Lançada versão 1.1 do Framework SwingBean

64 respostas
Guerr

Olá Pessoal!!

O projeto SwingBean é um projeto open source com mais de um ano que já se encontra estável e maduro (que só não estava muito divulgado). Agora com o lançamento da sua versão 1.1, eu decidi colocar a boca no mundo para conseguir mais apoio da comunidade.

Ele tem uma abordagem inovadora para a criação de formulários e tabelas, eliminando diversas tarefas braçais de posicionamento de componentes e sincronização de objetos. Sua utilização impactou positivamente na produtividade e flexibilidade das interfaces onde foi utilizado. Vale a pena dar uma olhada no site:

http://swingbean.sourceforge.net/

Aguardo um feedback de vocês!

64 Respostas

S

vi o projeto me parece interessante!
vou esperimentar ^^!

Guerr

Experimenta sim!!

Gostaria que você pudesse me dar um feedback sobre o que você achou, até mesmo da documentação que está disponível. Um projeto deste é a comunidade que faz e qualquer ajuda ou sugestão é bem vinda!

J

Ola Td ok, Sou iniciante em java, e estou desenvolvendo uma aplicação de cadastro de funcionário para a empresa que trabalho, e não estou tendo rendimento, e achei aqui no guf o seu post sobre o swingbean. Você não teria ai um tuturial bem básico de como usar a ferramenta e cosntruir um formulário.

desde ja te agradeço

Guerr

Um tutorial assim pronto eu ainda não tenho, porém na próxima revista MundoJava vai sair um artigo de como fazer passo a passo várias telas com o SwingBean…

Se me deixar um email eu posso de mandar o código fonte de alguns exemplos!!!

A

Guerr@:
Um tutorial assim pronto eu ainda não tenho, porém na próxima revista MundoJava vai sair um artigo de como fazer passo a passo várias telas com o SwingBean…

Se me deixar um email eu posso de mandar o código fonte de alguns exemplos!!!

Gostei Guerra, eu uso o mentawai.
Porem gostaria que vc me enviasse o que vc tem ai.

C

ola Gerra, eu comprei a Mundo Java e gostei do swingBen
porem não consegui fazer o exemplo da revista, me daerro

[list]

Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.getComponent(JBeanPanel.java:132)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.getRowPanel(JBeanPanel.java:172)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.putFieldsInPanel(JBeanPanel.java:144)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.(JBeanPanel.java:68)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.(JBeanPanel.java:54)

at Chama.main(Chama.java:28)

[/list]

se puder me mandar alguns exemplos no meu e-mail
[email removido]

Guerr

cpmmarcelo:
ola Gerra, eu comprei a Mundo Java e gostei do swingBen
porem não consegui fazer o exemplo da revista, me daerro

[list]

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.getComponent(JBeanPanel.java:132)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.getRowPanel(JBeanPanel.java:172)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.putFieldsInPanel(JBeanPanel.java:144)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.(JBeanPanel.java:68)

at Chama.main(Chama.java:28)

[/list]

se puder me mandar alguns exemplos no meu e-mail
[email removido]

Em qual código está dando problema?
Teve um colega que testou o código todo para mim e conseguiu rodar sem problemas! Mande o código que você criou aqui no forum…

O

Li o tutorial sobre o swingbean na revista mundo java, e tanto o que esta publicado, como o que vem junto com framework facilitam muito o entendimento. Ficou fácil criar formulários, agilizando muito o desenvolvimento do projeto, tanto que, vou utilizar em um projeto que estou desenvolvendo.

Guerr

Estou fazendo o possível para melhorar a documentação do site! Enquanto isto qualquer dúvida é só me contactar pelo fórum ou por email!!!

