[quote=Paulo Silveira]
@org.hibernate.annotations.Entity(dynamicUpdate=true)[/quote]
Valew Paulo, tava pesquisando algo sobre isso.
[quote=Paulo Silveira]
@org.hibernate.annotations.Entity(dynamicUpdate=true)[/quote]
Valew Paulo, tava pesquisando algo sobre isso.
[quote=afsrj]PARABENS ³
Cada dia que passa vejo que nao escolhi o framework errado!!!
Um espetaculo Sergio…
Uma dica, se esforca nesse MentaBeans, faca com que ele se possivel se torne um framework a parte do Menta… E tente encaixar logo o suporte a list, collection e etc…
Porque to vendo que vai da SAMBA!
PARABENS IRMAO![/quote]
Vc está falando sério?
Lamentável,
vivem reclamando que não tem uma discussão de alto nível no forum. Daí quando surge uma oportunidade, ao invez de opinarem constutivamente no trabalho do Sérgio, baixam o nível, como de costume neh, tem alguns aqui que acham que são os maiores programadores do mundo…acima do bem e do mal…
[quote=lavh]Lamentável,
vivem reclamando que não tem uma discussão de alto nível no forum. Daí quando surge uma oportunidade, ao invez de opinarem constutivamente no trabalho do Sérgio, baixam o nível, como de costume neh, tem alguns aqui que acham que são os maiores programadores do mundo…acima do bem e do mal…[/quote]
Legal ver que existem pessoas POSITIVAS nessa comunidade, como vc! Obrigado pelo apoio.
Eu fiz a coisa e coloquei minha cara a tapa aqui, como de costume. Se errei me desculpem! Mostrem os erros como o Paulo fez. e não apenas falem: é inútil porque não tem testes… francamente…
poxa que pena, o pessoal preferiu jogar pedras no saoj por ele não ter feito nenhum Hibernate 7.75x (uma versão com no mínimo 5x mais coisas legais que o o hibernate tem agora). Primeiramente deveriamos dar apoio ao saoj, não metendo pau no que ele faz ou fez e sim, pensar em coisas novas, com que o framework melhore
Esse topico tinha que entrar para a estoria do GUJ… será que teremos uma palestra sobre testes no proximo JustJava ? juntamente com a apresentacao do MentaBeans !!!
Caralho. Eu vou colar isso na parede. saoj, manda uma foto sua pra mim?[/quote]
Testes são demorados
Testes são chatos de se fazer
Testes geralmente não conseguem testar todos os cenários.
Testes possuem falso-positivos, ou seja, não acusam problemas mas quando vc coloca em produção dá algum erro.
Na grande maioria dos casos é IMPOSSÍVEL reproduzir o ambiente de produção num ambiente de testes. (Pergunte para as mais de 20 bolsas para as quais eu tive que escrever uma conexão esse ano…)
Se vc está modificando um sistema pouco organizado, sem boas práticas de OO vc com certeza precisa de testes. (que provavelmente não vão funcionar também)
O JForum não tem testes unitários (acabei de falar com o Rafael Steil). É inútil tb? Peço que troquem o fórum do GUJ urgentemente, pois isso é um atente as boas práticas de tecnologia.
Falei para o Rubem que se ele quisesse fazer testes unitários para o Mentawai ele poderia fazer sem problemas. Ele falou que sim, ok. Isso é muito importante. Fez 2 testes e não fez mais nada. Vai dizer que estava sem tempo para fazer isso. Ok. As pessoas são livres para fazer o que quiser…
[/quote]
Testes não são demorados, quanto menos chatos, se vc é adepto de TDD no desenvolvimento de software.
Mas se vc ja desenvolveu tudo sem testes e ainda oferece resistência a isso…
Essa opinião, infelizmente ainda é muito comum por aí,
pessoas acharem que é perda de tempo, justamente pq “não conseguem ver resultados”, e mesmo mostrar resultado.
Pense que vc estará garantindo a integridade do seu sistema, especialmente sistemas do domínio que vc trabalha,
onde qq erro perde-se muita grana.
E se vc acha que todos os cenários não possam ser testados, passe a escrever testes…vc vai evoluir na idéia e na
habilidade de escreve-los e vai sacar que é possível sim cobrir os cenários.
O que atrapalha na maioria dos casos é a preguiça.
Parabens pelo MentaBeans Sérgio.
Porém achei uma má idéia você pregar um brinquedo de final de semana como uma solução para uso comercial. Seria muito melhor você integrar uma solução muito mais capaz, como JPA ou Hibernate, ao Mentawai que criar outra do zero.
Existem uma série de considerações do por que o MentaBean não é uma boa idéia:
:arrow: Possui pouca documentação. Quantos livros em portugues ou tutoriais existem?
