creme.
Todo o tutorial encontra-se no meu website www.codexistence.co.cc/articles?article=‘cdc.php’
Tem essa pergunta no forum, mais ninguem respondeu.
Tem um forma gratuita de utilizar o crEme?
Como estou começando a estudar j2me com padrão CDC gostaria de utilizar essa vm.
Pois já configurei a ide netbeans 6.1 com o vm crEme e windows mobile 6.0, esta rodando legalzinho, mais quando executo a aplicação não mostra a tela que criei no netbeans com os buttons, labels e etc… A tela no pocket pc fica toda branca.
Será que possa me ajudar?
Bem primeiramente respondendo a pergunta quanto a usar a Creme virtual machine!
Ela não é gratuita e voce pode usa-la para testes por apenas 1 mes.
Após isso voce deve adquirir a licença! (no entanto comparando as outras virtual machines que testei, ela é incomparavelmente melhor)
Bom com relação a tela branca que voce esta recebendo!
Me responda alguma dessas perguntas!
Voce ja rodou o aplicativo exemplo que vem com a instalacao do Creme?! O Cube?!Se já tentou , deu certo ou vc tem o mesmo problema?!
Voce esta fazendo seus aplicativos no netbeans pela plataforma correta?!(pJSCP V4.12 B142.190307)
Se esta fazendo aplicativo com Swing, lembrou de copiar o swing.all pra dentro da pasta do creme?!
Como eu disse se voce seguir passo a passo do meu tutorial, conseguirá fazer seu Hello World! http://www.codexistence.com/articles.php?id=1
Lembre-se que se passado um mes , a virtual machine passará a nao funcionar mais.
Quero especializar em j2me. Tanto é que no proximo ano meu tcc será nesta plataforma.
Pretendo desenvolver um aplicação de automação de força de vendas para pocket pc.
O padrão ideal para esse desenvolvimento seria CDC ou o CLDC?
Tenho lido informações que o CLDC está bem avançado e daria para fazer tranquilamente, o que você me aconcelha?
Gostaria também de trabalhar com banco de dados no pocket, tem algum que você poderia me indicar para que eu possa estuda-lo?
Ideia do meu tcc:
Por download de arquivo TXT ao iniciar o dia de trabalho o usuario atualizaria o banco do pocket (tabelas: produto, cliente, preço e etc…). Efetuaria seus pedidos normalmente gravando na sua respectiva tabela PEDIDO e em qualquer horario do dia o usuario poderia efetuar transmissões para enviar os pedidos, ou seja, faria o uploads de arquivos TXT.
Fala Leandro! Foi mal pela demora de um mes, eh que estive viajando esse tempo todo.
Mas bem vamos la! Eu infelizmente desencorajo o uso da plataforma CDC. Apesar do esforço por parte da Sun, a plataforma nao virou, e como pode perceber a unica JVM mais confiavel (e mesmo assim paga), é a creme virtual machine.
Eu acho que infelizmente as coisas ao inves de caminhar pra uma unificacao, estao cada vez mais direcionadas a uma plataforma especifica.
No caso eu acho que atualmente com a gama grande de smartphones e afins é valido pensar em aplicacoes para ambos windows mobile e iphone.
Para telefones celulares comuns acho que este aplicativo que mencionou fica ainda dificil para o padrao CLDC J2ME.
Para windows mobile eu posso garantir que vc consegue desenvolver um software de alto nivel, muito alem do que mencionou aqui. Existe sim para windows mobile uma versao compacta do Microsoft SQL server. Alem disso é possivel tb atraves do .Net Compact Framework, programar em diversas linguagens, bastando vc escolher com a qual se sente confortavel.
Eu nao sei exatamente qual a aplicacao que esta visualizando, mas se esta pensando em banco de dados, poderia tranquilamente abolir o tal uso de arquivos txt.
Diga mais sobre o seu projeto, quem sabe eu tenho alguma boa dica!
O pocket teria um banco de dados com algumas talelas como cliente, produto, tabela de preço e etc…
E apos um comunicação de dados, o usuario atualizaria essa tabelas fazendo o downloads dos arquivos txt, e tambem, enviaria a movimentação do dia fazendo o upload dos arquivos como pedidos, clientes novos e etc…
Basicamente isso.
O que você poderia estar me aconselhando?
Pois ainda estou coletando informações para comecar a estudar.
Antes de voce colocar a mao na massa voce precisa pensar na arquitetura geral do seu sistema. Voce vai usar uma comunicacao baseada em cliente e servidor?!Qual comunicacao ta pensando em usar? Qual protocolo?
Uma ideia legal para o seu programa poderia ser o seguinte(se vc estiver pensando em fazer a tal comunicacao pela internet).
Toda vez que o usuario inicializa o tal programa, ele antes procura pra ver se a tabela que ele tem no celular( o banco de dados), é mais atual ou nao que a tabela que esta num servidor (estou supondo que voce ta comunicando com um banco de dados por exemplo MySql online). Se esta for mais atual ele continua a trabalhar com a tabela que esta no celular, e apos um comando (no seu caso o upload), o programa automaticamente manda os comandos SQL para o servidor da internet, que atualizara o banco de dados.