O artigo na MundoJava acredito ser o melhor tutorial do SwingBean até agora, e é uma excelente introdução para quem está começando!

edgarpr

:smiley: Olá Guerr@ !! Estou começando no java !! E fiquei curioso para experimentar o swingbeans pois meu interesse é aplicações desktop!! Mas aqui na minha cidade não tem a revista mundo java para vender !! Se puder me mandar algum tutorial ou exemplos de aplicações com este framework !!!

meu e-mail é: [email removido]

Guerr

edgarpr:
:smiley: Olá Guerr@ !! Estou começando no java !! E fiquei curioso para experimentar o swingbeans pois meu interesse é aplicações desktop!! Mas aqui na minha cidade não tem a revista mundo java para vender !! Se puder me mandar algum tutorial ou exemplos de aplicações com este framework !!!

meu e-mail é: [email removido]

Você pode encomendar a revista pelo site. É só entrar na aba “Compre as Edições Anteriores” que você também consegue comprar a edição atual!!! De qual cidade você é?

O único material que eu tenho está no site do projeto e na revista… Prometo em breve disponibilizar mais material no site! Estou trabalhando nisto!!!

M

Boa Noite Eduardo, estou desenvolvendo uma pequena aplicação desktop e resolvi testar o SwingBean. Bom o problema é que eu não estou conseguindo usar o framework. Gostaria de saber se você pode me ajudar a iniciar usar o framework.

Aguardo retorno,

Guerr

Qual problema você está tendo?

lucasbibiano

Grande Guerr@.
Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar pela grande ferramenta disponibilizada.
Aki estou tendo um problem e talvez você possa me ajudar:
No arquivo de conf XML para o JBeanPanel:
<property name=‘teste’ readOnly=‘true’ />

Ele não reconhece as opções readOnly pois em meu formulário o campo permanece editavel.

Desde já agradeço.

Guerr

O atributo readOnly é válido apenas para a tabela.

Pretendo criar em breve um atributo enabled para o formulário, porém isto pode ser feito utilizando o método da classe JBeanPanel setEnable().

Você também pode colocar a propriedade como type=“LABEL” que o conteúdo será mostrado em um label e consequentemente não será editável.

lucasbibiano

Guerr@:
O atributo readOnly é válido apenas para a tabela.

Pretendo criar em breve um atributo enabled para o formulário, porém isto pode ser feito utilizando o método da classe JBeanPanel setEnable().

Você também pode colocar a propriedade como type=“LABEL” que o conteúdo será mostrado em um label e consequentemente não será editável.

Nossa excelente.
Valeu, um grande abraço

M

Gostaria de saber como iniciar um projeto usando o JavaBean, é esse o problema. Existe um tutorial ou algo parecido ??

aguardo resposta,

Adriano_Almeida

Cara, acho que o Eduardo ainda não teve tempo pra desenvolver um tutorial bacana pro site do swing bean. Mas para começar, dê uma lida na MundoJava deste mês, lá tem um excelente tutorial que ele escreveu e que é focado em como começar do 0.

Guerr

Estou trabalhando em um tutorial para colocar no site e em breve já deverá ser disponibilizado.

O melhor material introdutório sobre o SwingBean é o artigo que saiu na revista MundoJava deste mês. Lá é mostrado como criar uma tela passo a passo… É um bom material para quem está começando!

Vadinei_Soares

Olá Guerra!

Desde já parabenizo a você pelo belo trabalho desenvolvido!
Considero-me ainda novato diante de Java e seus Frameworks…

Estou atualmente desenvolvendo um trabalho sobre alguns Frameworks de Produtividade para Desenvolvimento de Aplicações Desktop em Java. Tive a enorme felicidade de adiquirir uma revista Mundo Java, pude ver/testar o SwingBean e incluí-lo em meu projeto. Esse trabalho está sendo desenvolvido à uma disciplina do curos, mas poderá vir a ser o meu Trabalho de Conclusão de Curso (<onografia). Em virtude disso, estou aqui em busca de mais informações a respeito do SwingBean, que ao meu ver terá um futuro bastante promissor!

Minhas principais dúvidas estão relacionadas à possibilidade da integração das interfaces desenvolvidas com o SwingBean com algum framework de persistência de dados, como por exemplo o Hibernate. Existem tais possibilidades?

Agradeço desde já pela atenção e espero novidades em futuras versões do SwingBean!

muriloagu

Ae guerra, estou com uma dúvida quanto ao carregamento automatico dos dados em tabelas … dados da base de dados … só consegui com ApplicationAction de botões… da uma força … mandei uma msg privada com detalhes da minha dúvida …

quem puder me dar alguma dica …

uso SwingBean 1.1

falow … abraço

muriloagu

:oops: Mó facil … consegui aki valeu!