:arrow: Não existe um suporte profissional por tras. Quantas empresas pretendem oferecer treinamento ou suporte ao MentaBeans?
:arrow: Fragmenta ainda mais o mercado Java. Precisamos mesmo de mais um framework mal acabado de persistência? Ainda mais quando integrar o Hibernate ou o JPA produziria um resultado mais simples e funcional para os usuários do Mentawai.
:arrow: Usuários vão precisar aprender mais um framework, mesmo que simples, mas terão de conhecer como usar.
:arrow: Perda de rumo, não sei mais se o Mentawai é um framework de MVC, ORM ou um MONSTRO cheio de pacotes e complexidade feito o Spring Framework. Só faltam workflow, AOP e integração com J2EE para o Mentawai ficar do mesmo tamanho do Spring.
:arrow: A falta de testes automatizados realmente torna dificil garantir a qualidade e compatibilidade do software. Todas specs do JCP tem um TCK exatamente para garantir isso. Não precisa ser um economista para entender a escala de vantagens financeiras (tempo) de escrever testes automatizados.
Estes são os pontos que eu vejo como os mais críticos. Sérgio, a impressão que eu tenho é que você toma o caminho fácil para o desenvolvedor do framework em vez do caminho fácil para o usuário. Integrar JPA/Hibernate ou criar 1 framework de final de semana? O primeiro é mais dificil de desenvolver, mas também vai ser o melhor para o usuário final.
Quanto aos testes, existe uma diferença enorme entre escrever um sistema para um usuário final e um framework. O número de interações do primeiro caso são poucas e faceis de definir, no caso do framework o cliente é o código do desenvolvedor, que permite uma interação muito mais rica e complexa - por isso usar testes automatizados para garantir o complexo e extenso contrato do framework e o código da aplicação.
Testei o dynamic-update e tambem o select-before-update mas infelizmente funcionou. Fui na documentação do hibernate e fiz como tava lá mas não rolou não. Ele continuo atualizando todos os campos, acho que deve ser pq meu objeto é transiente, sei lá. Mas valeu Paulo
Alberto
[color=red]Apaguei, me arrependo do tom que usei no post.[/color]
Obrigado pelas dicas também, Louds.
Não preguei nada. Está na versão beta ainda. Não foi lançado com a versão oficial do framework. Acabou de ser feito. Não pretende e não vai competir com o Hibernate, por questões óbvias.
O Mentawai já tem integração com Spring, Hibernate e JPA.
Ele acabou de nascer. Vc quer que já nasca com livros, documentação, comunidade junto???
Calma! Acabou de nascer! Se vc ajudar, pois capacidade eu sei que vc tem para isso, quem sabe ele não cresce?
Não fragmenta o mercado nenhum. Diversidade é muito bom! Quando vc vai numa sorveteria vc prefere uma sorveteria com 100 sabores ou uma com 3 sabores? O sabor cupuaçú te incomoda? Deixe essa preocupação com o dono da sorveteria, pois ele mesmo vai tirar o cupuaçú do cardápio se ningúem comprar, ok?
Se o framework for BEM SIMPLES, se a documentação estiver BEM CLARA, dizendo que que ele faz e o que ele não faz, as pessoas perderão MUITO POUCO TEMPO para brincar e conhece-lo. Agora tente brincar com o Tapestry por exemplo…
De novo. O sabor cupuaçú te incomoda. Não pessa cupuaçú e seja feliz. Deixe ele lá quieto no freezer do dono da sorveteria.
Ok. Respeito a sua opinião. Eu felizmente ou infezlimente nunca tive problemas com testes. E parece que os usuários do mentawai tb não estão tendo, pois raramente tem bug por ali e quando tem eles são corrigidos quase que instantaneamente. Boas práticas de OO com disciplina dá isso. Veja o JForum.
Vc inverteu! Criar um filtro para fazer integração entre frameworks é bem simples e fácil. Eu poderia ficar vendo TeleCine no fim de semana mas preferi fazer esse framework aí como experiencia. Essa vontade não surgiu de uma hora pra outra. Veja esse link aqui que eu escrevi a quase 3 anos atrás: http://www.guj.com.br/posts/list/14935.java
Eu apenas quiz refazer uma coisa que eu já tinha feito a muito tempo usando configuração programática.
[color=“red”]Após uma conversa sadia e amistosa com o juzpeleteiro, e tendo descoberto agora que ele removeu o seu post, me sinto tb no dever de retirar meus comentários, pois acredito que quando duas pessoas perdem a cabeça e partem para acusações mútuas e desrespeitosas, independemente de qualquer outra coisa, ambas estão completamente erradas, agindo como animais que reagem por instinto.[/color]
PORRADAAAAAAA!!!
