Show de bola pessoal, tá realmente produtiva essa thread.
Aproveitando jack_-_ganzha, já que está por dentro do Groovy, tenho visto o pessoal lá fora elogiando o Grails 1.0. Tem tido alguma experiência com Grails? O que acha dele, na atualidade?
É praticamente aceito na lista de usuários do Grails que ter uma versão 1.0 tem mais implicações culturais que técnicas. É realmente mais fácil vender algo com um 1.0 final do que com RCs e por aí vai. Onde trabalho um dos projetos é desenvolvido com o Grails e até agora os problemas é o costume de tentar encaixar algumas complicações (desnecessárias) que nós desenvolvedores Java tanto gostamos.
Pessoalmente tenho desenvolvido alguns projetos com o Grails e minhas reclamações são para o suporte a testes. Falta melhorarem alguns pontos:
Stack traces ilegíveis quando um teste falha
Faltam reports mais diretos sobre o porque o teste falhou
Falta um esquema para executar apenas os testes que falharam
Melhorar o plugin para cobertura de código (que se confunde com as closures)
Um plugin para Selenium, que eu acho bem melhor do que o WebTest.
O que eu faço para facilitar minha vida é:
Os testes são escritos para situações muito especificas e com nomes super descritivos
Um assert por teste, assim eu sei exatamente o que falhou
Todos os asserts com mensagens
Small steps para implementar/refatorar qualquer coisa
São práticas que ajudam mesmo quando vc desenvolve em Java, mas são ainda mais uteis para o Grails. Sobre o VRaptor, dá para usar Groovy para criar as classes de modelo e escrever os testes. É mais interessante do que fazer em Java.
Não creio que seja tanto a culpa do Rails e sim da plataforma do Ruby. Mas deve mudar consideravelmente com o Ruby 2, que vai sair sei lá quando, e também sei lá quando o Rails o suportará.
[quote=kicolobo]Grails tem uma coisa que o Ruby não tem: ele roda em uma JVM.
Não sei como anda o Rails para o JRuby, esta seria uma vantagem, porém convém lembrar que é importante sabermos aonde nossa aplicação está sendo executada, e a plataforma Java, convenhamos, é fantástica!
O simples fato de você poder reaproveitar TODO o seu código legado em uma aplicação feita em Grails já o coloca, na minha opinião, anos luz à frente do Ruby on Rails. O que me prendia um pouco com relação ao RoR era exatamente o fato de que seria mais difícil aproveitar trabalhos passados que eu havia desenvolvido em Java.
Andei dando uma fuçada no Grails e fiquei realmente impressionado com o que vi. Em um aspecto, inclusive, o GRails passa o RoR: você não precisa configurar nada, tal como ocorre no RoR. Isto porque o GRails já vem com o HSQLDB embutido. Claro, esta não é lá uma grande vantagem, mas é um passo à frente.
Com certeza o GRails está na lista de minhas apostas para 2008 :)[/quote]
O Rails para o JRuby é o mesmo Rails pra Ruby. Eu tenho um sistema que fiz usando Ruby on Rails em Mongrel e está em produção atualmente no Tomcat.
[quote=David][quote=kicolobo]Grails tem uma coisa que o Ruby não tem: ele roda em uma JVM.
Não sei como anda o Rails para o JRuby, esta seria uma vantagem, porém convém lembrar que é importante sabermos aonde nossa aplicação está sendo executada, e a plataforma Java, convenhamos, é fantástica!
O simples fato de você poder reaproveitar TODO o seu código legado em uma aplicação feita em Grails já o coloca, na minha opinião, anos luz à frente do Ruby on Rails. O que me prendia um pouco com relação ao RoR era exatamente o fato de que seria mais difícil aproveitar trabalhos passados que eu havia desenvolvido em Java.
Andei dando uma fuçada no Grails e fiquei realmente impressionado com o que vi. Em um aspecto, inclusive, o GRails passa o RoR: você não precisa configurar nada, tal como ocorre no RoR. Isto porque o GRails já vem com o HSQLDB embutido. Claro, esta não é lá uma grande vantagem, mas é um passo à frente.
Com certeza o GRails está na lista de minhas apostas para 2008 :)[/quote]
O Rails para o JRuby é o mesmo Rails pra Ruby. Eu tenho um sistema que fiz usando Ruby on Rails em Mongrel e está em produção atualmente no Tomcat.[/quote]
Seria interessante um comparativo com o JRuby, para saber a quanto anda o projeto nesse quesito.