Lançado o Spring 3.0 final

Acabou de sair o release final da última versão do Spring, a 3.0, apenas alguns dias após o lançamento do Java EE 6.

Algumas das novidades:

  • suporte à JSR330 (@Inject)
  • suporte à JSR250 (@ManagedBean)
  • suporte à JSR303 (bean validator)
  • SpEL (Spring expression language)
  • REST
  • suporte à JPA2 (via eclipselink)
  • novo TaskScheduler

E várias outras novidades: http://blog.springsource.com/2009/12/16/spring-framework-3-0-goes-ga/

É importante notar também que este não é um release que quebra compatibilidade e as empresas podem ir adotando as novas funcionalidades gradualmente.

seria esse um bom incentivo/oportunidade para aprender spring ?

Hmm, muito boa notícia.

Eu não uso Spring e não adoto em meus projetos. Mesmo assim é muito bom ter boas alternativas para quem quer usar features J2EE sem usar EJB e afins. Digo isso não apenas pelo Spring core, mas pelo Acegy/Security e os demais projetos que são todos muito bons.

Mas e aquela iniciativa que o Spring tinha de rodar Spring distribuído? Evoluiu?

Legal vi no twitter do Rod Johnson de manhã.

E algumas horas depois a SpringSource já liberou o Grails 1.2 RC2 com Spring 3.

Suporte a REST e SpEl são as novidades mais interessantes.

Vale a pena sair do estável 2.5???

Mas essa versão é estável.

Bom, estou usando (projetos em desenvolvimento) o RC2 para o básico (DI, Transaction control etc) e está muito bem, obrigado. Vou baixar a versão final e continuar.

Paz e bem!

puxa legal…

mais um lançamento para esses dias…

Pois é, esses ultimos dias tem rolado mta novidade… Q bom!

[]s!

Releases bombando!

Java vai dar uma alavancada.

Ótima noticia… agora é só bombar ele!!

Como eu sempre digo , em tempos de Java EE 6 , Spring perdeu muito do seu charme :slight_smile:

Olha soh quantas JSR suportadas… logo logo o Spring implementar JAva EE 6 e pronto… fica tudo a mesma coisa :stuck_out_tongue:

Olá

[quote=chun]Como eu sempre digo , em tempos de Java EE 6 , Spring perdeu muito do seu charme :slight_smile:

Olha soh quantas JSR suportadas… logo logo o Spring implementar JAva EE 6 e pronto… fica tudo a mesma coisa :P[/quote]

Não foi o Spring que perdeu o charme, é o JEE que está começando a fazer sentido. Quanto mais gente da vida real, do Hibernate, do Spring, etc. participar do JEE melhor. Quando era só dos teóricos dos comitês da Sun era lotado de inutilidades. O Spring foi criado justamente porque algumas coisas do JEE antigo eram imbecís. Na versão seguinte ficaram apenas burras, mais outra versão somente tolas. Agora está quase bom. Provavelmente no JEE 7 fique bom (talvez o JEE 6 sem JSF já seja de regular para bom…)

[]s
Luca

Luca,

Quem está implementando as JSR eh a SpringSource , e não o contrario.

Se alguem tem algum tipo de credito nas spects estarem mais polidas , este alguem é o Gavin King , e não o sem noção do Rod Johnson.

Por anos o Spring foi inundado de xmls gigantes e bem mais ridiculos do que os do J2EE…

Comparado a outras solucoes , as apresentadas pelo spring sempre são dotadas de complexidade desnecessaria (Alguem ai já brincou com Spring MVC , ou Spring WS , ou Spring LDAP ? PELO AMOR DE DEUS !!!)

Agora a SpringSource esta correndo para implementar os padroes , isso eh a prova de que padrões sao importantes…

E padroes nunca vão suprir 100% dos casos. (talvez nem 80%)

Olá

Impossível, nenhum ser humano seria capaz.

Não conheci outras soluções. O Srping sempre foi único na proposta de se evitar os EJBs antigos

Brinquei e gostei, bem melhor do que o que havia na época.

E vida longa ao ruby, rails e outras coisas livres dos padrões feitos por comitês…

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[quote=chun]Como eu sempre digo , em tempos de Java EE 6 , Spring perdeu muito do seu charme :slight_smile:

Olha soh quantas JSR suportadas… logo logo o Spring implementar JAva EE 6 e pronto… fica tudo a mesma coisa :P[/quote]

Não foi o Spring que perdeu o charme, é o JEE que está começando a fazer sentido. Quanto mais gente da vida real, do Hibernate, do Spring, etc. participar do JEE melhor. Quando era só dos teóricos dos comitês da Sun era lotado de inutilidades. O Spring foi criado justamente porque algumas coisas do JEE antigo eram imbecís. Na versão seguinte ficaram apenas burras, mais outra versão somente tolas. Agora está quase bom. Provavelmente no JEE 7 fique bom (talvez o JEE 6 sem JSF já seja de regular para bom…)

[]s
Luca

[/quote]

eu ainda acho os application servers complicados demais… e não vai adiantar idéias enxutas enquanto continuarem rodando em algo tão complicado de usar.

[quote=Luca]Olá

Impossível, nenhum ser humano seria capaz.
[/quote]

Para voce ver, como será que o Spring conseguiu consquitar este espaço que era do J2EE 1.4 ?

O detalhe eh que voce “comeu” um pedaço do que eu disse, “outras soluções no geral” , EJBs são de proposito especifico e não geral. Eu vou levar em conseracao a sua afirmacao contra EJB uma referencia a EJB’s de versoes anteriores ao 5.0, prq gerenciar e trabalhar com EJB’s no 5.0 é bem mais facil que mander duzias de XML’s do Spring.

[quote=Luca]

Brinquei e gostei, bem melhor do que o que havia na época.

E vida longa ao ruby, rails e outras coisas livres dos padrões feitos por comitês…

[]s
Luca[/quote]

Voce deve estar brincando, Spring-WS é um aborto da natureza, se você nunca gostou dos EJB’s do J2EE 1.4 , nunca seria capaz de utilizar tamanha porcaria como o Spring-WS… (por mais que ele seja contract-first)

E por final …

Viva o Single Vendor Lock IN !

[quote=Luca]

E vida longa ao ruby, rails e outras coisas livres dos padrões feitos por comitês…

Luca[/quote]

Qual é exatamente o problema de ser um padrão feito por um comitê ??

[quote=bobmoe][quote=Luca]Olá

[quote=chun]Como eu sempre digo , em tempos de Java EE 6 , Spring perdeu muito do seu charme :slight_smile:

Olha soh quantas JSR suportadas… logo logo o Spring implementar JAva EE 6 e pronto… fica tudo a mesma coisa :P[/quote]

Não foi o Spring que perdeu o charme, é o JEE que está começando a fazer sentido. Quanto mais gente da vida real, do Hibernate, do Spring, etc. participar do JEE melhor. Quando era só dos teóricos dos comitês da Sun era lotado de inutilidades. O Spring foi criado justamente porque algumas coisas do JEE antigo eram imbecís. Na versão seguinte ficaram apenas burras, mais outra versão somente tolas. Agora está quase bom. Provavelmente no JEE 7 fique bom (talvez o JEE 6 sem JSF já seja de regular para bom…)

[]s
Luca

[/quote]

eu ainda acho os application servers complicados demais… e não vai adiantar idéias enxutas enquanto continuarem rodando em algo tão complicado de usar. [/quote]

Complicado ? Acho melhor voce dar uma olhada nos screencasts sobre Java EE 6 utilizando NetBeans e Glassfish v3.