Detalhe: A 3 anos atras o topico que voce forneceu era valido… mas hoje em dia… nao existe milhoes de XML e tudo ficou dezenas de vezes mais facil… que Web Container nao suporta Hibernate hj em dia ? a curva para aprender a usar o BASICO do hibernate é extremamente baixa… nao tem nexo criar mais uma ferramenta dessa…
Pelo que percebo , quem nao concorda com vc sempre está errado… quer um belo exemplo de framework falido ? veja o MEU… fiz um contato com a comunidade para saber opinioes…
http://www.guj.com.br/posts/list/55234.java
cheguei a conclusao que era chover no molhado… vc precisava ter feito isso antes… teria poupado seu tempo… que com certeza seria muito melhor “assistindo o telecine” que reinventado a roda. Os argumentos para este projeto são OU muito fracos OU pouco embasados… sorry…
[quote=chun]PORRADAAAAAAA!!!
Detalhe: A 3 anos atras o topico que voce forneceu era valido… mas hoje em dia… nao existe milhoes de XML e tudo ficou dezenas de vezes mais facil… que Web Container nao suporta Hibernate hj em dia ? a curva para aprender a usar o BASICO do hibernate é extremamente baixa… nao tem nexo criar mais uma ferramenta dessa…
Pelo que percebo , quem nao concorda com vc sempre está errado… quer um belo exemplo de framework falido ? veja o MEU… fiz um contato com a comunidade para saber opinioes…
cheguei a conclusao que era chover no molhado… vc precisava ter feito isso antes… teria poupado seu tempo… que com certeza seria muito melhor “assistindo o telecine” que reinventado a roda. Os argumentos para este projeto são OU muito fracos OU pouco embasados… sorry…[/quote]
Fala isso para essas pessoas aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page
Eu já fiz coisas que choveram no molhado. Não acerto sempre. Para sua tristeza o Mentawai não foi uma delas.
Enquanto a briga aqui “esquenta” dúvidas novas estão surgindo no fórum, mas está parecendo que criticar as pessoas é melhor que ajudá-las.
Saoj, continue seu projeto. Bom, eu não vou usar porque não me convenceu nem um pouco a trocar de fw, quem sabe um dia.
Abraço.
[quote=saoj][quote=chun]PORRADAAAAAAA!!!
cheguei a conclusao que era chover no molhado… vc precisava ter feito isso antes… teria poupado seu tempo… que com certeza seria muito melhor “assistindo o telecine” que reinventado a roda. Os argumentos para este projeto são OU muito fracos OU pouco embasados… sorry…[/quote]
Fala isso para essas pessoas aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page
Eu já fiz coisas que choveram no molhado. Não acerto sempre. Para sua tristeza o Mentawai não foi uma delas.[/quote]
Comparacao infeliz hein ? O mentaway é simples… poderoso e FUNCIONAL… o Mentabeans é simplorio e inutil.
Entao poste no TheServerSide e veja o que a “comunidade Java” acha disso , nao foi assim que vc fez com o Mentaway ? Só que se prepare para ser conhecido como “o cara que fez o hibernate-killer”
Amigos,
Vamos tentar manter um nível aqui.
Se não gostaram da proposta, escrevam argumentos que justifiquem sua opinião ou então simplesmente ignorem.
A exposição de uma idéia busca opiniões construtivas e nada além disso.
Infelizmente essa thread já virou um barraco…
[quote=fabiozoroastro]Enquanto a briga aqui “esquenta” dúvidas novas estão surgindo no fórum, mas está parecendo que criticar as pessoas é melhor que ajudá-las.
Saoj, continue seu projeto. Bom, eu não vou usar porque não me convenceu nem um pouco a trocar de fw, quem sabe um dia.
Abraço.[/quote]
Sem problemas. De qualquer maneira obrigado pela força e pelo comentário positivo. Poderíamos estar falando sobre persistencia, mas existem pessoas aqui que estão acima do bem e do mal, pessoas como esse JuzPeleteiro, com o qual iremos resolver nossos problemas pessoalmente como homem. (Não estou falando de porrada, estou falando de olho-no-olho!)
[quote=fabiozoroastro]Enquanto a briga aqui “esquenta” dúvidas novas estão surgindo no fórum, mas está parecendo que criticar as pessoas é melhor que ajudá-las.
Abraço.[/quote]
Sim ,… quem sabe no dia que MentaBeans implementar JPA e fizer algo alem de insert-delete-update… no MentaBeans 8.0
Um dia quem sabe ele fará tudo isso. Ou o Hibernate já nasceu fazendo tudo aquilo que ele faz hoje?
Se 1 / 10 das pessoas que criticam, reclamam, se debatem de raiva, falassem assim: