Lançado Netbeans IDE 6.0 M1

Saiu o primeiro Milestone da versão 6.0 do Netbeans IDE, e juntamente com o M1 do Netbeans Profiler também.

Notícia: http://www.netbeans.org/community/news/index.html#886
New and Noteworthy Features: http://qa.netbeans.org/q-builds/TrunkNewAndNoteworthy.html
Download: http://qa.netbeans.org/q-builds/index_trunk

A idéia é ser igual ao Mustang (Java 6.0). Os primeiros downloads eram de versões que eram quase iguais ao Tiger (Java 5.0); agora, 91 builds depois, já parece algo que é bem diferente do Tiger.

Mais leve em que sentido???
O NB 6 tah muito mais rápido que seus antecessores…
Depende em que aspectos você fala, na utilização, que hardware você usa, etc…
O RoadMap do NetBeans, até o 5, preve sua data de lançamento ainda este ano.
Creio que o lancamento oficial do 6 será na metade do ano que vem.
Mas que eles estão bem “adiantadinhos” eles estão. :smiley:

Abraços!

ave,
trabalha-se muito nesse tal de netbeans.org
quase igual ao JCreator …
:stuck_out_tongue:

Por isso que falo que não vai demorar muito não pro editor do NB estar lado a lado com o do Eclipse, ai eu quero ver o circo pegar fogo hehehe :smiley:

hummmm… instalei e rodei.

agoooora a coisa ta mudando. o control espaco nao demorou 5 segundos fazendo scanning versus .3 segundos do eclipse… mas beirou o 1 segundo.

ai ele reescreveu o toString, e demorou mais .8 segundos para avisar do erro de compilacao de que nao havia o return (aiaia, que saudades que da do //TODO: bla bla stub \n return null; do eclipse)…

até ai tudo bem. vamos medir quantos anos luz o editor do eclipse esta na frente…

1. clique no Xzinho vermelho… hum, nada. missing return statement. legal. poe o return pra mim tio netbeans? hummm… nao! nada feito… nada de agilidade. vai la, da enter e digita voce mesmo.

2. escrevi um metodo. coloquei abstract do lado dele (de maneira errada, ja que ele tem body)… “abstract methods cannot have a body”. conserta pra mim tio? hummmm, nada feito. do it yourself

3. digite dentro do main:

String . sugere nome de variavel local pra mim tio? naaao… lista um monte de outras classes String. entao, nada feito. gaste seu precioso tempo escrevendo um nome de variavel local.

1. To dentro do main, quero fazer um FOR pra percorrer o args:

for

Listou-me varios fors, escolhi o enhanced… NADA de uperceber que a unica array/Iterable que tem no escopé o args e ja preencher com for(String string: args), foi la e colocou um for inutil qualquer… poxa!

1. Implementei a seguinte interface:

interface X {
void m();
}

Ai fui la e, na implementacao, disse que meu metodo m lancava IOException, obviamente quebrando a regra de reescrita de metodo. Me ajuda a fazer algo? Tenho duas opcoes: ou tiro o meu throws, ou a minha itnerface tem de permitir isso, adicionando a clausula throws na declaracao do metodo em X. Hum… nao, sem ideias pra esse TAMBEM. Que saudade!!!

Vou ateh parar. Desisti. E nao me venham falar que o “mobility pack faz as janelinhas”, ou que “ja vem um tomcat embutido” … que nao me importa. Ele nao me ajuda a codificar, ele ajuda a arrastar e soltar e usar wizards. eu preciso de velocidade de codigo. o netbeans NAO me da.

como code assist e editor, deixa MUITO a desejar em comparacao com o eclipse 3.2. mas MUITO mesmo.

desculpem o entusiasmo. eh que sempre falam “agora o netbeans empatou”… eu vou la animado e NADA! continua BEM pra tras… lerdo para ajudar, isso quando ajuda. nao nego que tem melhorado, mas NAO falem que empata, por favor.

