Como pode ser isso? E a classe java.util.Locale e os ResourceBundles? Eu nunca usei pra valer, mas eu sei que a JVM da sun determina os defaults de formatos de data, por exemplo, baseados no Locale do seu Unix!!
Me expressei mal. O que eu queria dizer eh que, para a situacao em questao ( componentes Swing com mensagens com base no SO onde esta sendo rodado ), isso ainda nao eh suportado.
Acho que o que ele quis dizer é sobre ser automático. Para trocar o texto de um botão, tem que implementar na mão.
Em programas escritos em outras linguagens dá pra ver claramente que mensagens que pedem a confirmação de um Sim / Não vem com o texto traduzido nos botões caso o sistema operacional seja em português.
Mas realmente Java funciona muito bem para internacionalização. Aqui mesmo onde eu trabalho tem um projeto relativamente grande a respeito, e eles conseguem internacionalizar sem maiores problemas, porque o Java já é bem preparado para isso (até mesmo nos pequenos detalhes tipo usar unicode ao invés de ascii)