Lançado Hibernate 3.5.0 suportando a JPA2

Foi lançado hoje (31/03/2009) a versão 3.5.0 do Hibernate, com suporte a algumas coisas novas, das quais com certeza a mais destacada é o suporte a nova versão da Java Persistence API, a JPA 2.

Entre as outras grandes novidades que surgiu com a nova versão do hibernate incluem:
[list]

  • Introdução do Hibernate annotations, entity manager e envers ao core. Dessa forma, se você precisar usar algum deles, tudo já vai estar lá e pronto.
  • Melhorias na integraçao com os frameworks de cache de segundo nível.
  • Suporte a objetos imutáveis
    [/list]

Para os que utilizam o Maven em seus projetos, os artefatos já estão disponíveis no repositório da JBoss.

Para saber mais: http://in.relation.to/Bloggers/Hibernate350FinalRelease

Excelente notícia. O suporte a criteria da jpa2 já estava muito bom no beta-2, todos os testes que havia feito com EclipseLink passavam. Parabéns a equipe do Hibernate por manter o excelente trabalho.

ps: DJemacao, enovad, entre outros, também postaram essa notícia.

Achei que era 1º de abril :stuck_out_tongue:

Tive que olhar o maven pra crer ! :):slight_smile:

Excelente! Também tive que ver para crer…

Rock! Notícia bem aguardada.

[quote=Paulo Silveira]Excelente notícia. O suporte a criteria da jpa2 já estava muito bom no beta-2, todos os testes que havia feito com EclipseLink passavam. Parabéns a equipe do Hibernate por manter o excelente trabalho.

ps: DJemacao, enovad, entre outros, também postaram essa notícia.[/quote]

Muda muita coisa do Criteria do hibernate?

[]s

Olá Pessoal,

Viu como faz para baixa o hibernate do site?
naum to axando o link de como fazer. hehehehehe
Eu axei um arquivo .jar aki mas naum sei se é esse

valow

[quote=Andr?Heidi Moriya]Olá Pessoal,

Viu como faz para baixa o hibernate do site?
naum to axando o link de como fazer. hehehehehe
Eu axei um arquivo .jar aki mas naum sei se é esse

valow[/quote]
http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate3/

Este link tá ok!

t+

brigaaaduuuuuuuuuuuuuuuu!!!

:lol: :lol:

Pessoal,

Fiz o download hibernate aki e vi uma coisa interessante, pelo menos para mim. hhehehehe

vi aki a pasta de documentação e existe varias traduções inclusive para portugues!!!
Achei isso um tanto interessante ja que estou começa a aprender a mexer com hibernate heheheheh

Muda, bastante, escrevi um artigo sobre isso na penultima MundoJava. Realmente esta mais poderosa e mais interessante, mas precisa escrever mais… ainda mais se voce usar o metamodelo estático, que te garante type safety em 99% dos casos. Se usar o modelo baseado em Strings, vai ficar mais curto, mas, assim como a Criteria antiga, não te garante type safety.

Em tempos que muitos questionam pra que tanto type safety, ja que testamos muito o codigo, alguns dizem que muita gente vai preferir usar o modelo baseado em Strings mesmo.

To tentando entender como ficou o suporte a entidades imutáveis, mas não achei muita coisa. Ele injeta via construtor com parâmetros? Injeta nos atributos, mesmo que sejam final? Ainda tenho que ter o construtor sem argumentos?

Não achei nada a respeito além disso:

http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.5/reference/en-US/html_single/#readonly

Ótima notícia!!! :slight_smile:

:arrow: Se vc nao deixar sua classe com o construtor padrao ele nao cria.

Caused by: java.lang.InstantiationException: br.com.caelum.bla.modelo.Modelo_$$_javassist_0
	at java.lang.Class.newInstance0(Class.java:340)
	at java.lang.Class.newInstance(Class.java:308)
	at org.hibernate.proxy.pojo.javassist.JavassistLazyInitializer.getProxy(JavassistLazyInitializer.java:140)
	... 10 more

Sim. Mas isso leva a uma coisa feia no seu código…

@Immutable
@Entity
public class Modelo {

	@Id @GeneratedValue
	private final Integer id;
	private final String nome;
	private final String descricao;

	public Modelo(String nome, String descricao) {
                this.id = null; //Esse ja vem null pra nao ficar passando id pro construtor
		this.nome = nome;
		this.descricao = descricao;
	}

        //tem q ter esse construtor pra satisfazer o hibernate
	Modelo() {
		this(null, null);
	}

	//getters
}

A documentaçao lá sobre essa parte ta bem fraquinha mesmo :frowning:

[]'s

noticia boa, agora é so testar. presente de pascoa!

Show de Bola…Ótima Notícia !!!

Alguem já fez um comparativo dele com o eclipselink ?

Comparei com EclipseLink depois de ter escrito o artigo pra revista, e os dois se comportaram da mesma maneira para varios testes com a nova criteria (eclipselink as vezes gerando queries menores, mas nao necessariamente melhores).

Alias, cheguei ate a postar um bug no EclipseLink quando escrevi o artigo, e eles já comitaram um patch (precisa logar):
https://bugs.eclipse.org/bugs/show_bug.cgi?id=297385

Só para constar: A data informada na abertura do tópico está errada. 31/03/2010