O refactore do IDEA vai até a nível de XML, coisa que não vi em nenhuma outra IDEA (me corrijam se eu estiver ultrapassado nesse ponto)
…tá bom.
Você sabe quantos profissionais envolvidos no projeto NetBeans?
Quem somos nós?
E não existe esse negócio de “prefiro fazer do meu jeito, à mão, pois SOU PROGRAMADOR!”. O que o cliente quer é algo que funcione corretamente e COM RAPIDEZ.
O mesmo programa que vc faz do seu jeito, eu gasto menos que a metade do tempo usando IDE, e NetBeans.
Também utilizo o Eclipse, mas só em projetos Web - ele só é bom nisto, mas não por muito tempo.
Não sei porque o Eclipse virou uma febre, deve ser porque o NetBeans é mais difícil de aprender e, sendo assim, talvez poucos conheçam de verdade os seus recursos - saiba que não há nada no Eclipse que o NetBeans não possa fazer melhor e mais rápido. Afinal, eu sei disto porque uso as duas ferramentas.
[quote=knik]…tá bom.
Você sabe quantos profissionais envolvidos no projeto NetBeans?
Quem somos nós?
E não existe esse negócio de “prefiro fazer do meu jeito, à mão, pois SOU PROGRAMADOR!”. O que o cliente quer é algo que funcione corretamente e COM RAPIDEZ.
O mesmo programa que vc faz do seu jeito, eu gasto menos que a metade do tempo usando IDE, e NetBeans.
Também utilizo o Eclipse, mas só em projetos Web - ele só é bom nisto, mas não por muito tempo.
Não sei porque o Eclipse virou uma febre, deve ser porque o NetBeans é mais difícil de aprender e, sendo assim, talvez poucos conheçam de verdade os seus recursos - saiba que não há nada no Eclipse que o NetBeans não possa fazer melhor e mais rápido. Afinal, eu sei disto porque uso as duas ferramentas.[/quote]
Olá knik, acho que você não prestou muito atenção no meu depoimento. Em momento algum critiquei o esforço dos desenvolvedores NetBeans. Sei que é grande a comunidade, e como eu já disse e repito agora: “Torço de coração pra que a profecia citada se cumpra um dia…”. Mas infelizmente, por mais que trabalhem, eles prometem muito mais do que cumprem, isso desde outras versões anteriores.
Mais uma vez digo que você não prestou atenção em meu depoimento, pois eu não disse que quero fazer tudo a mão, visto que eu apenas instalo plug-ins pra ter uma coisa minha, que como eu gosto de chamar, IDE pessoal. Nós não ficamos o dia inteiro instalando plug-ins pra perder tempo a ponto de deixar o cliente esperando.
Eu sei mais que ninguém que o cliente quer rapidez, pois trabalho como freelancer, ou seja, lido com clientes pessoalmente há muito tempo. E não acho que o Matisse me deixa mais rápido, pois o que código que ele gera, na minha opinião, é impossível de se manter.
Além disso, como você pode afirmar que gasta menos tempo do que eu em um projeto, se não conhece minha metodologia de trabalho? A não ser que você se acha superior. Tá, eu ainda considero que o Eclipse é bem mais produtivo e rápido. Por que? Basta reler meu depoimento, que mais uma vez, digo que você não prestou atenção. Mesmo assim, vou repetir o principal: Perdi muito tempo reajustando minha aplicação quando o NetBeans a danificou. Mas se fosse só isso, tava bom.
Mais uma vez vejo evangelistas/desenvolvedores prometendo coisas. Há muito tempo, nós programadores, viemos ouvindo promessas de melhora, de que o NetBeans vai decolar, de que o NetBeans será superior, mas infelizmente, essas profecias nunca se cumprem.
O Eclipse virou uma febre porque é uma ótima IDE. Só o refactoring dele, mesmo sem nenhum plug-in, já compensa um NetBeans. E já que citaram, o IntelliJ IDEA só não é uma febre, porque é pago.