Guerr

Vádinei Soares:
Olá Guerra!

Desde já parabenizo a você pelo belo trabalho desenvolvido!
Considero-me ainda novato diante de Java e seus Frameworks…

Estou atualmente desenvolvendo um trabalho sobre alguns Frameworks de Produtividade para Desenvolvimento de Aplicações Desktop em Java. Tive a enorme felicidade de adiquirir uma revista Mundo Java, pude ver/testar o SwingBean e incluí-lo em meu projeto. Esse trabalho está sendo desenvolvido à uma disciplina do curos, mas poderá vir a ser o meu Trabalho de Conclusão de Curso (<onografia). Em virtude disso, estou aqui em busca de mais informações a respeito do SwingBean, que ao meu ver terá um futuro bastante promissor!

Minhas principais dúvidas estão relacionadas à possibilidade da integração das interfaces desenvolvidas com o SwingBean com algum framework de persistência de dados, como por exemplo o Hibernate. Existem tais possibilidades?

Agradeço desde já pela atenção e espero novidades em futuras versões do SwingBean!

Puxa vida! Que legal! Quando seu trabalho ficar pronto, gostaria de receber uma cópia.

Na verdade eu mesmo utilizo o SwingBean junto com o hibernate. Você pode utilizar os objetos mapeados com o hibernate para cadastro com o SwingBean sem problemas! :slight_smile:

Pode deixar que para as próximas versões do SwingBean estão previstas features como componentes customizáveis, binding automático e customizações de vizualização.

Guerr

muriloagu:
Ae guerra, estou com uma dúvida quanto ao carregamento automatico dos dados em tabelas … dados da base de dados … só consegui com ApplicationAction de botões… da uma força … mandei uma msg privada com detalhes da minha dúvida …

uso SwingBean 1.1

falow … abraço

Eu vi que você já resolveu o problema, mas aí vai uma dica bem legal…

Você quando excluir os objetos de uma tabela, não precisa exclui-los imediatamente do banco de dados. Se você utilizar na classe BeanTableModel o método deleteBeanAt(), que exclui o objeto em uma linha, você pode depois recuperar todos os objetos que forem excluidos com o método getDeleted().

Os métodos getInserted() e getUpdated() fazem o mesmo para objetos atualizados e inseridos. Para zerar a contagem, basta utilizar resetCounters().

Guerr

muriloagu:

uso SwingBean 1.1

falow … abraço

Vi que já conseguiu o que queria… Mas aí vai uma dica!!

Quando você exclui os beans de uma tabela utilizando o metodo deleteBeanAt() da classe BeanTableModel, você pode recuperar todos os objetos excluídos utilizando o método getDeleted(). Assim você pode excluir e depois sincronizar com o banco!

muriloagu

Massa demais essas dicas … vou usar aki também …

valeu! e mais uma vez parabéns … axei massa o artigo da MJ e o Frame também é uma mão na roda …

jupysilva

Tenho um projeto e quero usar o Swingbean, mas tenho umas questoes.

Gostaria de Usar com Hibernate e JNDI, vc acha Viavel, ou sai do escopo do projeto?

Guerr

jupysilva:
Tenho um projeto e quero usar o Swingbean, mas tenho umas questoes.

Gostaria de Usar com Hibernate e JNDI, vc acha Viavel, ou sai do escopo do projeto?

Na verdade o SwingBean age na camada de view, sendo que pode ser utilizado independentemente da tecnologia da camada de negócios e persistência. Seria a mesma coisa que perguntar: “É possível utilizar hibernate com JTextField?”.

A integração com Hibernate não faz parte do escopo do SwingBean, porém nada impede de utilizar os dois em um mesmo projeto. Pessoalmente já participei de um projeto que utilizou esta mistura de SwingBean com Hibernate e deu bastante certo!

