Lançado o MentaBean - Persistencia simples via configuração programática

[quote=saoj][quote=chun]

Sim ,… quem sabe no dia que MentaBeans implementar JPA e fizer algo alem de insert-delete-update… no MentaBeans 8.0 :slight_smile:

[/quote]

Um dia quem sabe ele fará tudo isso. Ou o Hibernate já nasceu fazendo tudo aquilo que ele faz hoje?

Se 1 / 10 das pessoas que criticam, reclamam, se debatem de raiva, falassem assim:

• Olha, isso aqui, aqui e aqui acho que pode melhorar. Se vc quiser a gente inicia um projeto open-source e tenta brincar com isso. No mínimo aprenderemos bastante…[/quote]

Nao… porem fazia dezenas de milhares de coisas a mais que o MentaBeans… se for evoluir na mesma velocidade… vai ter um Hibernate 1.0 like em uns 5 anos… e denovo… vai CHOVER NO MOLHADO.

Voce vvai acabar inchando o MentaBeans prq vai perceber que necessita de MUITO MAIS COISA do que ele tem… no final vc vai ter algo parecido com o JOINER (o clipper brasileiro)

[quote=chun][quote=saoj][quote=chun]

Sim ,… quem sabe no dia que MentaBeans implementar JPA e fizer algo alem de insert-delete-update… no MentaBeans 8.0 :slight_smile:

[/quote]

Um dia quem sabe ele fará tudo isso. Ou o Hibernate já nasceu fazendo tudo aquilo que ele faz hoje?

Se 1 / 10 das pessoas que criticam, reclamam, se debatem de raiva, falassem assim:

• Olha, isso aqui, aqui e aqui acho que pode melhorar. Se vc quiser a gente inicia um projeto open-source e tenta brincar com isso. No mínimo aprenderemos bastante…[/quote]

Nao… porem fazia dezenas de milhares de coisas a mais que o MentaBeans… se for evoluir na mesma velocidade… vai ter um Hibernate 1.0 like em uns 5 anos… e denovo… vai CHOVER NO MOLHADO.

Voce vvai acabar inchando o MentaBeans prq vai perceber que necessita de MUITO MAIS COISA do que ele tem… no final vc vai ter algo parecido com o JOINER (o clipper brasileiro)[/quote]

Pode ser, tudo é possível. Já chovi no molhado antes. Chover mais uma vez não tem problema. Se não tiver espaço, se não for bom, ele sairá de cena por si só. Como um sorvete de cupuacú encalhado numa sorveteria que ninguém compra… Seleção Natural de Darwin…

Pelo menos a discurssão está voltando a ser interessante. Saco ver os posts doa maiores contribuidores do GUJ falando que ganha 1000 x que o outro, qua a empresa de uma é melhor que a do outro…como dizem os nordestinos: “parecem uns meninos buchudos”.
Saoj estou trabalhando em um sistema junto com outras duas pessoas e usamos muita coisa do mentawai e estamos satisfeitos com os resultados de produtividade. Segue em frente com o MentaBeans, acho que no nosso caso não seria interessante adota-lo mas eu e outros os dois estamos esperando pra ver a integração dele com o mentawai.

[]'s

E o esquema de layz loading? O MentaBeans suporta?

[]'s

[quote=ClodoaldoJR]E o esquema de layz loading? O MentaBeans suporta?

[]'s[/quote]

lazy Loading ? ele nem suporta coleções pelo visto nos exemplos passados…

O JDBC 4.0 faz o que o MentaBeans faz.
pega um resultset e carrega num POJO em suas propriedades…

Já chegou, e pode ser que isso se amplie!

Ter idéias é legal, mas eu não vejo uso disso para mim. Boa sorte!

Até!

[quote=saoj]Se 1 / 10 das pessoas que criticam, reclamam, se debatem de raiva, falassem assim:

E pq vc nao disse/fez isso sobre o Hibernate ou JPA antes de comecar o Mentabeans? Ou disse/fez isso sobre o Spring, WebWork, NanoWeb ou qualquer outro framework web antes de comecar o Mentawai?

