Lançamento NEO framework

Liberado o código fonte do framework NEO. O NEO é um framework MVC desenvolvido pela equipe de desenvolvimento da Linkcom e coordenado por Rógel Garcia. Ele é baseado no Spring e Hibernate e visa o desenvolvimento rápido de aplicações web. É um framework inovador, possui vários recursos como Ajax facilitado, não necessita XML, utilização de Annotations e Generics. É possível construir um CRUD em apenas 10 minutos.

Url do projeto: http://www.neoframework.org/

Screencast de demonstração de desenvolvimento de um crud simples:
http://www.neoframework.org/siteneo/tutorial/ver/21/CRUD

Meu deus… mais um web framework…

Qual a vantagem desse novo framework ? me pareceu a mesma coisa que todos os outros…

Qual a diferença deste tópico, para este http://www.guj.com.br/posts/list/62121.java ?

De acordo com as palavras do criador:

Vide post: http://www.guj.com.br/posts/list/62121.java

Apesar de eu concordar com criticas em relacao a testes unitarios, parabens pela iniciativa, e mais ainda pela qualidade de documentacao do projeto!!

A diferença foi que o moderador havia retirado o post de notícias, e passou para assuntos off-topic… por isso tem 2 posts.

Eu também concordo com relação aos testes unitários, não tiro em momento algum a razão. Mas começou assim, só que ao longo do tempo vamos melhorar nesse ponto. já começamos a trabalhar nos testes unitários.

vixe… nao vi que jah tinha topico…

Dei uma olhada no video de exemplo de como implementar um crud, achei interessante as facilidades do framework.
Mais um framework para facilitar nossas vidas…

Bom, eu li a (excelente) documentação do framework, achei a arquitetura bem legal, mas nao vi nada de novo e nem achei mais facil do que o struts 2, por ex.
Todo esse negocio de GenericDAO e GenericService nao é uma caracteristica particular do framework e o Controller nao deixa de ser uma action do struts.
Bom, eu sempre sou contra a reinvençao da roda, mesmo q seja bem feita.

bbviana, o objetivo do neo, não é reinventar a roda, desenvolvendo um novo framework… para isso existem tantos né? O objetivo real é interligar tecnologias já existente, e fazer uma camada sobre elas para facilicar o uso de todas… E também fazer com que você tenha que repetir o mínimo de código o possível, tornando assim uma tarefa repetitiva se comportar de maneira padrão sem a necessidade de escrever mais códigos.

Um frameworks construido sobre Spring e Hibernate? Que tal o Grails?

ps.: HTTP -&gt Servlets -&gt Spring -&gt NEO. BD -&gt JDBC -&gt Hibernate -&gt NEO. Sou só eu que acho que daqui a pouco vão construir um framework sobre o framework construido sobre outros frameworks?

valeuz…

Vc tem certeza absoluta do q vc disse? :roll:

Olá pessoal, agradeço os elogios e também as críticas. Afinal, sem elas nós não podemos progredir.

Realmente, GenericDAO, GenericService não são inovações, Hoje!

O NEO, na verdade, existe hà dois anos. Quando foi criado ainda nem se falava em utilização de generics para DAO. As primeiras versões do NEO inclusive utilizavam versões beta do java 1.5.
O MultiActionController, tem uma diferença básica entre a Action do Struts que é a possibilidade de se ter várias actions dentro do mesmo controller. Isso ajuda a organizar a aplicação. Nas aplicações antigas da empresa eram necessárias pelo menos 5 classes para se fazer um CRUD, hoje é uma classe com 5 métodos.
Mas essas características nem são o ponto mais forte do NEO. São apenas uma questão de organização. bbviana tem razão.

O que realmente o NEO faz por você é o seguinte: Ao invés de você configurar o framework, o framework se configura de acordo com a aplicação. Um dos efeitos disso, é a não utilização de XMLs. Lembrando que no NEO o XML não foi trocado por outra forma de configuração, ele simplismente foi eliminado.
Muita gente fala que é bobagem, mas eu acho que só isso já vale o framework. Experimente trabalhar um pouco, com um framework que não necessite de XML, e depois tente voltar para um que precise.
Veja o exemplo da configuração do banco de dados. É mais fácil configurar o Hibernate pelo NEO, do que utilizando o Hibernate sozinho. Basta um connection.properties. O dialeto, o NEO até escolhe para você de acordo com o banco. Esse tipo de facilidade é o que o NEO tenta promover. Ainda existe muita burocracia ao se desenvolver aplicações que podem ser eliminadas. O NEO também possui um engine de templates que cria um MVC individual para cada tag. Na empresa, temos várias aplicações com ‘caras’ totalmente diferentes. Mas se verificar os JSPs, são bem simples e identicos. Isso porque são trocados apenas os templates.
Outro fator bastante interessante é o tratamento de Ajax, especialmente em combos. Não é necessário código Java nem Javascript.
Outra vantagem, a validação. Se criar um campo Date, e criar um t:property para esse campo, já terá máscara para datas e validação javascript. Você nem precisa informar isso.
Com o tempo de uso do framework, você perceberá que existem várias coisinhas chatas que o NEO já resolve.

É claro, que como um frameowrk open-source, o NEO ainda é muito novo. Várias funcionalidades ainda serão necessárias. Por isso, continuem dando suas opniões sugestões e críticas, elas são muito importantes…

Eu postei no portal java, uma enquete. Se quiserem podem votar sobre o que acharam do framework.

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=40220

Valew galera…

Vou fazer uma pergunta. Como você faz um combo na sua empresa?

Há…
A diferença entre este tópico e esse http://www.guj.com.br/posts/list/62121.java

É que aqui estamos falando sobre o NEO, no outro tópico estamos falando sobre seguros de automóvel… hehehheh

Esse negocio de “configuracao autoMAGICA”, hummmm… Algo aqui nao esta cheirando bem…

Alguém fez caquinha??? :stuck_out_tongue:

Brincadeirinhaaaaaa…
Obs.: Como esse povo eh desconfiado… Dê o benefício da duvida e experimente…

Não necessita XML?

Por curiosidade, como vcs declaram beans do spring sem XML?

Olhei o codigo um pouco, e vi que vcs usam uma annotation para declarar beans. Isso né?
Fizemos isso também num framework aqui da empresa, mas tivemos um problema.
Como declarar dois ou mais beans de uma mesma classe em annotations?
Por essa questão que ainda usamos um pouco o xml do spring.

chun, a figura ilustre do guj, será que é uma ?estrelinha?. Controverso eu?
O cara só sabe falar mal, já foi o maior noob do canal #java da brasnet e hoje fica
ai cantando de galo. Porque ao invez de criticar, você não faz algo melhor? FICAR CALADO! flw

Fábio, por favor, dê uma lida aqui:
http://www.neoframework.org/dist/documentacao/index.html

tem um link lá dentro de injeção de dependência.

Outra coisa, o NEO não elimita o XML do spring, se você quiser pode configurar tudo pelo xml, sem problemas, so que quando você usa as annotations do neo, ele pega o contexto e registra, inserindo as classes no contexto do spring.

teh!

Entendi. É bem parecido com o que fazemos aqui! :smiley:

Não conseguimos acabar com o xml do spring, mas diminuiu bastante.
Os casos onde precisamos colocar em xml é de dois ou mais beans da mesma classe.
E quando queremos declarar um bean de uma classe de uma lib de terceiros!