Para que o usuario saiba qual versao é a mais atual do banco de dados, voce pode manter por exemplo um arquivo de configuracao tanto no servidor quanto no cliente(seu celular),( em principio um arquivo texto qualquer(.TXT), no entanto seria melhor com um arquivo XML), para ficar mais facil a manutencao do mesmo, caso seu sistema cresça.
A cada modificacao com sucesso, esse arquivo é atualizado e uma variavel interna por exemplo (um contador) , poderia ser incrementado com a versao atual que esta sendo trabalhada.
Para fazer toda essa integracao, voce precisaria basicamente de um banco sql compacto no seu celular com uma interface grafica onde o usuario pudesse atualizar a tabela. Do lado do servidor, voce poderia deixar um servidor MySql rodando com a mesma tabela(tentando aproximar ao maximo as configuracoes de ambos os campos(usando as mesmas variaveis), ja que MYSQL é diferente de Microsoft SQL server).
Existe inclusive outras formas de tentar sincronizar os bancos de dados de forma mais bonita(alguns bancos guardam tb informacao de ultima data e hora que foi modificado), voce poderia pensar numa forma do banco de dados remoto e do local ambos compararem datas e hora de modificacao, usando essas funcoes internas atraves do SQL.
“Eu parti do principio que voce estara programando para Windows Mobile”.
Um bom comeco seria voce fazer o download do Visual Studio 2008 (acho que existe uma versao trial), e comecar a programar nessa plataforma.
Depois voce pode criar pequenas aplicacoes com o Microsoft SQL server para se acostumar a manusear dados da tabela.
Apos isso voce pensa na parte grafica e de como integrar seu celular com o banco de dados remoto. Acho que voce consegue fazer isso em menos tempo que imagina!!!
Gostaria de uma dica, para a JVM que nao suportam Swing, com trabalhar com AWT? Digo pois a AWT não é tão rica como a Swing, e se no meu projeto precisar usar um table? Vou ficar na vontate? hehehe T+
Há não tem uma forma de conseguir a licença do CrEme sem ter que comprar 40 licenças por 1000 dolares? eu soh quero 5 fods!
Nao entendi a primeira pergunta, mas respondendo a segunda com relacao a utilizacao da Creme Virtual Machine.
Foi a unica que eu consegui testar que efetivametne funcionou no meu projeto. No entanto, jamais faria algo comercial usando ela.
Apesar de funcionar esta cheia de bugs, a licença é cara e o suporte deles é um lixo.
Nunca obtive respostas sobre e-mails que mandei. Portanto minha experiencia com eles nao eh nem um pouco boa!
É eu desisti dela pelo custo, e por vender no minimo 40 licenças ai fica pesado, o suporte eu precisei uma vez e me responderam sem problemas, estou migrando o projeot que fiz na creme para a j9 da ibme, usando swt, tah dando dor de cabeça mas creio que depois de resolver todos os problemas, vai funcionar melhor que na creme.
Seu projeto esta ligado a que tipo de equipamentos? Pocket PCs rodando o q!?
Sinceramente sem querer jogar contra o JAVA CDC mas ja jogando. Eu sou o fã da Sun e da linguagem JAVA, mas sinceramente, eles deixaram e muito a desejar no quesito equipamentos de alta capacidade de processamento como os pockets pcs… A unica coisa que presta sao as jvms normais para celulares padroes!
Eu sinceramente com as atuais jvms do mercado, nao consigo visualizar nenhum projeto usando CDC que seja bem sucedido.
A maioria dos projetos móveis que participei ou que vi de outras universidades, descartaram ja logo de cara o uso de jvms CDC. Na verdade o que fizemos nesse projeto que eu participei foi comecar com varios prototipos. Cada um sob uma especificacao.Foi desenvolvido o mesmo software para Android, Windows Mobile e Java J2SE e claro o J2ME CDC usando a Creme. Conforme eu disse existe ainda bugs ali, que nao permitem que uma aplicacao consiga chegar num nivel alto, pois a propria jvm é cheia de bugs . No final o unico projeto que nao vingou foi o projeto que usava o padrão CDC.
Bem minha dica é : Se puder evitar isso , enquanto a Sun nao apareça com uma proposta de respeito , será melhor. No entanto se realmente nao der pra evitar então siga em frente com o projeto. Aceito tb opinioes contrarias a respeito da tecnologia atual CDC que me provem o contrario…eu sinceramente nao achei nada que fosse realmente “profissional”.
Sim cara te entendo perfeitamente, para windows mobile a melhor alternativa é o .net sem sombra de duvidas, mas aqui estou me dando bem, jah conclui um projeto e estou indo para o segundo, vou continuar usando CDC por enquanto está atendendo minhas necessidades, quando não mais conseguir progredir ai sim mudarei para uma outra linguagem, e creio que esta será o totalcross, eu enfrentei todos estes problemas que vc citou, a parte mais dificil foi optar por qual JVm escolhe, acabei escolhendo a CrEme mas depois pelo custo das licenças voltei para a J9 da IBM, e lhe digo que esta sim é uma ótima JVM, unico problema é vc pegar o jeito nela, aprender SWT, fazer umas modificações na JVM ai depois é só alegria, o projeto está rodando rápido e satisfatoriamente.