[quote=Paulo Silveira]
desculpem o entusiasmo. eh que sempre falam “agora o netbeans empatou”… eu vou la animado e NADA! continua BEM pra tras… lerdo para ajudar, isso quando ajuda. nao nego que tem melhorado, mas NAO falem que empata, por favor.[/quote]

Boa dia Paulo,

Acredito que está disputa é mais por nossa causa (e alguns evengelhistas das duas IDEs) do que pela ferramenta em si.

Na visão de usuário (por favor não me escrevam falando o que diz no manual da ferramenta, eu não leio la na página pra baixar, ainda mais aqui que não ganho nenhum brinde :smiley: ) cada ferramenta tem seu estilo de trabalho.

Já usei muito o eclipse, e concordo que seu editor de código está muito a frente do netbeans. Por outro lado tenho usado bastante utimamente o netbeans pra escrever aplicativos JEE com EJB 3, e os esqueletos e wizards para criação de código são fantasticos (com o Enterprise Pack), que nem o calisto (em minha opnião) com o Dali ou WTP 1.5 consguiram bater.

Por isto vai da necessidade de cada um, afinal nenhuma IDE Java e a - perdoe-me a expressão - “MATADORA” para todas as situações.

Outra coisa, quando tenho que fazer umas interfaces em JSF mais elboradas eu apelo pro JDeveloper, que é muito melhor e muito mais produtivo (Sem contar que o ADF Faces é open-source agora). O Java Studio Creator, apesar de ser da Sun é pesado e usa mais componentes proprietários que a Oracle (sem contar que te amarra na implementação) e o MyEclipse é legal, porém mais limitado.

Porém tem gente que gosta de usar sua IDE e mais nenhuma outra, o que acho natural e nada contra. Tem gente que gosta de usar JBuilder, legal escolha dele.

Afinal o código Java gerado é o mesmo (não adentrando-me na discussão de beleza), afinal a plataforma é a mesma. Foram minhas opniões.

Flos.

[quote=Paulo Silveira]hummmm… instalei e rodei.

agoooora a coisa ta mudando. o control espaco nao demorou 5 segundos fazendo scanning versus .3 segundos do eclipse… mas beirou o 1 segundo.

ai ele reescreveu o toString, e demorou mais .8 segundos para avisar do erro de compilacao de que nao havia o return (aiaia, que saudades que da do //TODO: bla bla stub \n return null; do eclipse)…

até ai tudo bem. vamos medir quantos anos luz o editor do eclipse esta na frente…

1. clique no Xzinho vermelho… hum, nada. missing return statement. legal. poe o return pra mim tio netbeans? hummm… nao! nada feito… nada de agilidade. vai la, da enter e digita voce mesmo.

2. escrevi um metodo. coloquei abstract do lado dele (de maneira errada, ja que ele tem body)… “abstract methods cannot have a body”. conserta pra mim tio? hummmm, nada feito. do it yourself

3. digite dentro do main:

String . sugere nome de variavel local pra mim tio? naaao… lista um monte de outras classes String. entao, nada feito. gaste seu precioso tempo escrevendo um nome de variavel local.

1. To dentro do main, quero fazer um FOR pra percorrer o args:

for

Listou-me varios fors, escolhi o enhanced… NADA de uperceber que a unica array/Iterable que tem no escopé o args e ja preencher com for(String string: args), foi la e colocou um for inutil qualquer… poxa!

1. Implementei a seguinte interface:

interface X {
void m();
}

Ai fui la e, na implementacao, disse que meu metodo m lancava IOException, obviamente quebrando a regra de reescrita de metodo. Me ajuda a fazer algo? Tenho duas opcoes: ou tiro o meu throws, ou a minha itnerface tem de permitir isso, adicionando a clausula throws na declaracao do metodo em X. Hum… nao, sem ideias pra esse TAMBEM. Que saudade!!!

Vou ateh parar. Desisti. E nao me venham falar que o “mobility pack faz as janelinhas”, ou que “ja vem um tomcat embutido” … que nao me importa. Ele nao me ajuda a codificar, ele ajuda a arrastar e soltar e usar wizards. eu preciso de velocidade de codigo. o netbeans NAO me da.

como code assist e editor, deixa MUITO a desejar em comparacao com o eclipse 3.2. mas MUITO mesmo.

desculpem o entusiasmo. eh que sempre falam “agora o netbeans empatou”… eu vou la animado e NADA! continua BEM pra tras… lerdo para ajudar, isso quando ajuda. nao nego que tem melhorado, mas NAO falem que empata, por favor.[/quote]

Sim, o Editor do NetBeans deixa muito a desejar. Isso todo mundo sabe e não acho que ninguem tenha falado que não.

