Foi lançada a versão 1.1 do TextUML Toolkit. O TextUML Toolkit é uma ferramenta para criação de modelos UML centrada em uma notação textual.
A partir dessa versão, o projeto está disponível através da EPL. a licença de código-aberto usada no Eclipse, e agora é hospedado no SourceForge. Algumas funcionalidades também foram acrescentadas:
suporte a mais funcionalidades de UML: operações abstratas, direção em parâmetros (entrada, saída, ambos)
exportação de diagramas em formato PNG ou JPG
mais opções de controle da renderização de diagramas
Não, o TextUML Toolkit é uma ferramenta que busca fazer apenas uma coisa: autoria de modelos. Não há suporte para engenharia reversa (código -> UML) nem geração código (UML -> código), que fica a cargo de integração com outras ferramentas que sejam compatíveis com UML2.
Estou desenvolvendo um plugin do maven que gera diagramas a partir do fonte, e estava usando um projeto semelhante a esse, do google.code. O projeto chama MODSL. O textUML parece ser melhor!
Provavelmente desenvolverei outro gerador baseado no textUML agora.
Assim que tiver uma release eu posto aqui.
[]s
Ferry
Fico satisfeito que tenha gostado, Ferry. Mas o TextUML Toolkit e o ModSL, emboram pareçam semelhantes, têm finalidades bastante diferentes:
o ModSL visa a criação de diagramas UML através de descrições textuais
o TextUML Toolkit visa a criação de modelos UML
A diferença importante: diagramas != modelos. Tu podes ter modelos e não ter diagramas. Diagramas são a representação gráfica de modelos, apenas uma notação para pessoas. Mas o modelos existem independente de diagramas, e são adequados para consumo por pessoas ou programas. Diagramas precisam incluir informação sobre quais elementos do modelo mostrar, a posição dos elementos, estilo, etc. Modelos descrevem como os elementos da linguagem são usados: as classes, operações, propriedades, associações e assim por diante.
O TextUML Toolkit permite a criação de modelos UML através de uma notação textual, substituindo a notação gráfica, que é baseada em diagramas. Modelos criados pelo TextUML Toolkit podem ser consumidos por outras ferramentas como validadores ou geradores de código, ou mesmo geradores de diagramas. O que causa confusão é que o TextUML Toolkit inclui um componente opcional que gera diagramas automaticamente para quaisquer modelos UML, produzidos com o TextUML Toolkit ou não (ou seja, o TextUML Toolkit inclui um gerador de diagramas). Mas se removermos esse componente, o TextUML Toolkit vai continuar essencialmente o mesmo.
Por outro lado, ferramentas como UMLGraph, ModSL, UMLet, Violet são ferramentas para criação de diagramas UML a partir de uma linguagem textual onde o usuário especifica ao mesmo tempo os elementos do modelo e como fazer o layout desses elementos (com certa ênfase no layout). Essas ferramentas não produzem modelos, apenas imagens. Nada errado com isso, se a intenção do usuário for usar UML como uma linguagem de comunicação (UML as sketch, segundo o Fowler).
Se ainda tiveres interesse em usar ou fazer alguma coisa com o TextUML Toolkit, terei grande satisfação em ajudar no que for possível.
Bom… com a ajuda do plug-in de engenharia reversa do Topcased, agora dá.
Ao instalar o TextUML Toolkit, basta instalar também a feature “3rd_party add-ons”, do mesmo site. Depois disso, ao clicares com o botão direito em um projeto Java no Eclipse, haverá uma ação “Java to UML…”.