Lançado o JRuby 1.0

Como os desenvolvedores do projeto haviam previsto, o RC-3 do JRuby foi transformado na versão 1.0 final. A implementação do interpretador para a JVM garante um nível altíssimo de compatibilidade entre o MRI (o interpretador tradicional C) e com praticamente todos os testes do Ruby on Rails passando.

Segundo Ola-Bini, essa versão tinha como objetivo principal garantir a compatibilidade com o CRuby 1.8.5, apartir de agora eles vão se preparar para garantir compatibilidade com o CRuby 2.0 e o Bytecode do Rubinius, além de focar na melhora da performance de algumas APIs.

Notícia: JRuby 1.0 Released: Bringing Ruby Compatibility to the JVM

eu não acompanhei muito o desenvolvimento do jruby, então tenho algumas duvidas, se alguem puder responder agradeço:

Como funciona o empacotamento do jruby com rails? é como qualquer aplicação java pra web? empacoto tudo em um war? todos os plugins suportados pelo ruby feito em c são compativeis com o jruby? e os servidores de aplicação? posso colocar uma aplicação feita em jruby pra rodar no glassfish ou qualquer outro da minha escolha??

valeu pessoal…

Respondendo algumas das suas perguntas sem uma ordem muito lógica.

Não entendi como fica o JRuby em um host.
Consigo rodar minhas apps RoR num host que me da suporte a Java ?

Yeap, da pra empacotar aplicacoes usando JRuby on Rails como um WAR.

hm…bacana. Valeu pela resposta cv.

E quem fica responsável pela configuração do JRuby, eu ou o host ?
Ou seja…ele funciona por applicação e eu posso configurar eu mesmo, ou vou depender dos caras do host configurarem lah ?

[quote=andersonlfl]hm…bacana. Valeu pela resposta cv.

E quem fica responsável pela configuração do JRuby, eu ou o host ?
Ou seja…ele funciona por applicação e eu posso configurar eu mesmo, ou vou depender dos caras do host configurarem lah ?[/quote]

Você configura. O JRuby é “simplesmente” um jar a mais na sua aplicação.