A versão 5.5 do NetBeans é focada em trazer para ele os recursos do JEE 5.0 e do Enterprise Studio da SUN com o editor UML e o editor BPEL.

A versão 6.0 do NetBeans é focada em reescrever todo o editor de código e faze-lo chegar mais perto do Eclipse. Esse é o ponto que vai diferenciar o NetBeans 6.0 das versões anteriores. Com base no editor do Eclipse e do IntelliJ a idéia é fazer um editor nesses niveis.

Mas isso ainda tem muito trabalho, e no M1 ainda está o editor tradicional (e ruim). Acredito que o NetBeans 6 não saia antes de março do ano que vem, então não vimos nada ainda.

E se eu fosse concorrente do NetBeans me preocuparia. Um a um todos os problemas do NetBeans estão sendo destruidos. E com um marketing agressivo pode se tornar a IDE mais usada em pouco tempo. Principalmente por novos programadores.

Só uma dica pra quem usa o NetBeans em qualquer versão. Rode ele usando o JDK 1.6. As fontes ficam muito melhores e não vi nenhum problema em usar a versão não final do JDK.

Este é um detalhe realmente interessante, é esperar pra ver.
Só não acredito que a Jetbrains vai ficar só olhando hehehe :smiley:

NetBeans!
NetBeans!
NetBeans!
NetBeans!
:lol: :lol: :lol:

eu instalei aqui em casa e achei lento tbm… fraco… fraco…
fico com o eclipse.
quando o netbeans tiver o conjunto de plugins disponiveis que o eclipse tem, e eu poder escolher o que eu quiser… bom ai… só então… eu vou usar esse negocio em um projeto…
fora isso… to bem de eclipse.

Jdeveloper… alguem entende o que ele faz por traz daquele codigo? como sera dar manutenção naquilo? e se o projeto for descontinuado? senta e chora? achei que ele gera um codigo muito sujo… não quero casar com a IDE, o eclipse não me obriga o casar com o IDE…

pessoal do amateras disponibilizou um plugin de jsf visual, versão 1.0 ainda não faz muita coisa mais já e um começo… daqui uns 6 meses ou 1 ano teremos um editor visual de jsf para eclipse.

abs a todos!

Já existe a bastante tempo, mas são pagos. E só você comparar a sua produtividade “sem plugin” e “com plugin” e ver se vale a pena pagar. Existem opções baratas como o myEclipse (que eu pessoalmente não gosto) e opções mais cara como o “BEA Nitrox” e o Exadel (esse último com opção até para , que começa a fazer sentido para mim).

Um forte abraço,
Jose Peleteiro

O legal disso tudo é a concorrência, vamos ter 2 ferramentas de trabalho excelentes. E claro cada uma quer ser melhor que a outra…então imagina quando NetBeans e Eclipse ficarem “pau-a-pau”.

Eu gosto do Netbeans por já vir completo ( vc nao precisa ficar instalando plug-ins ) não que isso seja ruim no Eclipse…mas já economiza um tempinho.

Eu gosto das duas IDES, ultimamento to usando mai so NB do que o Eclipse, mas a produtividade em relação de codificação no Eclipse não tem comparação.

Entre o editor do NetBeans e do Eclipse eu fico com o IntelliJ. :slight_smile:

O MyEclipse até que tem um preço muito acessível… só que sinceramente, se tiver que por a mão no bolso pra adquirir uma IDE, seria a IntelliJ IDE com certeza, que alis venho fazendo uma análise particular de possíveis benefícios de produtividade/tempo/integração com projetos eclipse-based/aceitação das empresas pra ver se vale a pena ou não adiquirir o futuro 6.0 que sai esse ano ainda eu acredito.

