[quote=kicolobo]Grails tem uma coisa que o Ruby não tem: ele roda em uma JVM.
Não sei como anda o Rails para o JRuby, esta seria uma vantagem, porém convém lembrar que é importante sabermos aonde nossa aplicação está sendo executada, e a plataforma Java, convenhamos, é fantástica!
O simples fato de você poder reaproveitar TODO o seu código legado em uma aplicação feita em Grails já o coloca, na minha opinião, anos luz à frente do Ruby on Rails. O que me prendia um pouco com relação ao RoR era exatamente o fato de que seria mais difícil aproveitar trabalhos passados que eu havia desenvolvido em Java.
Andei dando uma fuçada no Grails e fiquei realmente impressionado com o que vi. Em um aspecto, inclusive, o GRails passa o RoR: você não precisa configurar nada, tal como ocorre no RoR. Isto porque o GRails já vem com o HSQLDB embutido. Claro, esta não é lá uma grande vantagem, mas é um passo à frente.
Com certeza o GRails está na lista de minhas apostas para 2008 :)[/quote]
Oi Kico,
Acho que você se confundiu quando falou “Grails tem uma coisa que o Ruby”.Grails é um framework, ruby é uma linguagm.
Da última vez que eu parei pra olhar o rails 2 não funcionava com jruby, mas existe uma galera usando o rails “antigo” com jruby (tem até livro: http://www.apress.com/book/view/1590598814).
O código legado pode ser usado com jruby também (google: java jruby integration), não sei até que ponto a coisa funciona. Onde bytecode é o denominador comum não devem ocorrer problemas.
HSQLDB embutido é uma grande vantagem?
Eu não conheço nada de Groovy, mas levando em conta o que o Mauricio falou, juntando com o que o mercado vem apresentado, jruby deve estar num andar a cima.