D

Olá pessoal, sou novo no mundo java, e estou com problemas para instalar o Swingbeans. Eu coloque todos os arquivos .jar dentro da pasta /lib/ , entretanto ao inicializar o eclipse ele não carrega automaticamente as bibliotecas do swingbeans, por isso vários comandos como “getFieldDescriptor” não são reconhecidos. Alguém pode me ajudar na instalação das bibliotecas.

Guerr

dilsonjau:

Olá pessoal, sou novo no mundo java, e estou com problemas para instalar o Swingbeans. Eu coloque todos os arquivos .jar dentro da pasta /lib/ , entretanto ao inicializar o eclipse ele não carrega automaticamente as bibliotecas do swingbeans, por isso vários comandos como “getFieldDescriptor” não são reconhecidos. Alguém pode me ajudar na instalação das bibliotecas.

Você precisa adicionar o .jar nas dependências do projeto. Siga os seguintes passos:

1 - Clique com o botão direito no nome do projeto
2 - Escolha a opção Properties
3 - Na janela que abrir escolha a opção Java Build Path
4 - Escolha a aba Libraries
5 - Clique no botão Add External JARS… (pode ser somente Add JAR… se os arquivos estiverem em algum subdiretório do projeto)
6 - Escolha os arquivos jar do SwingBean
7 - Confirme apertando OK

Lembre que os arquivos jar necessários são: swingbean.jar, jcalendar.jar, forms.1.0.5.jar e validation.1.0.jar. Colocar no diretório lib serve apenas para você organizar melhor seu projeto, mas não adiciona biblioteca de classes.

D

Amigo, depois de sua orientação consegui perfeitamente que todas as bibliotecas fossem reconhecidas, acredito que consegui dar o 1º passo, agora estou com problemas com os arquivos xml. Estou usando o Eclipse 3.2, agora eu crio o arquivo .xml e executo.
Para executar as classes devo executar como JavaBeans ou aplicativo Java normalmente.
Amigo obrigado por suas orientações!!!

Guerr

dilsonjau:
Amigo, depois de sua orientação consegui perfeitamente que todas as bibliotecas fossem reconhecidas, acredito que consegui dar o 1º passo, agora estou com problemas com os arquivos xml. Estou usando o Eclipse 3.2, agora eu crio o arquivo .xml e executo.
Para executar as classes devo executar como JavaBeans ou aplicativo Java normalmente.
Amigo obrigado por suas orientações!!!

Como aplicativo java!

D

Olá amigo! ao executar a classe [color=blue]CadastroTeste.java[/color] ele dá os seguintes erros:

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.createComponents(JBeanPanel.java:73)

at org.swingBean.gui.JBeanPanel.(JBeanPanel.java:67)

at org.mundojava.swinbean.CadastroTeste.main(CadastroTeste.java:19)

O código é o seguinte:

package org.mundojava.swinbean;

import org.swingBean.gui.<em>;

import org.swingBean.actions.</em>;

import org.swingBean.descriptor.<em>;

import javax.swing.</em>;

import java.awt.*;

public class CadastroTeste {

/**
 * @param args
 */
public static void main(String[] args) {
	// TODO Stub de método gerado automaticamente
//		Cria o componente de formulário

GenericFieldDescriptor descriptor = XMLDescriptorFactory.

getFieldDescriptor(Usuario.class, UsuarioForm.xml, UsuarioForm);

final JBeanPanelpanel = new JBeanPanel(Usuario.class, descriptor);

//		Cria o componente de tabela e adiciona uma ação no duplo click

TableFieldDescriptor tableDescriptor = XMLDescriptorFactory.

getTableFieldDescriptor(Usuario.class, UsuarioTable.xml, UsuarioTable);

final BeanTableModeltableModel = new BeanTableModel(tableDescriptor);

final JBeanTable table = new JBeanTable(tableModel);

JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(table);

table.addDoubleClickAction(new ApplicationAction(){

public void execute(){

Usuario usuario = tableModel.getBeanAt(table.getSelectedRow());

panel.setBean(usuario);
}
		});

// Cria botões em um panel para coloca-los

JActButton botaoInsere = new JActButton("Insere", new ApplicationAction(){
		public void execute(){
			Usuario usuario = new Usuario();
			panel.populateBean(usuario);
			tableModel.addBean(usuario);
			panel.cleanForm();