Pelo que notei você faz parte do time de desenvolvimento NetBeans, não?! Se sim, procure ver meu depoimento e minhas críticas como feedbacks, e ao invés de prometer e deixar-nos mais uma vez esperançosos pra nada, leve essas críticas em consideração quando você estiver programando no time do NetBeans.
Ei…
Respeito o teu trabalho. Java é uma tecnologia acessível a poucas pessoas (pessoas comuns, não nós). Quem se aventurou jamais saiu.
Claro, é uma discussão que vai longe. Mas prá falar a verdade tanto NetBeans quanto Exclipse realizam trabalhos maravilhosos.
Vai mesmo do gosto de cada um.
Na verdade eu sou um amante de sistemas standalone (GUIS), talvez por isto eu goste tanto do NetBeans, que (na minha humilde visão) é melhor que o Eclipse - o matisse me faz pensar assim. E você tem razão sobre aquela estrutura enorme de pastas/pacotes que só servem para atrapalhar e isto é um ponto positivo para o Eclipse, além de várias outras.
Mas pense assim: O NetBeans é muito bom com GUIS, e isto você não pode dizer ao contrário.
Ahh, e antes que eu me esqueça: Eu também gosto do Eclipse - eu só utilizo ele quando faço minhas aplicações Web - e prá dizer a verdade, o mundo se converge para a web. Parece que há uma previsão sombria para aplicações GUI - Daí, o pessoal da Sun vai ter que rebolar…
Obrigado pelas suas considerações.
Entendo sim knik, e como eu disse e repito: “Não tenho nada contra quem usa NetBeans, nem contra seus evangelistas, respeito o gosto de cada um…”. E respeito muito.
Muita gente considera o NetBeans, foi uma pena que minha experiência se tornou trágica. Mas eu espero que a IDE evolua muito. Só não acho certo a galera do NetBeans guerriar contra o Eclipse e fazer promessas. Acho melhor produzir e guerriar em produtividade, ou seja, produzindo componentes cada vez melhores pra realmente competir sem ter que usar outros artifícios. Ah, não estou falando que você fez isso, veja bem, só vejo muito isso por aí, principalmente com a galera do Java.net.
É isso, mais uma vez, peço que leve em consideração meu depoimento e minhas críticas, e tome elas como se fossem simples feedbacks.
Valeu, []s knik.
Blasfêmia!
[quote=renato3110]Easy Eclipse:
http://www.easyeclipse.org/site/distributions/index.html[/quote]
Interessante…
… mas e se o cara quiser desenvolver pra Mobile e Desktop, ele tem que baixar 232Mb?
:roll:
[quote=Luiz Aguiar][quote=renato3110]Easy Eclipse:
Interessante…
… mas e se o cara quiser desenvolver pra Mobile e Desktop, ele tem que baixar 232Mb?
:roll: [/quote]
Ou você baixa o Eclipse normal e depois instala os plug-ins de acordo com suas necessidades.
Humm… bem o que achei, esse Easy num é assim tão easy então né hehehe
[quote=Luiz Aguiar][quote=renato3110]Easy Eclipse:
Interessante…
:roll: [/quote]
HEhhehe eu também fiquei bolado. Eu pensei: “mas eu quero TUDO” :twisted:
Mas já é um avanço…
Sim… pra evolução da tecnologia/aplicações que já existe em 2006, isso é o máximo né
Por que não é?
Eu particularmente não gosto do Easy. Como eu disse em alguns posts anteriores neste tópico, gosto de escolher a dedo e instalar o que eu quero certinho, mesmo que demore uns 15 minutinhos só pra colar urls e dar um Update ou baixar e descompactar nas features e plugins.
Mas não condeno. Pra quem gosta de tudo prontinho, ou quase tudo, e não se importa muito em escolher, vale a pena.
[]s.