Soa muito como um discurso do tipo ‘faca o que eu falo, nao o que eu faco’, ainda mais pra quem diz fazer tanto (e acusa os outros de nao fazerem nada). Nao sei, talvez vc queira revisar um pouco a sua atitude. :wink:

[quote] Um dia quem sabe ele fará tudo isso. Ou o Hibernate já nasceu fazendo tudo aquilo que ele faz hoje?

[/quote]

É ai que está o X da questão SAOJ. O hibernate não nasceu com tudo que tem hoje, mas não nasceu somente com suporte a um simples CRUD.

Então botando em questão o tem que você vai levar para fazer com que o mentaBean atinja um nível aceitável de uso, vai demorar, e enquanto isso o hibernate está crescendo mais e mais e em passos mais longos, pois o foco dele é persistência, enquanto que você busca abraçar o mundo.

E você poderia fazer jus as suas palavras, se tem alguns aqui lhe ofendendo, simplesmente ignore, coloque o sorvete de cupuaçu de lado.

Em minha opnião acho que você tinha que inovar e não tentar fazer a mesma coisa que outro já faz, sendo que esse outro é já consagrado na comunidade java.

Acho que você deveria repensar nele e dar foco realmente a produtividade, pois só de tratar de configuração programatica não quer dizer que seja produtivo. Que tal algo como active record?

Configuração por configuração, a do hibernate annotations é muito simples, e se seguir as convenções do mesmo não precisa configurar quase nada.

• Por que o framework deles já estava em fase avançada.

• Por que eu não conheço eles.

• Por que não conheço um forum tipo o GUJ onde eu possa encontrar eles para discutir.

• Por que eles não apoiavam configuração programática.

Na boa… Por mim já deu o que tinha que dar.

Agradeço aqueles que contribuiram com bons argumentos. Concordo que do jeito que está o MentaBeans ainda está muito simples para atender casos mais complexos. Quem conhece e usa o Hibernate não vai ter como dar bola pra ele, concordo com isso. Minha intenção nunca foi competir com o Hibernate, apenas oferecer algo simples para situações simples (talvez simples demais).

Para aqueles que só fizeram ataques contra o projeto, o Mentawai e a minha pessoa, podem continuar a tacar lama porque tudo que irão conseguir é perder terreno!

Seguindo tua analogia do sorvete, se o Hibernate é cupuaçu, o MentaBeans é água congelada, já que é tão simples que serve apenas ao propósito de uma pessoa.

Você não tem problemas de não escrever testes, mas aparentemente os usuários do mentawai sofrem pela falta deles, olha essa lista de bugs simples, que seriam facilmente pegos com testes integrados:

:arrow: mtw:inputDate lancando mensagem de "undefined" --&gt http://forum.mentaframework.org/posts/list/678.page

:arrow: TransactionFilter() não dá rollback --&gt http://forum.mentaframework.org/posts/list/983.page

Olha os bugs de regressão, coisas que funcionavam e pararam, essas são as que não aconteceria se existissem testes automatizados:

:arrow: 1.4.1] - Urgente - Problema com IoCFiler + FileUploadFilter --&gt
http://forum.mentaframework.org/posts/list/452.page

:arrow: Stack trace --&gt http://forum.mentaframework.org/posts/list/15/461.page

Ou então comentários como esses, que mostram a clara falta de uma suite de testes para permitir testar o framework no caso de alterações significativas:

"O problema é fazer isso com calma e precisão para não adicionar nenhum bug aí.
Tenho minhas dúvidas se é tarefa simples e segura. "
http://forum.mentaframework.org/posts/list/1085.page#9010

Pergunta pro pessoal do XStream se eles tem medo ou dúvidas de refatorar agressivamente o funcionamento interno do framework.

Outra coisa Sérgio, por favor, pare de ofender os usuários desse fórum, você está atacando moralmente todos os que estão argumentando com você.