}
	}); 

JActButton botaoLimpar = new JActButton("Limpar", new ApplicationAction(){
	public void execute(){
		panel.cleanForm();
	}
	});

JPanel panelButton = new JPanel();
	panelButton.add(botaoInsere);
	panelButton.add(botaoLimpar);

//Cria o Frame para exebição dos dados

JFrame frame = new JFrame();
	frame.setSize(800,600);
	frame.setLocation(50, 50);
	frame.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
	frame.setLayout(new BorderLayout());
	frame.getContentPane().add(panel, BorderLayout.NORTH);
	frame.getContentPane().add(scrollPane, BorderLayout.CENTER);
	frame.getContentPane().add(panelButton, BorderLayout.SOUTH);
	frame.setVisible(true);  

}

}

Poderia me dizer onde estou errando!?

Obrigado !!!

Guerr

Provavelmente o erro está no XML, referenciando uma propriedade ou algum componente que não existe… Eu refatorei esta parte do SwingBean para gerar mensagens mais bem explicadas! Na próxima versão esta parte vai estar bem melhor!!!

Mande o XML e a classe Usuario para eu executar o seu código e ver o que está acontecendo de errado…

Guerr

dud_ebc:
Oi Eduardo eu estou utilizando o swingBean em um sistema, e estou gostando
bastante mas, to com problemas no comboBox gerados pela comboModelClass, que na IDE do Eclipse funciona corretamente mas no arquivo jar do sistema na aparece os valores do combo, vc sabe qual seria o problema

Já aconteceu este problema com uma outra pessoa… Verifique se as classes que você coloca no XML para o carregamento dos combos estão presentes no jar.

alexandremlima

Olá!

Eu baixei o Swingbean 1.1 e fui fazer o exemplo da matéria da MundoJava enquanto lia. O Eclipse ficou reclamando de algumas classes que não existiam mais e de métodos inexistentes. Fui adaptando e no final consegui fazer o exemplo do matéria.

Também estou sentindo falta de um tutorial e uma documentação melhor para poder aprender a usar esse framework. Ele tem muito potencial de uso aqui na empresa que trabalho. Parabens pelo trabalho!

Guerr

Eu consegui executar normalmente o seu jar e só precisei acrescentar o classpath no manifest. Ficou assim:

Manifest-Version: 1.0
Main-Class: view.CadastroPessoa
Class-Path: swingbean.jar forms-1.0.5.jar jcalendar.jar validation-1.0.jar

Eu rodei e os combos fncionaram perfeitamente!

elissandromendes

Guerra,

Antes de mais nada fantástico seu trabalho. PARABENS !!!

Gostaria de usar o RCP do Eclipse, teria alguma forma de integrar o SwingBean com ele ? Alguma dica ?

Alguma possibilidade de usar o SWT/JFace no futuro ?

Aguardo,

Guerr

elissandromendes:
Guerra,

Antes de mais nada fantástico seu trabalho. PARABENS !!!

Gostaria de usar o RCP do Eclipse, teria alguma forma de integrar o SwingBean com ele ? Alguma dica ?

Alguma possibilidade de usar o SWT/JFace no futuro ?

Aguardo,

Olá Elissandro!

Obrigado pelos elogios!

Por enquanto não existe nenhuma previsão de integração com SWT, porém não é nada que seja completamente incompatível. O grande problema é que os wrappers a a parte de componentes precisaria ser refeita para o SWT.

Atualmente a evolução do framework está apontando para a parte de binding dinâmico e a flexibilização das APIS. Porém, conseguindo desenvolvedores com experiência em SWT, nada impede a construção desta integração.

[]s

Guerr

dud_ebc:

obrigado pela dica, mas o problema é que eu uso eclipse para gerar o .jar
e mesmo vc editando o manifest ele cria sem a configuração do class-path
eu queria saber como vc configura isso se puder, pois eu para utilizar as dependecias dos .jars para facilitar eu coloco eles no diretorio da jre/lib/ext
valeu e sucesso!