Se alguém já fez isso e puder me mandar umas MP com as experiências, fico grato.

Valeu!

EDITADO:

:arrow: novas features do IntelliJ 6.0

:arrow: overview das features já existentes (versão 5.1.2)

Vá lá…

Estão malucos? AFINAL QUEM CRIOU A JAVA?

Não existe nenhuma IDE (paga ou não) melhor que o NetBeans para construir GUIS.

…e depois eu fico pensando: Quantos plugins precisa ser instalado no Eclipse para que, pelo menos, fique igual ao NetBeans?

Quem fala mal é porque não conhece!!

Os ingleses inventaram o futebol… e daí?
:stuck_out_tongue:

Foi um tal de James Gosling. Posteriormente, a linguagem foi evoluindo com a colaboração de grandes empresas através do JCP. Ah, é, a Sun está no meio. Mas não entendi porque você citou isso.

O certo seria: Matisse é menos pior que o VE. Mas ele (Matisse) é muito ruim, chato de se trabalhar, além de ser porcalhão e poluir todo meu código. Prefiro utilizar o GridBagLayout por conta própria.

Ah, só pra constar que o MyEclipse utiliza-se do Matisse também. Logo, NetBeans não é líder nisso.

Vejamos, 3 ou 4? Bom, seria o WTP, o plug-in pro Tomcat e mais alguns, talvez.

Agora me diga, quantos anos luz o NetBeans precisa evoluir pra chegar aos pés do meu Eclipse equipado e robusto (isso significa plug-ins)? Infelizmente o NetBeans te dá uma coisa pronta. Eu prefiro escolher entre as melhores opções e criar uma IDE pessoal. Eu gosto de liberdade.

Trabalhei em um projeto inteiro usando o NetBeans. :frowning:

De início, ele me forneceu uma estrutura de arquivos totalmente porca. Tá, vamos lá fazer nossa própria estrutura a mão e tentar ajustar a IDE pra conseguir reconhecer tudo.

Com o tempo, e não demorou muito, começou a aparecer os problemas.

Muitas vezes, ele me obrigava a dar um Regenarate no arquivo build.xml. E isso alterava automaticamente minha lib, que dava pau no web.xml, que dava pau na hora do deploy.

Muitas vezes, por alteração na lib a mão, o NetBeans informava erro. Tudo bem, é normal, eu devia ter deletado por ele. Mas eu não quis. O resultado foi muito suor pra fazer ele parar de reclamar, simplesmente porque não adiantava deletar o jar da lista da IDE.

Muitas vezes, ele tentava me obrigar a usar JSF, argh! Muitas vezes ele me sugeria o Struts, argh!

Muitas vezes, ele dizia que minhas classes estavam com erros, que meus pacotes estavam errados. Porém, mesmo ficando várias horas analisando, não achava o erro.

Finalmente, após muitos sacrifícios, após diversas horas perdidas tentando reajustar, ora o próprio NetBeans, ora a minha aplicação, o projeto acabou. :stuck_out_tongue:

Hoje, eu tiro uma conclusão: evangelistas dessa IDE, sempre atacam com o Matisse. Mas apenas com o Matisse. Dificilmente um corajoso/inexperiente desenvolvedor, sai dizendo que o NetBeans é mais produtivo em questão de código. Mas aqueles evangelistas sempre saem dizendo: “O NetBeans está evoluindo, e não demorará muito até que desbanque o Eclipse”. Bah, quantas versões terão de ser feitas para que essa “profecia” se cumpra?

PS.: Esse é meu depoimento. Não tenho nada contra quem usa NetBeans, nem contra seus evangelistas, respeito o gosto de cada um. Torço de coração pra que a profecia citada se cumpra um dia, afinal, isso será ótimo pra todos, principalmente pra quem foi obrigado a trabalhar em um projeto inteiro com ela, como eu fui. :?

Ficou muito interessante para quem trabalha com GUI…
O chato do NB ainda é a proteção no código inserido automaticamente pela própria ferramenta…

Andre Costa.

Em se tratando em “editor de código” o IntelliJ IDEA está na frente de todas as outras IDEs.