Foi um tal de James Gosling. Posteriormente, a linguagem foi evoluindo com a colaboração de grandes empresas através do JCP. Ah, é, a Sun está no meio. Mas não entendi porque você citou isso.
O certo seria: Matisse é menos pior que o VE. Mas ele (Matisse) é muito ruim, chato de se trabalhar, além de ser porcalhão e poluir todo meu código. Prefiro utilizar o GridBagLayout por conta própria.
Ah, só pra constar que o MyEclipse utiliza-se do Matisse também. Logo, NetBeans não é líder nisso.
Vejamos, 3 ou 4? Bom, seria o WTP, o plug-in pro Tomcat e mais alguns, talvez.
Agora me diga, quantos anos luz o NetBeans precisa evoluir pra chegar aos pés do meu Eclipse equipado e robusto (isso significa plug-ins)? Infelizmente o NetBeans te dá uma coisa pronta. Eu prefiro escolher entre as melhores opções e criar uma IDE pessoal. Eu gosto de liberdade.
Trabalhei em um projeto inteiro usando o NetBeans. 
De início, ele me forneceu uma estrutura de arquivos totalmente porca. Tá, vamos lá fazer nossa própria estrutura a mão e tentar ajustar a IDE pra conseguir reconhecer tudo.
Com o tempo, e não demorou muito, começou a aparecer os problemas.
Muitas vezes, ele me obrigava a dar um Regenarate no arquivo build.xml. E isso alterava automaticamente minha lib, que dava pau no web.xml, que dava pau na hora do deploy.
Muitas vezes, por alteração na lib a mão, o NetBeans informava erro. Tudo bem, é normal, eu devia ter deletado por ele. Mas eu não quis. O resultado foi muito suor pra fazer ele parar de reclamar, simplesmente porque não adiantava deletar o jar da lista da IDE.
Muitas vezes, ele tentava me obrigar a usar JSF, argh! Muitas vezes ele me sugeria o Struts, argh!
Muitas vezes, ele dizia que minhas classes estavam com erros, que meus pacotes estavam errados. Porém, mesmo ficando várias horas analisando, não achava o erro.
Finalmente, após muitos sacrifícios, após diversas horas perdidas tentando reajustar, ora o próprio NetBeans, ora a minha aplicação, o projeto acabou. 
Hoje, eu tiro uma conclusão: evangelistas dessa IDE, sempre atacam com o Matisse. Mas apenas com o Matisse. Dificilmente um corajoso/inexperiente desenvolvedor, sai dizendo que o NetBeans é mais produtivo em questão de código. Mas aqueles evangelistas sempre saem dizendo: “O NetBeans está evoluindo, e não demorará muito até que desbanque o Eclipse”. Bah, quantas versões terão de ser feitas para que essa “profecia” se cumpra?
PS.: Esse é meu depoimento. Não tenho nada contra quem usa NetBeans, nem contra seus evangelistas, respeito o gosto de cada um. Torço de coração pra que a profecia citada se cumpra um dia, afinal, isso será ótimo pra todos, principalmente pra quem foi obrigado a trabalhar em um projeto inteiro com ela, como eu fui. :?