Eu acho que se você criar um diretório META-INF e colocar o manifest dentro dele, o eclipse utiliza o seu arquivo no jar. Outra dica seria utilizar o ant para esta tarefa!

elissandromendes

Eduardo,

Teria algume exemplo usando o Spring na forma citada no artigo pra gente dar uma olhada ???

valew

Guerr

Exemplo que eu possa te passar eu não tenho… A idéia é você criar um template de tela com getters e setters para as coisas que podem variar de uma para outra (a classe cadastrada, o xml do form, o xml da tabela e etc…). Depois você coloca esta classe de template como um bean do Spring e passa os parâmetros de cada tela.

Espero que tenha dado para entender…

elissandromendes

Eduardo,

Algum progresso no binding para o SwingBean ?

Abraços.

elissandromendes

Terias algum exemplo de master-details com o SwingBean

Agradeço.

Guerr

Eu tanto prometi e finalmente foram lançados os primeiros tutoriais no site do SwingBean! Segue o site do projeto:

http://swingbean.sourceforge.net

Guerr

elissandromendes:
Terias algum exemplo de master-details com o SwingBean

Agradeço.

Vou colocar na fila para adicionar um tutorial sobre isto no site…

Renato.Pinheiro

Oi Guerra,

mesmo correndo o risco de parecer repetitivo, PARABÉNS PELO TRABALHO! Está ficando cada vez mais bem feito!

Precisando de ajuda, é só falar! (Nem que seja apoio psicológico hehehe)

Guerr

Olá Renato!

Muito obrigado!!! Elogios são sempre bem vindos e nunca são repetitivos!!!

Em relação a ajuda, o projeto está precisando sim, principalmente para gerar mais documentação. Quem se interessar pode entrar em contato comigo!!!

[]s

Renato.Pinheiro

Oi Guerra,

estou desenvolvendo um sistema para controle de freqüência nas aula usando a impressão digital dos alunos e pretendo usar o SwingBean para as telas. Posso tentar, depois de ganhar alguma vivência no framework, criar tutoriais ou talvez até disponibilizar o código desta aplicação. Nos falamos assim que tiver algum conteúdo, ok?

Alias, falando em conteúdo, tentei pegar o código fonte dos exemplos da sua matéria mas eles ainda não estão disponíveis. Teria com vc disponibilizá-los?

Renato.Pinheiro

Guerra e demais que estão usando o swingbean,

nos meus testes, esbarrei em dois problemas, seguem abaixo:

1º - Em algumas situações o programa não encontra o arquivo XML e recebo o erro:

Exception in thread “main” java.lang.RuntimeException: com\pobox\pinheiro\exemplos\alunoForm.xml not found

na primeira vez achei que o problema fosse o caminho do diretório onde estava o projeto que continha caracteres especiais, movi para outro diretório e funcionou. Mas, testando hoje, em um diretório normal (mapeado), novamente deu erro.

P.S.: O projeto segue anexado neste post.

2º - Não encontrei uma maneira de espalhar um objeto em mais linhas, como é possível fazer com as colunas. Por exemplo, gostaria que 3 campos texto ficassem ao lado de uma foto. Isso é possível?

Guerr

Renato.Pinheiro:
Oi Guerra,

estou desenvolvendo um sistema para controle de freqüência nas aula usando a impressão digital dos alunos e pretendo usar o SwingBean para as telas. Posso tentar, depois de ganhar alguma vivência no framework, criar tutoriais ou talvez até disponibilizar o código desta aplicação. Nos falamos assim que tiver algum conteúdo, ok?

Alias, falando em conteúdo, tentei pegar o código fonte dos exemplos da sua matéria mas eles ainda não estão disponíveis. Teria com vc disponibilizá-los?

Aí vai ele!!!

Guerr

Olhei o zip que você mandou. O problema é que o arquivo xml está no diretório de fontes, mas não está no de build (que é onde ele busca de verdade). Quando vc faz o build com o Eclipse ele copia para você. Não sei como vc está fazendo o build, mas precisa copiar os XML para os diretórios que tiverem os .class.