Você resolveu dar 1 tapa em um código seu que resolvia um problema que existia a três anos em vez de simplesmente tentar entender como hoje existem opções muito melhores para fazer.

atender casos mais complexos ? mais complexos que o que ? NEM SUPORTE A COLECOES NAO TEM… rapaz… se eu for fazer algo como VENDA->getNotasFiscas() já nao consigo… vou ter que ficar preso ao session o tempo todo para fazer requisicoes simples destas ?

saoj , vc fez um otimo trabalho com o mentaway… apesar de nao usar ele… reconheco o framework… porem esse mentabeans é algo simplorio demais… nao serve PRA NADA… nem para fazer um site besta… nem para fazer um cadastro besta… é preferivel usar DAO e JDBC direto… no final fica mais organizado e por consequencia mais simples de dar manutencao que o mentabeans…

Acho que você deveria repensar nele e dar foco realmente a produtividade, pois só de tratar de configuração programatica não quer dizer que seja produtivo. Que tal algo como active record? 

Gostei :smiley:

Saudações saoj,

No começo também usávamos aqui alguma coisa bem parecida com a forma que o MentaBeans para facilitar na persistência. Classe para gerar slq automático pegando os atributos e os valores do objeto por reflection, executando bem fácil um update com uma simples chamada de método .atualizar(). Foi bem produtivo no começo do projeto, pois era rápido pra desenvolver o código.

Mas depois de cair em um problema, o de busca de coleções, desistimos desse nosso framework e passamos a usar hibernate, pois tinha inúmeras vantagens, transações e busca ávida de coleções eram algumas dessas vantagens.

Eu acho que o hibernate se propoe a fazer o que vc pretende com o MentaBeans de uma maneira mais simples, (estou deixando de lado o fato do MentaBenas ter acabado de nascer), mas que a sua idéia não é ruim, só acho que o seu esforço poderia ser aplicado a uma necessidade específica que o hibernate não venha a cobrir.

Por exemplo, buscar avidamente mais de uma coleção do mesmo objeto. O hibernate não monta um grafo de um objeto que tenha duas coleções. O hibernate usa um outer join para preencher apenas uma das coleções as outras precisam ser inicializadas um um select extra ou busca preguiçosa. (pelo menos era assim na época que eu li o livro hibernate em ação).
Se vc implementasse uma busca que ele fosse capaz de trazer um objeto e todas as suas coleções, vc ainda poderia utilizar uma sessão de hibernate e persistir as alterações desse objeto e suas coleções automaticamente.
É apenas um exemplo, não sei se existiria uma necessidade real para isso.

Acho que vc poderia concentrar seus esforços pra tentar preencher as lacunas do hibernate e outros frameworks de persistência, assim o MentaBeans associado à outros frameworks de persistência cobriria praticamente todas as necessidades de persistência.

IMHO

Poder dizer “Fui eu quem fiz, ó!”.

Isso realmene ultrapassou todos os níveis do absurdo. Mas bola pra frente, assim é a comunidade Java, cada um que faça o seu e o resto que se lasque.[/quote]

Mas o mundo Java não é assim? 300 frameworks web, 200 de persistência, 800 parsers XML, 4.000 APIs de log…

Poder dizer “Fui eu quem fiz, ó!”.

Isso realmene ultrapassou todos os níveis do absurdo. Mas bola pra frente, assim é a comunidade Java, cada um que faça o seu e o resto que se lasque.[/quote]

Mas o mundo Java não é assim? 300 frameworks web, 200 de persistência, 800 parsers XML, 4.000 APIs de log…[/quote]

Vc preferiria usar um só ? se vc preferir vc pode usar apenas os padroes… JPA persistencia , JAXP para parse XML e java.util.Log para log… vc só usa os outros se eles oferecerem vantagens…

NO SINGLE VENDOR LOCK-IN

[quote=saoj]
Fala isso para essas pessoas aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page[/quote]

Eu tava sentindo falta dessa pagina. :smiley:

]['s

“Antes de mais nada já sei que sou “””"“BEm vindo ao GUJ”"""" "

Só não entendi uma coisa nisso tudo, tem muita gente ai que não usa o mentawai e provavelmente nunca vai usar, então pra que reclamar, dizer isso ou aquilo ?

