JVM híbridas juntam GNU Classpath com OpenJDK para uma versão livre da JVM

Nós finalmente temos o primeiro “fork” do OpenJDK!

O projeto IcedTea tem como objetivo fornecer suporte para o “build” da JDK todo com ferramentas livres. Atualmente, o OpenJDK ainda contém os chamados “binary plugs”, que são partes do JDK que não são livres e que não puderam ter o seu código liberado como open source junto com o resto dele, então o projeto IcedTea tem como objetivo remover essas partes não livres e colocar versões dessas bibliotecas que estão disponíveis no projeto GNU Classpath.

E segundo a RedHat, esse projeto não é “permantente” ele só vai existir até que essas mudanças possam ser colocadas no OpenJDK e ele torne-se uma ferramenta 100% software livre.

Vale a pena dar uma forcinha pro pessoal né :smiley:

Notícia: Hybrids Combine GNU Classpath and OpenJDK

Que disperdicio de recursos… a coisa toda esta sendo aberta… para que criar mais um projeto morto ? Acho que nem a propria Red Hat vai usar essa JVM… nao tem sentido… as vezes eu acho que essas empresas fazem isso só para aparecer…

Olá

Ainda demorará bastante para o OpenJDK funcionar porque há muito código proprietário para ser reescrito. A entrada da RedHat deve saudada como uma grande ajuda e ainda torço para que entre mais gente.

Será um fork? No próprio manifesto de lançamento do “chá gelado” está escrito:

[quote=http://article.gmane.org/gmane.comp.java.openjdk.distro-packaging.devel/5]
We have been working within Red Hat to replace these binary plugs with
free software based on GNU Classpath and to remove the need for
bootstrapping with unfree software. This is important for a number of
reasons, the most pressing being that only free software may be used
to build operating systems like Fedora.

We intend this build repository, based on OpenJDK, to provide a basis
on which to experiment. It’s not a fork from OpenJDK, and doesn’t
contain the OpenJDK source code.[/quote]

Acredito que o projeto OpenJDK possa se beneficiar com o que for escrito pela Icedtea. Estou errado?

[]s
Luca

só o tempo dirá <- que poético !

É por isso que “fork” está entre aspas :stuck_out_tongue:

E o IcedTea deve existir até que as alterações possam ser colocadas direto no OpenJDK, o que deve demorar algum tempo.

Com o Java aberto, na minha ótica esses projetos perderam a motivação.

???

Como assim perderam a motivação!?
Quantas versões do Linux kernel você conhece ???
Há quem diga que apenas duas pessoas utilizam o Linux Kernel oficial.
Para citar apenas alguns forks importantes:
As principais distribuições possuem sua própria versão do linux kernel com remendos de segurança.
seLinux, foi um fork do Linux para “sistemas seguros”.

Os “forks” são importantes, porque permitem que um desenvolvimento concorrente da aplicação. Do contrário, qualquer idéia mais ou menos revolucionária iria aguardar uma permissão de escrita no trunk para sair… Mais fácil criar uma versão modelo e adicionar as lições aprendidas no trunk.

[quote=chun]Que disperdicio de recursos… a coisa toda esta sendo aberta… para que criar mais um projeto morto ? Acho que nem a propria Red Hat vai usar essa JVM… nao tem sentido… as vezes eu acho que essas empresas fazem isso só para aparecer…
[/quote]

http://fitzsim.org/blog/?p=17

[quote=rodrigousp]…
As principais distribuições possuem sua própria versão do linux kernel com remendos de segurança.
Se Linux, foi um fork do Linux para “sistemas seguros”.

Os “forks” são importantes, porque permitem que um desenvolvimento concorrente da aplicação. Do contrário, qualquer idéia mais ou menos revolucionária iria aguardar uma permissão de escrita no trunk para sair… Mais fácil criar uma versão modelo e adicionar as lições aprendidas no trunk.
[/quote]
Roger that!

http://www.kde-files.org/CONTENT/content-files/44218-gldt76.png

Olá

O link é interessante. Mas como está no texto da Redhat, o projeto atual não está definido para ser um fork ou uma nova distribuição Java. Eventualmente poderá vir a ser, mas também está escrito que eventualmente o código Open Source poderá ser incorporado ao OpenJDK.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

O link é interessante. Mas como está no texto da Redhat, o projeto atual não está definido para ser um fork ou uma nova distribuição Java. Eventualmente poderá vir a ser, mas também está escrito que eventualmente o código Open Source poderá ser incorporado ao OpenJDK.

[]s
Luca[/quote]

a intenção foi mostrar a diversidade de linux distros lançadas até hoje. naverdade somar o que o Rodrigo disse.

mas me surgiu uma dúvida…

e as específicações SUN? com o surgimento do openJDK pra onde vai o JCP? eles irão continuar ditando o ritmo?

O ritmo não, o rumo :smiley:

Java não está 100% aberto aainda. Enquanto houver algo fechado, vai exostir outras alternativas.

Eu sou a favor dessa iniciativa, e também acho que só vem a contribuir para a abertura total do “Java”.

O ritmo não, o rumo :smiley: [/quote]

Então estamos “presos” ao que eles decidirem.

Não que eu seja contra… eu acho isso bom! :wink:

[quote=rodrigousp]???

Como assim perderam a motivação!?
seLinux, foi um fork do Linux para “sistemas seguros”.

[/quote]

Sinceramente são importantes no modelo do Linux, onde não há um comitê central bem definido, com diversos integrantes da especificação e uma empresa com $$ como a Sun por trás.

Se o Linux tivesse na mão de três empresas somente, não teria tantas versões e nem o problema de incompatibilidade.

Em OS pode ser gosto, você pode até querer rodar um OS2-Warp , escreve um compilador C e tenta rodar seu código.

Diferente do Java que é uma plataforma de desenvolvimento baseada numa especificação.

Vai rodar algo que não está coberto ainda pelo fork, ou que funciona de forma diferente em cada uma das versões …

Fico preocupado com isso e acredito que muitos ficam também, mas entendia os motivos da comunidade sobre capital intelectual ficar preso à uma empresa. Entretanto hoje está clara a postura da Sun, com a intenção de abrir totalmente a plataforma Java.

Não o fez ainda devido a códigos de terceiros que estão inseridos e precisam ser portados, um trabalho gigantesco, mas que quando finalizado, estará aberto à comunidade.

Agora rola muita pressão em cima da Sun, pq ninguém pede pra BEA abrir a JRockit também !! A comunidade iria ganhar muito mais, na minha ótica.