Isso é meio complicado de fazer… Estou vendo uma forma de flexibilizar a criação do layout do formulário de forma que qualquer um vai poder customizar o layout do seu jeito… Infelizmente ainda não dá para fazer isso de forma fácil. O que vc pode fazer é criar 2 JBeanPanel e colocar um do lado do outro…

Espero ter ajudado!!!

[]s

Renato.Pinheiro

Ajudou muito Guerra, vou montar com dois JBeanPannel mesmo.

Assim que estiver pronto envio para vc.

peerless

opa, um UP apos alguns meses.

Definitivamente, o SwingBean, é em conjunto com o Genesis, os dois melhores frameworks Desktop que conheço. Apesar, que acredito, que um terceiro framework, com as qualidades do SwingBean + as do Genesis (as que eles nao tem em comum), ai sim seria perfeito.

Parabens ao Eduardo pelo brilhante trabalho.

E acredito, que a comunidade poderia começar a enxergar o desenvolvimento desktop em java com outros olhos.

utilizando o sb por exemplo, eliminamos a necessidade do uso (e dor de cabeça) da matisse do netbeans aqui na empresa.

abraços!

Ricardo10j

Guerra,

parabéns pela criação do projeto SwingBean, que é de extrema utilidade para programadores desktop,
estou encontrando o seguinte problema:

a propriedade readOnly=“true” não está funcionando com JBeanPanel,
só consigo criar colunas não editáveis em JBeanTable.

Kaio_Max_Santos

Como faço pra adquirir o swingBean :frowning: ? Tentei fazer o download mais não consegui !

mchiareli

Você pode baixar aqui:

http://downloads.sourceforge.net/swingbean/SwingBean-1.1.zip?modtime=[telefone removido]&big_mirror=0

C

Olá,

Como posso fazer um text area usando o swing bean?

Só consigo fazer cada property receber uma linha para texto.

nandopassos

Poxa otima ferramenta consegui fazer os exemplos do site com facilidade mesmo sendo iniciante em Java Parabéns Guerra. Só estou tendo dificuldades em ultilizar banco de dados com o SwingBean tipo inserir buscar deletar será que ja tem algum material disponivel ? Caso não tenha pesso a voçê Guerra que se possivel enviar um material de SwingBean com JDBC por exemplo . Valeu pessoal . E parabens Guerra pelo otimo trabalho.

nandopassos

Poxa otima ferramenta consegui fazer os exemplos do site com facilidade mesmo sendo iniciante em Java Parabéns Guerra. Só estou tendo dificuldades em ultilizar banco de dados com o SwingBean tipo inserir buscar deletar será que ja tem algum material disponivel ? Caso não tenha pesso a voçê Guerra que se possivel enviar um material de SwingBean com JDBC por exemplo . Valeu pessoal . E parabens Guerra pelo otimo trabalho.

E

bastante mas, to com problemas no comboBox gerados pela comboModelClass, que na IDE do Eclipse funciona corretamente mas no arquivo jar do sistema na aparece os valores do combo, vc sabe qual seria o problema

E

Guerr@:
dud_ebc:

Já aconteceu este problema com uma outra pessoa… Verifique se as classes que você coloca no XML para o carregamento dos combos estão presentes no jar.

elas estam presentes no .jar e o problema é o mesmo

E

Guerr@:
dud_ebc:

elas estam presentes no .jar e o problema é o mesmo, eu fiz um exemplo simples utilizando os dois metodos de carregar o comboBox e o erro continua

E

Guerr@:
Eu consegui executar normalmente o seu jar e só precisei acrescentar o classpath no manifest. Ficou assim:

Manifest-Version: 1.0
Main-Class: view.CadastroPessoa
Class-Path: swingbean.jar forms-1.0.5.jar jcalendar.jar validation-1.0.jar

Eu rodei e os combos fncionaram perfeitamente!

obrigado pela dica, mas o problema é que eu uso eclipse para gerar o .jar
e mesmo vc editando o manifest ele cria sem a configuração do class-path
eu queria saber como vc configura isso se puder, pois eu para utilizar as dependecias dos .jars para facilitar eu coloco eles no diretorio da jre/lib/ext
valeu e sucesso!

Criado 3 de dezembro de 2006
Ultima resposta 7 de mar. de 2007
Respostas 64
Participantes 24