E pra quem usa ou irá usar o mentawai a feature MentaBean é opcional…
Alguém pode me explicar o porque dessa guerra ?

Quer saber, eu vou usar. E daí ?

Alguém tá pagando o meu espaço da locaweb por acaso se eu utilizar o MentaBean lá com Mysql ?

Agredi alguém dessa vez ?
Posso colocar o avatar do lobo ?
http://www.lobobrasil.com.br/port/imagens/geral.html

Mesmo pensamento do Lobo

Bem vindo ao GUJ forever!!! huahuauaah

Comentarios como os 2 abaixo…sao do tipos pessoas que leram os topicos tiram suas conclusoes e postaram…
Absolutamente Inuteis…

Acho que você não entendeu o espírito da coisa:

Erros sempre existirão…e quanto mais certos de que eles não acontecerão, ou quanto mais cedo os mesmos sejam descobertos…melhor…Esperar sistema sendo colocado no ar sem erros(com ou sem testes unitários),considerando um sistema que seja um pouco mais que um CRUD, pode beirar o utópico, ao menos pra maior parte da realidade vivida por quem desenvolve…[/quote]

[quote=febatata]Pessoal, bom dia.

Eu não sou muito ativo, não ajudo porque ainda PRECISO de muita ajuda, mas no que eu puder, estamos aí.

Agora o que não ajuda é esse tipo de discussão que todos nós sabemos que não vai chegar em lugar nenhum.

Essa é a hora de algum moderador tomar alguma atitude e provar que não tem panelinha aqui no GUJ. Providências devem ser tomadas.

Existem algumas regras quanto a Palavrões, ofensas, etc. Apesar de muitos dos envolvidos serem Moderadores, deve existir alguém acima disso para poder tomar alguma atitude.

Quanto ao assunto, eu gostaria de deixar a minha opinião:

saoj, o seu maior erro foi colocar isso pra galera. Se você sabe que seu projeto é bom, use na sua empresa e continue ganhando milhões para ela, acho que seria uma ótima saída.[/quote]

[quote=Alexandre][quote=afsrj]PARABENS ³

Cada dia que passa vejo que nao escolhi o framework errado!!!

Um espetaculo Sergio…

Uma dica, se esforca nesse MentaBeans, faca com que ele se possivel se torne um framework a parte do Menta… E tente encaixar logo o suporte a list, collection e etc…

Porque to vendo que vai da SAMBA!

PARABENS IRMAO![/quote]

Vc está falando sério?[/quote]

Quando eu falei sobre a minha escolha de framework, eu falo sobre o Mentawai… Que continua muito mais completo do que Struts 1 e 2…
Que provavelmente a sua empresa usa, assim como a minha usa…
Nao iniciem uma nova discusao , eu uso Struts mais de 8 horas / dia e sei que a produtivadade do Menta x Struts é absurdamente favoravel ao Menta…

Nao vou usar nenhum framework de ORM, mas apoiei a Ideia do SAOJ…
Ja pensou se todos se limitassem a nao construir nada de novo ou melhorar o que existe, so pelo simples fato deles existirem…

Tosco…!

Apoio sim a ideia, se tiver que ajudar vou ajudar…
Mas acho ridiculo o simples ato de vir ate aqui CRITICAR, so pq falta X, falta Y, falta Z…
Sinceramente a pagina 2 foi ridicula, as pessoas so falaram besteira…
E entraram no barco vou criticar pq todos estao criticando…

[]'s

O engraçado disso tudo é ser julgado pela quantidade de posts heheheh, ops
Quando eu tiver 1 filho vou pedir pra ele instalar um forum no computador dele assim ele será um excelente advogado , médico ou porteiro :]

Posso rir aqui ?

:lol: