KeyListener somente com o componente ativo

Opa galera, tudo bem ? :slight_smile:

Acho que o título do tópico não ficou muito bom, então vou explicar o meu problema:
Estou tentando criar alguns componentes gráficos para Java TV, a idéia é extender a classe Component da AWT e criar todo o resto (ou quase todo o resto heheh).

Pois bem, a minha atual “briga” é tentar fazer com que um determinado componente implemente um keylistener e somente possa ser utilizado quando está ativo.

Atualmente, o que eu tenho e que está funcionando é uma classe que implementa xlet e keylistener, dentro desta classe tem um container e dentro dele um botao, no método KeyPressed, quando uma determinada tecla é acionada, eu chamo o botao.requestFocus();, até aí tudo bem, o foco vai certo pro botão, mas eu queria que por exemplo quando ele está com foco, ele pudesse mudar de nome caso eu pressione outra tecla, ou seja, que ele fosse editável somente quando está com o foco.

Aí a dúvida é a seguinte: Teria como implementar o KeyListener no botao também e quando ele está ativo ele muda suas propriedades e tal ou eu só posso utilizar o keylistener da classe que o xlet está implementado e fazer as operações de lá ?

Não sei se consegui expressar bem o que eu estou imaginando fazer :oops:

Obrigado pela atenção.

vc quer alterar o conteudo quando o botão receber o foco
ou apenas permitir a aleração se ele estiver com o foco???

a idéia é permitir a alteração dele somente quando ele está com o foco.

vou tentar explicar um pouco melhor:
por exemplo, eu crio um slider e coloco na tela, a idéia é que eu movimente as teclas do controle remoto e vá dando foco aos componentes (isso eu já fiz), e então quando eu clico no ok do controle, eu trave o foco nesse objeto e consiga mexer o slider com as teclas direcionais (tipo travando o foco nele até que eu aperte ok e destrave o foco do componente)

não sei se deu pra sacar a idéia, estou bem perdido com essa história de listeners hehehe

vlw pela ajuda :slight_smile: